
ASTROLOGIA DE JANEIRO DE 2026: RETOMANDO O RUMO E AGINDO
Este é o mês em que alguns de nós poderão começar a se perguntar: “Será que fui hipnotizado, fascinado pelo que meus olhos viram?”, como diz a música Carnival, da cantora Natalie Merchant. Estamos começando a despertar lentamente, após um longo período sentindo como se estivéssemos afundando ou atolados na lama, com Saturno e Netuno em Peixes e Urano em Touro.
No verão passado (inverno no hemisfério sul), tivemos um breve vislumbre da energia que chegará em 2026 e nos anos seguintes, quando Saturno ingressou em Áries junto com Netuno e Urano ingressou em Gêmeos. Mas os três planetas retrogradaram para seus signos anteriores e, coletivamente, a sensação era de estar afundando cada vez mais, com pouca visibilidade e noção do que estava por vir.
Isso começa a mudar em janeiro, quando Netuno ingressa em Áries. Será que isso vai causar uma mudança repentina na percepção? Para alguns, sim, dependendo do mapa astral. Para a maioria, será um processo gradual, já que esses planetas exteriores não mudam de signo todos de uma vez. Saturno ingressa em Áries no dia 14 de fevereiro, seguido por Urano, que ingressa em Gêmeos no dia 25 de abril. Estamos entrando lentamente em um ciclo dominado pelos elementos fogo e ar, que será totalmente ativado quando Júpiter, exaltado em Câncer, ingressar no ousado e expressivo signo de Leão no dia 30 de junho. Será um ano de grandes mudanças, recalibração social e foco renovado na autenticidade.
Estamos nos afastando de uma mentalidade coletiva de vítima, reivindicando nossa autonomia individual. Recentemente, em uma discussão no Reddit sobre tendências sociais relacionadas a Netuno, escrevi:
“Veremos mudanças na forma como as pessoas se identificam e teremos muito menos pensamentos de grupo quando Netuno ingressar em Áries. O movimento ‘Me Too’ nos deu uma prévia parcial, explodindo em outubro de 2017 quando Netuno estava em Peixes e Urano estava retrógrado em Áries. Mulheres compartilharam suas histórias, algumas chocantes, mas todas entrelaçadas, tornando difícil definir limites ou saber onde focar. Com Netuno em Áries e Urano em Peixes, um movimento semelhante pode ter um aspecto muito diferente. Trata-se menos de se integrar a uma identidade coletiva e mais de definir limites pessoais claros”.
Resumindo, todos nós vamos criar coragem. Isso não significa que todo mundo vai se sentir empoderado o tempo todo, ou que as dificuldades magicamente deixarão de acontecer. Significa que teremos mais responsabilidade pela maneira como reagimos aos desafios que a vida apresenta. Também não significa que as pessoas vão deixar de se ajudar. Muito pelo contrário. Em vez do sofrimento compartilhado se tornar o objetivo final, o foco muda para a ação. “Você precisa de ajuda, vou te dar isso”, em vez de “Estou passando exatamente pela mesma coisa”. Agir passa a importar mais do que reagir.
Um exemplo claro dessa energia é a organização MADD, Mães Contra Motoristas Embriagados (Mothers Against Drunk Driving, em inglês). No dia 5 de setembro de 1980, Candace Lightner fundou a MADD depois que a filha de 13 anos foi morta por um motorista embriagado reincidente. Naquela época, Netuno estava em Sagitário, signo do elemento fogo associado à verdade, sistemas de crenças e julgamento moral. Em vez de se afogar na tristeza, houve a decisão acertada de agir.
A atuação de Lightner levou a grandes mudanças legais e culturais, incluindo leis padronizadas para a idade mínima de consumo de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, a redução do limite legal de álcool no sangue de 0,15% para 0,08% e a inclusão do tratamento para alcoolismo nas sentenças. Mas Netuno não agiu sozinho. Plutão estava em Libra, dando apoio às reformas por meio da justiça e da lei, enquanto Urano em Escorpião ajudou a expor as causas mais profundas e exigir transformação.
Sei que muitas pessoas se sentem inseguras com relação às mudanças que virão em 2026. Quis oferecer este exemplo para ilustrar como Netuno em Áries enfatiza o individual sem cair no egoísmo. O individualismo aqui se baseia em autenticidade e iniciativa. Se você identifica um problema, trabalhe para encontrar uma solução. Comece por algum lugar. Não espere por consenso antes de assumir a responsabilidade.
Essa é a minha visão geral sobre Netuno em Áries. Acho que será melhor do que Netuno em Peixes? Não. Mas acredito que será diferente e terá consequências profundas pelos próximos 13 anos. Entretanto, este artigo é sobre de janeiro de 2026. A entrada de Netuno define o tom, mas não é a única história que se desenrola neste mês.

A energia de janeiro favorece o pensamento claro, planejamento e a tomada de medidas práticas na direção do que você deseja construir.
Ingressos e Luas Cheia e Nova em janeiro
• Mercúrio ingressa em Capricórnio no dia 1º de janeiro de 2026, às 15h11 CST aproximadamente (18h11 no horário de Brasília)
• Lua Cheia em Câncer no dia 3 de janeiro de 2026, às 4h03 CST aproximadamente (7h03 no horário de Brasília)
• Vênus ingressa em Aquário no dia 17 de janeiro de 2026, às 6h44 CST aproximadamente (9h44 no horário de Brasília)
• Lua Nova em Capricórnio no dia 18 de janeiro de 2026, às 13h52 CST aproximadamente (16h52 no horário de Brasília)
• O Sol ingressa em Aquário no dia 19 de janeiro de 2026, às 19h46 CST aproximadamente (22h45 no horário de Brasília)
• Mercúrio ingressa em Aquário no dia 20 de janeiro de 2026, às 10h42 CST aproximadamente (13h42 no horário de Brasília)
• Marte ingressa em Aquário no dia 23 de janeiro de 2026, às 3h17 CST aproximadamente (6h17 no horário de Brasília)
• Netuno ingressa em Áries no dia 26 de janeiro de 2026, às 11h35 CST aproximadamente (14h35 no horário de Brasília)
Como o mês começa numa quinta-feira, estou agrupando os primeiros dias com a semana seguinte. Isso divide janeiro em quatro partes, cada uma indo de domingo a sábado.
De 1 a 10 de janeiro – Dois de quatro cazimis
Começamos o mês com Mercúrio ingressando em Capricórnio, deixando sua condição de debilidade em Sagitário. Mercúrio em Capricórnio é excelente para planejar, organizar e pensar a longo prazo. A energia capricorniana é ambiciosa e estruturada, por isso não é surpresa que as resoluções de Ano Novo tenham se associado com esta época do ano.
Com Mercúrio, Vênus, Sol e Marte em Capricórnio, teremos um forte impulso para seguir em frente, desde que assumamos a responsabilidade por nossos atos. O principal desafio é uma tendência a ser excessivamente cauteloso ou conservador em nossas projeções. Capricórnio valoriza a praticidade, mas isso não significa evitar todos os riscos. Riscos calculados fazem parte da equação.
Mercúrio inicia o mês em quadratura com Saturno, o que pode gerar uma sensação de peso mental ou pessimismo em alguns momentos. Por isso, pode ser útil definir intenções com um pouco de antecedência em relação ao ano civil, dando tempo para as ideias amadurecerem e nosso ponto de vista se equilibrar. Saturno oferece disciplina e padrões elevados, portanto, a chave não é diminuir as expectativas, e sim manter-nos comprometidos com o que realmente importa para nós.
Mercúrio também estará em quadratura com Netuno, podendo aguçar a imaginação e a visão. Isso pode ser inspirador, mas requer cautela. Evite idealizar metas, situações ou pessoas sem reconhecer plenamente os sacrifícios necessários para concretizá-las. Sonhar precisa de estrutura neste mês.
No dia 2, Mercúrio se separa da quadratura com Saturno e inicia uma conjunção aplicável com Vênus. Isso marca o início de um novo ciclo, em torno de valores compartilhados e planejamento prático. Será um momento excelente para ter conversas significativas com entes queridos sobre finanças, compromissos e objetivos a longo prazo.
A Lua Cheia em Câncer ocorre no dia 3. Mesmo que suas resoluções ainda estejam frescas na memória, esta Lua convida à reflexão. Luas Cheias representam culminações e consciência, portanto, fazer um balanço das conquistas do passado pode ser tão valioso quanto focar no que está por vir. Compreender o que você já construiu dará segurança emocional para seguir em frente.
Esta Lua Cheia em Câncer destaca temas como lar, família e segurança emocional, em equilíbrio com responsabilidade, ambição e papeis públicos. Essa polaridade também será influenciada pelo cazimi de Vênus que ocorre no dia 6, trazendo valores, relacionamentos, dinheiro e compromissos para o foco principal.
A energia que envolve esta Lua Cheia, no geral, é otimista. Porém, com Júpiter em Câncer influenciando essa lunação, pode haver uma tendência ao excesso. É possível que você exagere nos prazeres e nos gastos, embora o movimento retrógrado de Júpiter possa te ajudar a pensar duas vezes antes de comer outro biscoito de chocolate.
Embora a Lua Cheia estabeleça um tom emocional, são as conjunções astrológicas que realmente definem esta semana. Elas sinalizam o encerramento de um capítulo e o início de outro. Cazimis ocorrem quando um planeta está a 17 minutos de arco do centro exato do Sol, posicionando-o no coração do Sol e amplificando a vitalidade dele.
O cazimi de Vênus ocorre no dia 6 às 10h36 CST (13h36 no horário de Brasília). Vênus rege as atrações, relacionamentos, valores e harmonia, mas aqui estará operando através da lente pragmática de Capricórnio. Nos relacionamentos, isso pode se manifestar como uma abordagem mais pragmática às parcerias. Será o momento ideal para definir papeis, responsabilidades e as expectativas que são compartilhadas.
Embora, à primeira vista, possa parecer uma questão de gestão, a intenção subjacente é harmonia através da estrutura. Criar sistemas que apoiem ambas as pessoas pode fortalecer os laços. Até algo tão simples quanto manter os espaços compartilhados organizados e esteticamente agradáveis pode se tornar um compromisso conjunto.
O próximo cazimi ocorre no dia 9, às 5h41 CST (8h41 no horário de Brasília), envolvendo Marte. Ação e motivação assumem o protagonismo. Mesmo caindo em uma sexta-feira, você poderá estar se sentindo excepcionalmente motivado, em especial se seus esforços estiverem alinhados com seus objetivos.
Com Júpiter em Câncer fazendo oposição a esses cazimis capricornianos, existe o risco de assumirmos muitas responsabilidades ou nos deixar levar pela nostalgia ao organizar pertences antigos. Ao mesmo tempo, Marte estará em conjunção exata com Vênus, aumentando nossa energia criativa e física. Isso pode se manifestar como um projeto criativo, uma chama renovada na intimidade ou até uma gravidez.
Se você estiver em idade fértil e não está tentando engravidar, talvez seja melhor evitar um clima romântico ao som de “Let´s Get It On”, do Marvin Gaye, esta semana.

Lua Cheia em Câncer no dia 3 de janeiro de 2026, às 4h03 (7h03 no horário de Brasília), em Dallas, Texas, nos EUA.
De 11 a 17 de janeiro – Discutindo as relações
Grande parte da energia anterior continua nesta semana, com Mercúrio em conjunção com Marte, Sol e Vênus. A concentração de planetas pessoais em Capricórnio pode motivar muitos a assumir maior responsabilidade por seus relacionamentos e trajetórias profissionais. Você não estará apenas pensando no futuro, com quem quer estar e para onde quer ir, estará conversando ativamente com as pessoas mais próximas a você.
A chave para usar bem essa energia é não entrar em discussões apenas para vencer. Em vez disso, ouça, pense e reflita. Essa é uma energia que ajuda a construir pontes e ver os diversos lados de uma situação. Trata-se de reconhecer padrões e chegar ao xis da questão.
Por exemplo, talvez você gostasse do apelido carinhoso que seu parceiro usava no início do relacionamento, mas agora lhe parece irritante. Será que é apenas um apelido, ou será que ele indica algo mais profundo? Você se sente invisível ou como se seu parceiro não estivesse levando o relacionamento tão a sério quanto você? Se conseguir identificar por que ser chamado de “querido(a)” de repente passou a te incomodar, a conversa pode se voltar para o que precisa ser reajustado. Às vezes, o problema reside na divisão desigual das responsabilidades, nas interrupções durante as conversas ou na sensação de não ser ouvido plenamente.
São discussões importantes, mas que devem ser abordadas com cautela. Comece com curiosidade, não com acusações. Você poderá progredir de verdade em seus relacionamentos esta semana por meio de conversas honestas e sinceras. Evite termos absolutos como “sempre” e “nunca” e resista à tentação de apontar o dedo.
Na noite do dia 12 ou na manhã do dia 13, pode haver uma revelação emocional, seja com um parceiro ou dentro do seu próprio mundo interior. Com a Lua em Escorpião em oposição a Urano em Touro, juntamente com o alinhamento dos planetas pessoais em Capricórnio, insights podem surgir repentinamente. Isso pode trazer um novo entusiasmo aos relacionamentos se você finalmente entender o que estava gerando tensão. Em alguns casos, a constatação pode ser sobre algo que você vinha evitando dentro de si, uma barreira protetora que limitava sua vulnerabilidade. Talvez você perceba que vem carregando uma mágoa antiga que já não tem mais utilidade.
