Mestre Lanto – “A Produtividade do Ócio” – 20.12.2016

Mestre Lanto – “A Produtividade do Ócio” – 20.12.2016

Compartilhe esse artigo



Amados Filhos,


Nesses tempos, vocês querem abraçar o mundo, acumulando atividades e mais atividades. Mas tudo precisa ser feito com equilíbrio, com serenidade, sem atropelos e dentro das possibilidades.


A vida nos impõe um ritmo, ainda mais a vida moderna, onde se exige muito de todos. Mas é necessário que façamos tudo ao seu tempo, focados, sem um compromisso interminável de deveres e obrigações.


E dentro desse tema, gostaria de trazer uma lição que aprendi em uma de minhas vidas: a produtividade do tempo ocioso.


Em uma de minhas vidas, nesse planeta, fui responsável pela administração de um mosteiro, onde me encarregava de cuidar de todas as obrigações do local. Eram inúmeras as demandas que me eram apresentadas em meu dia.


No início, fazia o possível para deixar tudo em dia, cuidando de tudo, até que descobri a função do ócio: de me permitir não fazer nada em alguns momentos do dia. Esses eram os meus momentos, onde eu respirava, me centrava e, nesses momentos, não permitia qualquer incômodo externo. Descobri a função do “ócio produtivo”.


O ócio, talvez, seja um dos momentos mais produtivos do dia, onde você, simplesmente, se esquece dos afazeres, renova as energias, organiza seus corpos, centra-se para, depois, retornar a seus afazeres.


Esse é o “ócio produtivo”, no qual nos lembramos de nós, aprendemos a respirar para retornarmos a nossas atividades.


Mas, talvez, alguns dirão: “eu não tenho tempo de fazer tudo, imagina para ficar ocioso!” (risos).


Então, eu os desafios para que tentem estar nesse momento de ócio, e percebam o quão produtivo se tornarão, pois, nesses momentos, vocês purificam seus corpos mentais, a criatividade aflora e tudo se torna mais simples.


Mas, por outro lado, se mantemos nosso campo mental sobrecarregado, entramos na força da mente e não liberamos, para que a criatividade aflore em nossa vida para nos auxiliar. Deixamo-nos entrar na onda mental da vida sem termos esse tempo, que chamo de “ócio produtivo”.


Tenham a confiança que o tempo será suficiente. Permitam a ociosidade de sua mente pelo tempo que for necessário, e verão sua produtividade aflorar de formas inimagináveis.


Estejam na paz desse “ócio produtivo”, focados no Agora, que tudo está na mais perfeita ordem.


Mestre Lanto⁠⁠⁠⁠



Canal: Thiago Strapasson
Fonte: http://coracaoavatar.blog.br/ 
Revisão de texto: Angelica T. Tosta e Solange Yabushita
Veja mais Mestre Lanto Aqui


Compartilhe esse artigo

About Author