terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Paramahansa Yogananda - "9 dicas de meditação"



1) Meditar profundamente por um período curto…

… é melhor do que meditar por um longo período com a cabeça voando.

Por isso, no começo, não se force a sentar por longos períodos. Almeje meditações curtas e profundas. Gradualmente, você irá se acostumar com a profundidade e poderá aumentar o tempo da meditação.

2) Não se sinta mal se….

…você se pegar inquieto demais para meditar profundamente. A calma vem com o tempo, quando se pratica regularmente. Portanto, jamais se conforme com a ideia de que meditar não é para você. Lembre-se de que a calma é a sua eterna e verdadeira natureza.

3) Um discípulo estava tendo dificuldades…

… com a sua meditação. Ele perguntou a Sri Yogananda: “Será que não estou tentando com empenho?”.

O mestre respondeu: “Você está tentando demais. Você está usando muita força de vontade. Está ficando nervoso. Apenas relaxe e fique tranquilo. Enquanto tentar meditar, você não conseguirá, assim como não consegue dormir quando tenta se forçar a dormir. A força de vontade deve ser usada gradualmente, caso contrário pode ser prejudicial. Por isso é melhor que no começo se enfatize o relaxamento.”

Não fique nervoso ou impaciente em seus esforços de procura de Deus. Abra o coração sem ficar ansioso por resultados. Seja paciente. Vá com calma e tranquilidade rumo a seu objetivo divino.

4) Um devoto estava com dificuldades em ficar acordado…

… durante a meditação. Yogananda deu a seguinte sugestão: “Aperte bem seus olhos algumas vezes, depois abra-os bem e olhe a frente. Repita isso mais uma ou duas vezes. Se fizer isso, a sonolência irá embora.”

5) Tente ir além do pensamento…

… pois se os pensamentos entram na sua cabeça você está funcionando no nível da consciência.

Quando você sonha, você entra no subconsciente e está mais ciente no seu corpo astral.

Quando sua consciência se recolhe mais profundamente na super-consciência você está centrado na felicidade, na espinha. Nesse estado de felicidade você está ciente no seu corpo causal, a alma.

6) A alma ama meditar…

… pois em contato com o espírito é onde está a verdadeira alegria. Se você enfrentar resistência mental durante a meditação, lembre-se que a relutância em meditar vem do ego; não da alma.

7) Se alguém quer ser um grande pianista…

… irá praticar 12 horas por dia. Se, em vez disso, praticar displicentemente alguns minutos por dia, jamais se tornará um bom pianista.

É assim que deve ser na procura por Deus. Como você pode achar que sabe quem é ele se não está realmente tentando.

É muito difícil alcançar Deus. Se até mesmo um pianista precisa trabalhar duramente para atingir o sucesso, imagine o tamanho da dedicação de um devoto à meditação para compreender o Infinito!

Aqui, no entanto, está um pensamento encorajador: Qualquer um que se dedicar com sinceridade ao caminho da espiritualidade irá certamente atingir seu objetivo. Você não pode dizer o mesmo das ambições mais ordinárias. Nem todo mundo pode se tornar um grande pianista, não importa o quanto tente. Pois em cada campo existe pouco espaço no topo. Todo mundo, no entanto, pode clamar igualmente seu lugar como filho do Pai Celestial.

8) Quando sair, tente sentir…

… que tudo ao seu redor faz parte da sua consciência expandida.

Olhe para as folhas nas árvores e tente sentir seus movimentos. Imagine que Deus está expressando seus pensamentos e inspirações através daqueles movimentos.

Observe as folhagens balançarem com o vento. Imagine que a brisa é o sopro de Deus no mundo, inspirando todos os seres e lhes dando vida.

Ouça o canto dos pássaros. Sinta que Deus, através de sua música, está tentando te tocar com a sensação de contentamento divino.

Esteja atento para os raios de sol na sua pele. Pense que o calor que você sente vir do sol é a energia de Deus. Deixe que ele encha o seu corpo de força e vitalidade. Imagine que a energia divina, através dos raios de sol, fortalece as criaturas por toda a Terra.

9) Medite mais e mais profundamente, até que…

… calma e felicidade se tornem a sua natureza.

Ficar imóvel não é difícil. Pensar que é difícil é o que o separa disso. Nunca pense que a alegria divina está longe de você e ela estará sempre com você.


Por M. Manuela dos Santos Oliveira
As citações foram tiradas do livro The Essence of Self Realization.
Texto traduzido do The Daily Meditator. - http://www.nowmaste.com.br/
Veja mais Artigos Aqui 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...