Quem se dedica a melhorar a si mesmo não tem tempo para criticar os demais

Quem se dedica a melhorar a si mesmo não tem tempo para criticar os demais

Compartilhe esse artigo

Não há nada mais esgotador do que escutar uma pessoa criticar e falar mal de tudo o que se move. Além disso, viver cercados deste negativismo acaba fazendo com que nos sintamos mal, pois as palavras e as atitudes de um “crítico” são como um vírus que entra em nossa mente e a devasta.


É melhor se afastar das pessoas que criticam, pois elas nos intoxicam e nos afogam de tal maneira que causam um desequilíbrio em nós. O preço de viver em tranquilidade é incalculável, por essa razão não devemos permitir que ninguém prejudique nosso espaço físico e psicológico.


Um dos melhores indícios da pobreza emocional e vital de uma pessoa é que dedique seu tempo e esforço criticando os demais.



As pessoas felizes não falam mal dos demais

Quanto tempo você investe por dia escutando críticas?  Muito?  Pouco? Então é hora de dar um passo para o lado e se afastar de certas situações ou pessoas. Estão colocando o seu bem-estar e seu equilíbrio emocional em perigo. 


Por isso, dedique seu tempo para melhorar a si e as pessoas ao seu redor… Isso servirá para duas coisas: manter uma atitude saudável diante da vida e dar o exemplo aos outros.

Ou seja, se em vez de criticar os demais nos preocupássemos em corrigir os erros que nos pertencem, alcançaríamos o maior nível de bem-estar emocional existente. Por isso, nós devemos superar a ordem pessoal, assim ganharemos em sinceridade, respeito, humildade, generosidade e honra.

Não somos perfeitos nem devemos tentar ser, mas é importante manter uma atitude de desenvolvimento constante que nos ofereça a possibilidade de viver nossa vida sem nos submetermos aos estados emocionais alheios.


Criticar e ser criticado



O que as outras pessoas pensam de você é a realidade delas, não a sua

Há pessoas que dão sua opinião sobre nós, sobre nossa vida, sobre nossas decisões ou sobre qualquer questão que aconteça ao seu redor. Fazem isso mesmo que ninguém tenha pedido. Costumam dar opiniões mal intencionadas ou carentes de todo critério, cujo único objetivo é ferir, menosprezar e desfrutar do problema alheio.


Geralmente, são pessoas com baixa autoestima que não aceitam a si mesmas, por isso dificilmente podem aceitar os demais. Essas pessoas usam etiquetas que refletem a realidade de como elas mesmas se sentem, projetando, assim, suas dificuldades emocionais.



As pessoas mais infelizes neste mundo são as pessoas que se preocupam muito com o que os demais pensam.

“Como lidar com as críticas alheias
Os danos emocionais das críticas
Não dê atenção às coisas que os demais fazem ou deixam de fazer, preste atenção no que você faz ou deixa de fazer.”

– Buda –



Comece a curar sua ferida emocional sabendo claramente que cada um de nós é único e excepcional. Você não precisa da opinião de ninguém para viver. De fato, você é uma pessoa adulta que, em suas plenas faculdades, pode tomar decisões por si mesma.


Faça com que sejam as suas emoções e os seus sentimentos que valham, perca o medo de sentir e pense por si mesmo. Escutar críticas e piadinhas de maneira constante satura qualquer um, mas não é você quem as está fazendo.


Não se esqueça de que as críticas sem fundamento levam consigo uma grande pobreza emocional no mundo interno de quem as faz. Se a pessoa não se deixa enriquecer, se vive isolada em seus ressentimentos e não permite nenhum tipo de ajuda, torna-se uma pessoa emocionalmente egoísta. Afaste-se, mantenha-se feliz e proteja sua vida interior.




Autor: Claudia Tremblay / http://claudiatremblay.blogspot.com.es/
Fonte: http://amenteemaravilhosa.com/

Veja mais Artigos Aqui
Compartilhe esse artigo

About Author