background

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CINCO PERGUNTAS PARA ABRIR A PORTA DO DIÁLOGO COM OS FILHOS EM IDADE ESCOLAR



Quantas vezes após as aulas ou ao chegar em casa no final do dia você perguntou entusiasmada ao seu filho ou sua filha: “Como foi seu dia?” ou “Como foi a escola hoje?”

Seu entusiasmo logo despencou ao receber como resposta: “Normal, mãe”. Só isso. Normal mesmo. Só. Seco, sem mais nada. Parece que todo dia é a mesma coisa e o conversa para ali mesmo.

Entretanto, você e eu sabemos que é necessário manter a porta do diálogo aberta com nossos filhos. Nosso sucesso está em que eles saibam que a porta do diálogo conosco estará sempre aberta. E cabe a nós trabalharmos para fazer com que as dobradiças dessa porta estejam sempre bem lubrificadas. Afinal, queremos saber dos desafios e angústias, conquistas e alegrias dos nossos filhos. Queremos que eles se abram conosco e compartilhem experiências significativas

A chave está em fazermos perguntas que os façam refletir e considerar a resposta antes de apenas responderem mecanicamente.

Para isso, sugiro cinco perguntas que podem abrir a porta do diálogo com nossos filhos:

. Qual foi a coisa mais entediante / emocionante / assustadora / triste / alegre que aconteceu hoje?

. De 0 a 10 como você avaliaria sua curiosidade nas aulas de hoje?

. Que colega você mais admira pela capacidade de ajudar os outros?

. Quais as três coisas pelas quais você é grato hoje?

. Qual foi o assunto / a palavra / a ideia que você aprendeu hoje e que mais chamou a sua atenção?

Essas perguntas são exemplos bastante simples. Todavia, elas são modelos de perguntas que sempre podem abrir espaço para uma conversa gostosa. Basta acrescentar outras, tais como:

“Por quê?” ou “Pode me contar mais sobre isso?” É surpreendente como eles começam a falar mais, talvez até espantados por termos quebrado a rotina de perguntas previsíveis.

Meu desafio é que você utilize esta semana como teste, fazendo as perguntas, adaptando-as para a sua realidade. E na volta às aulas, capriche para ter bastante conversa quando encontrar seu filho na escola ou ao final do dia.

Que sua porta do diálogo esteja sempre aberta e por ela passem memórias afetivas e significativas com seus filhos.


Auxilie curtindo e compartilhando essa publicação no rodapé da postagem, para que ela possa alcançar cada vez mais Sementes! Gratidão! ❤

Autor: Colunista do Site O Segredo
Veja mais Artigos Aqui

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...