A prática gentil de revisar seu ano

A prática gentil de revisar seu ano (e definir novas intenções)

Compartilhe esse artigo

A prática gentil de revisar seu ano

A prática gentil de revisar seu ano

A PRÁTICA GENTIL DE REVISAR SEU ANO (E DEFINIR NOVAS INTENÇÕES)

Hoje em dia, os anos passam voando como um trem-bala. Ufa! Para onde foi o ano??

Todo mês de dezembro, eu me desafio (e a todos vocês) a um processo que chamo de “Arco Sagrado” (que rima em inglês com “uau”). Ele tem como objetivo combater a passagem fugaz do tempo e aprofundar nosso aprendizado ao longo do ano.

Considero isso uma prática suave — reservar um tempinho no final do ano para refletir, rever, aprender e sentir-se completo sobre como tudo aconteceu.

É também uma prática de definir intenções para o ano que se inicia, e a estrutura necessária para nos mantermos fiéis a essas intenções.

É uma das coisas mais impactantes que faço todos os anos.

Permita-me compartilhar um pouco sobre essa prática suave.

A prática gentil de refletir sobre o seu ano.

A PRÁTICA GENTIL DE REFLETIR SOBRE O SEU ANO

A maioria das pessoas não gosta de olhar para trás (um projeto fracassado, o fim de um relacionamento, o fim de um emprego) porque pensar em algo assim traz consigo emoções difíceis.

Podemos ter velhos hábitos de sermos duros conosco mesmos, de nos envergonharmos. Isso não é nada divertido!

E se olhar para trás e relembrar algo importante pudesse ser um momento de reflexão gentil e autocompaixão, em vez de julgamento severo e vergonha?

Não precisa ser sobre o que você “deveria ter” realizado, mas sim sobre fazer uma análise gentil e honesta da sua trajetória ao longo do último ano.

Recomendo reservar um tempinho de tranquilidade para reflexão — dezembro é o mês perfeito para isso, pois é mais escuro que a maioria dos meses e favorece a desaceleração.

Desligue os aparelhos eletrônicos, prepare um chá, acenda algumas velas e simplesmente sente-se e aprecie o ano que está chegando ao fim.

Observe o que lhe trouxe alegria e vida, o que iluminou seu coração, o que você aprendeu e amou. Observe com o que você lutou, onde você se fechou, onde teve dificuldade em se comprometer ou amar.

Reconheça tudo isso sem aspereza, permitindo-se sentir quaisquer emoções por alguns instantes antes de deixar ir o que precisa ser deixado ir.

Celebre cada vitória, por menor que seja, e reconheça todo o esforço que você conseguiu fazer.

Definindo intenções e estrutura para o próximo ano

DEFININDO INTENÇÕES E ESTRUTURA PARA O PRÓXIMO ANO

Depois de refletir sobre o ano que passou, celebrar as vitórias e esclarecer antigas emoções… então é hora de definir claramente suas intenções para o ano que vem.

Considero esta uma prática poderosa de imaginar o que poderia ser. De refletir sobre meus valores mais profundos e o que me inspira. De definir uma direção e me comprometer profundamente com ela.

O que seria incrível para o próximo ano? Faça uma lista e deixe seu coração falar. Não deixe que seus medos digam que isso não é possível.

Em seguida, crie uma estrutura — que compromissos, blocos de tempo na agenda, prestação de contas ou outras estruturas o ajudarão a manter-se firme nessas intenções?

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Isadora Delya Damasceno Branco

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário