Sarah Varcas – “Como tirar melhor proveito de uma Lua Azul” – Junho / 2016

Sarah Varcas – “Como tirar melhor proveito de uma Lua Azul” – Junho / 2016

Compartilhe esse artigo




De vez em quando, você ouvirá falar que determinada lua cheia é chamada de lua azul e que, portanto, tem uma importância astrológica especial. Mas, também poderá notar que pessoas diferentes dão o nome de azul a luas cheias diferentes, o que pode se tornar um tanto confuso! Na verdade, existem três tipos diferentes de lua azul: a do calendário, a sazonal e a astrológica. Embora muitas pessoas considerem importantes as luas cheias do calendário e as sazonais, explicarei abaixo por que acredito que as luas azuis astrológicas são mais dignas de nota.


Em primeiro lugar, identifiquemos as características dos três tipos diferentes de lua azul:



LUA AZUL DO CALENDÁRIO

Lua Azul do Calendário é a segunda lua cheia de um mês do calendário. Normalmente temos apenas uma lua cheia por mês, mas quando ela ocorre nos primeiros dias do mês, é possível que a próxima lua cheia ocorra nesse mesmo mês. Por esta razão, é mais provável que uma lua azul do calendário ocorra em meses de trinta e um dias, do que nos de trinta. Inclusive, esta lua nunca ocorre em fevereiro, pois este tem no máximo vinte e nove dias, o que não é suficiente para um ciclo lunar completo.


Este tipo de lua azul não tem uma importância astrológica especial, já que os meses do calendário são um conceito criado pelo ser humano, e para que algo tenha significância astrológica é preciso que seja astrologicamente autorreferencial. Os meses de julho e agosto, por exemplo, têm trinta e um dias em homenagem aos imperadores dos quais herdaram seus nomes, os quais queriam ter mais dias em seus meses para refletir sua própria importância. Até agora nada me convenceu de que uma segunda lua cheia em um mês formatado por um ego inflado seja astrologicamente mais significativa! Além disto, nem todas as regiões do mundo usam o Calendário Gregoriano, e mesmo naquelas que o utilizam, devido aos diferentes fusos horários, uma lua azul do calendário pode cair no último dia de um mês numa determinada zona e no primeiro dia do mês seguinte em outra e, neste caso, não ser uma lua azul. Para que alguma coisa tenha um impacto astrológico, é precisa que seja astrologicamente consistente em todos os sentidos (ou seja, astrologicamente autorreferencial).



LUA AZUL SAZONAL

Uma Lua Azul Sazonal ocorre quando há quatro luas cheias, em vez de três, em uma das Estações de um “ano tropical” (o tempo que o Sol, em seu movimento aparente pelo céu, leva para sair do ponto do Equinócio Vernal, percorrer o Zodíaco e voltar a esse mesmo ponto.) A terceira dessas quatro luas é chamada de lua azul. As luas azuis sazonais são tradicionalmente registradas nos almanaques dos agricultores, que dão um nome a cada lua cheia, ou seja, lua da semeadura em abril, lua da colheita em setembro (designações específicas a cada hemisfério), sendo a terceira das quatro chamada de lua azul para preservar o nome “lua cheia final” como marco do fim da Estação.


Um argumento a favor da importância astrológica da lua azul sazonal certamente tem mais validade do que a do calendário, dada a sua relação com o ano tropical. Entretanto, toda lua azul sazonal ocorre na época da uma lua azul astrológica que, na minha experiência, tem um efeito mais forte e significativo. Às vezes uma lua azul sazonal e a astrológica ocorrem simultaneamente, isto é, a lua cheia está no mesmo signo que a anterior e, ao mesmo tempo, é a terceira de quatro luas cheias de uma Estação.



LUA AZUL ASTROLÓGICA

Como mencionei anteriormente, a lua azul astrológica é a mais importante. Ela ocorre quando temos duas luas cheias em um mesmo mês solar, o que quer dizer que durante a passagem do sol por um dos signos do Zodíaco, a lua é cheia duas vezes em vez de uma. A segunda dessas luas cheias é uma lua azul. Como a lua cheia ocorre quando a lua está oposição ao sol, as duas luas cheias também ocorrem no mesmo signo uma da outra. Luas azuis astrológicas acontecem aproximadamente a cada três anos e são sempre precedidas, um mês antes, por uma lua cheia no primeiro ou segundo grau do mesmo signo do Zodíaco.



SÓ PARA DEIXAR CLARO… UMA LUA AZUL É REALMENTE AZUL?

Não, uma “lua azul” não é azul; este é apenas o nome que lhe deram!



ENTÃO, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UMA LUA AZUL ASTROLÓGICA?

Normalmente, e em termos (muito) gerais, uma lua cheia é um momento de realização, concretização e satisfação, quando os compromissos, as ações e decisões tomadas dão frutos. A natureza desses frutos reflete o grau de eficácia dos nossos esforços e de clareza das nossas intenções. À luz de uma lua cheia, podemos enxergar com grande clareza como as ações passadas moldaram nosso presente, fazendo conexões e colhendo resultados antecipados ou não. Os ciclos que culminam com uma lua cheia não estão necessariamente ligados apenas ao ciclo lunar, mas podem ter se desenvolvido ao longo de muitas semanas, meses e anos. Além do seu significado geral, coletivo, cada lua cheia tem uma importância profundamente pessoal, diferente para cada indivíduo. Na lua cheia, a energia se eleva, favorecendo atividade e esforço, em contraste com a escuridão de uma lua nova, quando os níveis de energia são baixos e a tendência natural é a de se recolher ao silêncio e quietude, enquanto um novo ciclo nasce.


Uma LUA AZUL ASTROLÓGICA é uma lua cheia amplificada. Sua energia é expressiva e ativa, fazendo com que seja um bom momento para fazermos o que for necessário para levar as coisas a se concretizarem. Pense nisto como a pincelada criativa final que completa uma obra-prima; o final de uma ópera que deixa a audiência sem fôlego de tanto entusiasmo e emoção; a corrida de última hora para cumprir um prazo que muda a sua vida.


Se decidirmos usar a energia de uma lua azul para nosso benefício, podemos conseguir grandes coisas com ela. Sendo uma lua cheia extremamente poderosa, ela vai oferecer resultados poderosos, portanto precisamos nos assegurar de que os esforços que fizermos trarão os resultados que realmente queremos! As luas azuis não escolhem os frutos que elas irão amadurecer, então se investirmos nossa energia em ações ou estados de espírito inúteis, ou focados em autossabotagem e/ou impedimentos, a colheita da nossa lua azul poderá não ser do nosso agrado!


Assim como acontece com uma lua cheia, as luas azuis não nos entregam apenas os resultados do ciclo lunar atual, mas também podem se conectar com esforços feitos há semanas, meses ou anos atrás. Os ciclos lunares são tecidos através de nossa vida de uma forma complexa, que pode ser revelada e compreendida por intermédio da análise do nosso mapa natal. Entretanto, não é preciso ser um astrólogo experiente para entender um pouco do que uma lua azul em particular significa para a sua personalidade. Você tem simplesmente que parar e dar uma olhada boa e honesta na sua vida no momento da lua cheia anterior à azul. Lembre-se que esta primeira lua cheia estava no mesmo signo da lua azul, portanto elas estão ligadas energeticamente. A primeira lua cheia age como uma fase inicial de conclusão que se concretizará mais profundamente quando chegar a lua azul, um mês depois.


Por exemplo, se no momento da primeira lua cheia, você estava voltado para questões envolvendo trabalho, o mês entre as duas luas favorecerá a tomada de mais medidas relacionadas a essas questões levantadas, preparando um resultado substancial na lua azul. Na verdade, a lua azul é a segunda parte da oportunidade oferecida na primeira lua cheia, possibilitando a garantia de resultados melhores e mais significativos. Nossa forma de utilizar esse período intermediário pode ser fundamental para o tipo de influência que uma lua azul terá em nossa vida. Se evitarmos fazer o que sabemos que deve ser feito, a lua azul nos trará os resultados da nossa negligência (resultados que também preferiríamos evitar!). Se abordarmos as questões relevantes, agindo com integridade e nos comprometendo com uma linha de ação que sabemos ser necessária, mesmo que não seja a que escolheríamos num mundo ideal, a lua azul nos trará resultados que refletirão não apenas os esforços que fizemos, mas também o nível de integridade que neles investimos. E lembre-se que esforço não tem a ver só com fazer. Pode ser também o esforço de não fazer nada em vez de reagir prematuramente às circunstâncias. Pode ser um esforço em relação à nossa vida emocional ou espiritual. Talvez precisemos nos comprometer com uma autenticidade maior e nos abstermos de certos comportamentos que se tornaram fontes habituais de mal-estar e de afastamento da nossa própria essência… Uma reflexão cuidadosa sobre a forma e o tom da nossa vida na primeira lua cheia nos permitirá colher os frutos e recompensas da lua azul que a segue.  



SÓ DESCOBRI QUE UMA LUA AZUL ESTAVA SE APROXIMANDO, 


DEPOIS DA LUA CHEIA INICIAL DO MÊS SOLAR!


ISTO SIGNIFICA QUE PERDI A OPORTUNIDADE?!



Não! De jeito nenhum! Não entre em pânico, pois nem tudo está perdido! O importante a se lembrar a respeito de uma lua azul é o seu poder, portanto resolva usá-lo bem, seja qual for a preparação que você conseguiu ou não realizar. Tudo que tenha sido alvo dos seus esforços e atenção nos últimos tempos pode se beneficiar do poder da lua azul, portanto utilize-o para abençoar os esforços que foram além do chamado do dever, e os investimentos de energia que o tiraram da sua zona de conforto, levando-o para um território novo e incerto, mas rico em potencial.


Embora uma lua azul nos traga resultados significativos, poucas colheitas são a palavra final sobre uma questão! Uma vez que tenhamos colhido o que plantamos, nós preparamos o solo para semear outra vez. Uma lua azul não só oferece as recompensas pelos esforços realizados, mas também fertiliza o solo da nossa vida para a próxima fase, fazendo-nos ver como levar adiante os resultados do nosso passado até a presente data.



COMO UMA LUA AZUL INFLUENCIA NOSSO MAPA NATAL?

Se você estiver familiarizado com seu mapa natal, poderá trabalhar com uma lua azul mais especificamente, observando onde o signo das duas luas cheias se encontra no seu mapa. Os assuntos relacionados com a Casa ou Casas em questão serão de grande importância durante o mês entre as duas luas cheias. A expressão de qualquer planeta nesse signo será testada e amplificada durante esse período, revelando algumas das questões mais poderosas de tal planeta na sua vida. Isto certamente poderá provocar alguns momentos desafiadores, mas dentro desses desafios, conhecimentos profundos aguardam revelação.


Um mês de lua azul remove os véus da ignorância e nos permite enxergar a nós mesmos como realmente somos, se estivermos preparados para olhar clara e honestamente para tudo o que nos for revelado, abandonando, tanto quanto possível, os nossos mecanismos habituais de negação. Assim, de um modo geral, seus frutos são o resultado e, mais especificamente, o reflexo de como vivemos até a presente data.


O segredo de uma experiência positiva com a lua azul é decidir viver tão autenticamente e honestamente quanto possível nessas áreas realçadas em nosso mapa natal, empenhando-nos para desconstruir um eu falso de postura defensiva, acusador e autocrítico, em favor de um relacionamento mais sincero conosco mesmo, com os outros e com a própria vida. Quando acolhemos sua sabedoria deste modo, adquirimos mais conhecimento íntimo da nossa vida, o que nos permite vivê-la com maior consciência e conexão nos meses e anos que virão.



RESUMINDO…

Luas azuis astrológicas são eventos raros, portanto é melhor usá-las com sabedoria! Elas potencializam nossos compromissos e nossos esforços e impulsionam nossa colheita. Elas podem, inclusive, mudar o curso de nossa vida às vezes, colocando-nos em um caminho diferente ou levando a termo questões que vinham se arrastando há meses ou até anos, limpando o ar para um novo começo nas semanas e meses vindouros.


Independentemente de quem formos, das circunstâncias de nossa vida e do nosso conhecimento astrológico, todos nós podemos usar a energia da lua azul para focalizar nossa intenção e adquirir uma percepção mais profunda de quem nós somos, o que nos motiva, e como reinvestir os atuais resultados na criação de um futuro positivo, produtivo e – talvez o mais importante de tudo – autêntico!


As próximas luas azuis astrológicas serão em:


20 DE JUNHO DE 2016 (30 graus de Sagitário) e


19 DE ABRIL DE 2019 (30 graus de Libra)




OBS: HOJE TEMOS UMA LUA AZUL ASTROLÓGICA!


Autor: Sarah Varcas 
Tradução: Vera Corrêa – veracorrea46@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/AstroAwakenings
Veja mais Artigos Aqui

Compartilhe esse artigo

About Author