Para aqueles com inclinação criativa, essa energia também pode ser canalizada para projetos artísticos ou que exijam demais. A inspiração pode surgir em ondas, por isso é aconselhável anotar as ideias e retomá-las mais tarde, caso o momento não seja o ideal para a execução completa dela.
No dia 17, Vênus ingressa em Aquário, enquanto a Lua continua seu percurso por Capricórnio.
Na semana seguinte, essa conjunção multiplanetária transita para Aquário, abrindo caminho para inovações e novas perspectivas. Se você tem se sentido estagnado, inseguro ou excessivamente cauteloso no que diz respeito a correr riscos, será um ponto de virada. A energia começa a mudar da terra para o ar, incentivando experimentações, novas abordagens e soluções inovadoras.
DE 18 A 24 DE JANEIRO – MAIS DOIS CAZIMIS
Essa semana será bastante ativa, com a Lua Nova em Capricórnio, além do ingresso do Sol, Mercúrio e Marte em Aquário, juntando-se a Vênus.
E algo já está em Aquário: Plutão. Ele é parte integrante desta conjunção.
A energia da Lua em Capricórnio costuma expressar cuidado por meio de esforços discretos, atenção aos detalhes e ao lidar com as responsabilidades sem buscar reconhecimento. A intensa energia sexual e criativa das semanas anteriores pode estar mais contida agora, mas isso não significa que a paixão vai desaparecer. Após as conversas e constatações que ocorreram, o momento será excelente para abordar problemas antigos de maneiras novas e mudar estruturas que começaram a parecer estagnadas ou restritivas.
É aqui que Plutão se torna especialmente importante. Com esta Lua Nova sendo influenciada por Plutão, questões relacionadas a direção, circunstâncias e desejo de mudança ganham destaque. A influência de Saturno facilita um certo distanciamento emocional, possibilitando uma abordagem de questões mais profundas que seja prática e construtiva. Se você tem pensado em fazer terapia, agora é o momento propício para começar. Existe um senso de persistência e comprometimento ligado a esta Lua, o que significa que esforços contínuos podem levar a resultados reais.
Use esta Lua Nova para revisar planos de longo prazo, fazer os ajustes necessários e responsabilizar-se por aquilo que você já iniciou. Mesmo com o distanciamento emocional que Capricórnio e Aquário podem trazer, é importante ficar atento ao ciúme, possessividade ou dinâmicas de poder mais sutis. Estes sentimentos podem vir à tona através de outras pessoas, ou podem apontar para bloqueios internos que te impediram de fazer mudanças significativas. O trabalho aqui é transformar essas emoções em algo produtivo.
Por exemplo, se você se pegar sentindo inveja de colegas de trabalho que progrediram na carreira ou de amigos que abriram seus próprios negócios, pergunte-se por quê. Em vez de focar nas comparações, redirecione esta energia para esclarecer o que você deseja criar na sua própria carreira. Talvez você perceba que está em uma área de atuação que já não lhe traz satisfação. Trata-se de assumir o controle do seu caminho, em vez de se comparar com a linha de tempo de outra pessoa.
A energia aquariana pode ser difícil de compreender. É desapegada, mas humanitária; independente, mas profundamente preocupada com o coletivo. O que ela oferece é a compreensão de que, embora todos façamos parte de algo maior, cada um tem seu papel e talentos únicos. Tentar se encaixar ou se comparar constantemente com os outros não te torna mais conectado. Muitas vezes, isso te afasta ainda mais da sua verdadeira vocação.
Sol e Lua ingressam em Aquário no dia 19, seguidos por Mercúrio, no dia 20, e Marte, no dia 23. Estes planetas recebem apoio de Saturno e Netuno, tornando este período do mês particularmente importante para se reconectar com suas esperanças e sonhos.
Sua imaginação pode te levar longe este ano, desde que você a estruture e se comprometa em agir. Você poderá se beneficiar do uso de um calendário físico, que provavelmente está em promoção agora, para planejar seus projetos. Ou talvez você prefira uma planilha ou documento que possibilite acompanhar seu progresso. O importante é não deixar essa energia se dissipar.
Aquário também incentiva maneiras de inovar a forma como você se mantém motivado. Talvez você precise de um sistema de recompensas, reuniões de acompanhamento agendadas ou lembretes digitais para manter o ritmo. Explorar ferramentas de gerenciamento de projetos ou tutoriais pode te ajudar a criar um sistema que funcione para você, em vez de se forçar a usar algo que não funcione.
Minha mãe costumava dizer: “Faça ou saia da frente”, e isso resume bem essa energia. Se você se sente preso em um relacionamento sem amor ou em um trabalho que te esgota, talvez este seja o momento de tomar atitudes ousadas. Com os planetas pessoais em Aquário, além do apoio de Saturno e Netuno por volta dos dias 19 e 20, teremos uma janela poderosa para fazer mudanças significativas.
No dia 21, o cazimi de Mercúrio traz clareza, foco e a capacidade de articular exatamente o que você deseja. As comunicações poderão ocorrer rapidamente, seja por meio da escrita, de conversas ou mensagens. Na astrologia mundana, isso pode coincidir com anúncios de última hora ou ciclos de notícias avassaladoras.
Dois dias depois, no dia 23, teremos o cazimi de Plutão. Esta configuração ocorre apenas uma vez por ano e tende a afetar a realidade prática da vida cotidiana. O dia poderá ser intenso, levando você a consertar alguma coisa, confrontar um problema diretamente ou analisar mais de perto alguma preocupação persistente.
Também poderá haver tensão com figuras de autoridade, como um chefe, algo que pode ser frustrante numa sexta-feira. Se possível, evite disputas de poder e conflitos motivados pelo ego. Também é prudente ficar longe de ambientes de risco neste dia.
Em termos de liderança, seja corporativa ou governamental, espere por demonstrações públicas de controle ou domínio. A energia favorece a tomada de controle, algo que pode ser construtivo em nível pessoal quando os limites são respeitados. Infelizmente, aqueles que detêm o poder muitas vezes exercem essa autoridade desconsiderando as estruturas existentes, e tal influência poderá estar particularmente visível agora.

Lua Nova em Capricórnio no dia 18 de janeiro de 2026, às 13h52 CST (16h52 no horário de Brasília), em Dallas, Texas, nos EUA.
De 25 a 31 de janeiro – A névoa se dissipa com o ingresso de Netuno em Áries
Voltamos agora a falar de Netuno, que transita de Peixes, signo do elemento água, para Áries, signo do elemento fogo. Quando Netuno ingressar em seu novo signo, no dia 26, Marte em Aquário será energizado e fortalecido. Pode ser o momento oportuno para se envolver com alguma causa social que seja realmente importante para você. Há muitos problemas que precisam de atenção, então siga aquilo que te apaixona em vez de tentar resolver tudo de uma vez.
Netuno também rege a criatividade e as artes. Se você tem pensado em fazer aulas de violão, aprender cerâmica ou explorar alguma outra forma de expressão criativa, este é o momento ideal para dar o primeiro passo. A inspiração estará mais concreta agora.
Nesta altura do mês, com os planetas pessoais agrupados primeiro em Capricórnio e depois em Aquário, talvez você note mais clareza, motivação e desejo. Em vez da sensação de que seus ideais estão vagos ou inatingíveis, você poderá dar-lhes forma e direção. Será o momento em que você poderá ultrapassar seus limites autoimpostos e descobrir do que realmente é capaz.
Os planetas pessoais, juntamente com Plutão, dão ênfase a última semana de janeiro. Trata-se de um empoderamento que não perde de vista o coletivo. Trata-se de se comprometer com relacionamentos profundos, assumir a responsabilidade pelo que realmente importa e agir com intenção. Trata-se de saber seu lugar na humanidade sem sacrificar sua individualidade. E, mais importante ainda, trata-se de usar sua voz e ponto de vista, em vez de se deixar levar, sem foco, ou se perder.
RESUMO DE JANEIRO DE 2026
A astrologia de janeiro incentiva o foco em si mesmo, sem perder de vista nosso papel na sociedade. É um mês para revisitar sonhos e começar a transformar esperanças e desejos em ações concretas. Com Mercúrio ativo durante todo o mês, a comunicação será fundamental, principalmente nos relacionamentos próximos e nas parcerias.
Para alguns, Vênus e Marte em conjunção pode coincidir com o encontro de alguém novo ou com o reacender de uma paixão. Para outros, essa mesma energia pode se manifestar como motivação criativa ou como impulso para iniciar um projeto que tem sido planejado há um bom tempo. Dependendo do seu mapa pessoal, temas relacionados à fertilidade ou ao aumento da família também podem ser ativados.
Embora janeiro comece com uma Lua Cheia, a maior parte do mês será bastante propícia para trabalhar nas resoluções e objetivos pessoais. O ideal é que você defina suas intenções em dezembro e use agora esta energia prática e voltada para si mesmo para avançar com clareza e propósito.
Espero que janeiro te ajude a começar o ano se sentindo motivado, com os pés no chão e alinhado ao que realmente importa para você. Desejo a todos um Ano Novo feliz, seguro e produtivo, com muitas bênçãos.
Canal/Autor: Theresa Touhey
Fonte: https://grandtrineastrology.substack.com/p/january-2026-astrology-forecast
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa