Mantenha-se informado sem mergulhar na ansiedade

Respirando fundo em um momento de resistência ou desejo intenso

Compartilhe esse artigo

Mantenha-se informado sem mergulhar na ansiedade

RESPIRANDO FUNDO EM UM MOMENTO DE RESISTÊNCIA OU DESEJO INTENSO

Quando temos dificuldade em fazer uma grande mudança geralmente é por causa da resistência — não estar com vontade de escrever meu livro, não estar com ânimo para me exercitar ou meditar…

Ou por desejo — “Quero comer todas as sobremesas em vez de comer alimentos saudáveis” ou querer comprar algo online, jogar aquele videogame, acessar as redes sociais, etc.

Esses dois tipos de momentos podem realmente nos atrapalhar, mesmo que raramente os percebamos. Então, nos culpamos e ficamos desanimados.

Existe um segredo para lidar com esses momentos de resistência ou desejo. É fazer uma pausa e respirar.

Me escute…

Primeiro, você precisa perceber. Na maioria das vezes, esses momentos de desejo ou resistência passam despercebidos. Nem percebemos que estão acontecendo, só notamos depois, quando já nos desviamos do que planejamos e nos sentimos mal por isso.

Então, a primeira coisa que você precisa fazer é perceber o momento de resistência ou desejo. Como perceber? Tente identificar o momento exato em que você cede a um desejo (“Droga, comi todos os biscoitos!”) ou quando se esquiva daquilo que queria fazer (“Eu poderia ter saído para caminhar, mas preferi ficar em casa mexendo no celular”).

Observe e tente perceber quando acontecer.

FAÇA UMA PAUSA E RESPIRE

Em seguida faça uma pausa e respire. Quando perceber o momento de resistência ou desejo, simplesmente pare. Não faça nada. Apenas fique parado por alguns instantes e comece a respirar um pouco mais profundamente. Diminua o ritmo da sua respiração e permita-se sentir o desejo ou a resistência. Como é a sensação, como um conjunto de sensações físicas? Deixe-se vivenciar — não se preocupe.

Em terceiro lugar, tome uma pequena atitude. Diminuir o ritmo, respirar e vivenciar a sensação deve aliviar um pouco a resistência ou o desejo. Não é uma ordem, mas uma experiência. Agora, tome a menor das atitudes.

A atitude pode ser calçar seus tênis de corrida ou abrir seu caderno de anotações. Pode ser escolher uma fruta em vez de um biscoito, ou se afastar do seu dispositivo em vez de acessar as redes sociais. Algo pequeno, mas que te impulsiona na direção da sua intenção.

Pequenos momentos como esse têm o poder de mudar tudo, se conseguirmos percebê-los… e então respirar.

Com amor,

Leo Babauta, da Zen Habits

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Iara L. Ferraz

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário