Eckhart Tolle – “Transcender o pensamento”

Eckhart Tolle – “Transcender o pensamento”

Compartilhe esse artigo

“Criando uma nova Terra juntos”
O pensamento que não está enraizado na autoconsciência se serve a si mesmo e é disfuncional. Quando ingênuo e isento de sabedoria é extremamente perigoso e destrutivo. Constitui o estado habitual da maior parte da humanidade.


A expansão do pensamento por vias científicas e tecnológicas, ainda que não seja intrinsecamente nem bom nem mal, também tem se mostrado destrutivo, porque frequentemente o processo mental do que surge não funde suas raízes na consciência.


O passo seguinte na evolução humana é transcender o pensamento. Atualmente é nossa tarefa mais urgente. Isto não implica deixar de pensar, mas sim, deixar de identificar-se completamente com o pensamento, deixar de ser governado pelo pensamento.


Sinta a energia do interior de seu corpo. O ruído mental serena e cessa imediatamente. Sinta-a em suas mãos, em seus pés, em seu abdômen, em seu peito. Sinta a vida que você é, a vida que anima o corpo.


Então, o corpo se converte numa porta, por assim dizer, para uma sensação de vida mais profunda subjacente às flutuantes emoções e pensamentos.


Há uma riqueza de vida em você que pode ser sentida com todo o ser, não só com a cabeça. Nessa presença você não necessita pensar, cada célula está viva. Sem dúvida, nesse estado, o pensamento pode ser ativado se for necessário para alguma finalidade prática. A mente pode seguir operando, e opera perfeitamente quando a inteligência maior que você é a usa e se expressa através dela.


Quem sabe você já tenha passado inadvertidamente por breves períodos em que “você é consciente sem pensamento”, eles já ocorrem natural e espontaneamente em sua vida. Você pode estar realizando alguma atividade manual, ou caminhando pela casa, ou esperando pelo painel aeroviário, e estar tão completamente presente que o ruído mental de fundo se dissipa e é substituído pela presença consciente. Você também pode estar olhando o céu ou escutando alguém sem que surja nenhum comentário interno. Suas percepções se tornam claras como cristal, não estão nubladas pelo pensamento.


Para a mente tudo isto não tem significado porque tem coisas “mais importantes” no que pensar. Além do mais, não é memorável, e por isso lhe passa inadvertido. O certo é que é o mais significativo que pode lhe ocorrer. É o princípio de uma transformação a partir do pensamento para a presença consciente.


Sinta-se cômodo no estado de “não-saber”. Este estado levará você muito mais além da mente, porque a mente está sempre tentando concluir e interpretar. Tem medo de não saber. Por isso, quando você pode se sentir cômodo no “não-saber”, você já está indo muito mais além da mente. Desse estado surge um conhecimento mais profundo que é não-conceitual.


Criação artística, esporte, dança, ensinamento, terapia; a maestria em qualquer disciplina implica que a mente pensante já não participa ou se mantém quieta num discreto segundo plano. Um poder e uma inteligência maiores que você, ainda que em essência são um com você, assumem o comando. Já não há o processo de tomada de decisões; a ação correta surge espontaneamente e “você” não a está fazendo.


A maestria da vida é o contrário do controle. Alinhe-se com a consciência maior. Ela  atua, fala e faz os trabalhos.


Um momento de perigo pode produzir o cessar temporal da corrente de pensamentos, permitindo-lhe desfrutar o significado de estar presente, alerta, consciente.


A Verdade é muito mais abarcante do que a mente jamais poderá compreender, nenhum pensamento pode encerrar e conter a Verdade. No melhor dos casos, pode indicá-la. Por exemplo, pode dizer: “Todas as coisas são intrinsecamente uma”. Isso é uma indicação, não uma explicação. Compreender estas palavras significa sentir profundamente dentro de você a verdade para a qual elas apontam.


Eckhart Tolle


Autor: Eckhart Tolle / http://www.eckharttolle.com/
Veja mais Eckhart Tolle Aqui 


Compartilhe esse artigo

About Author