O que é meditação e como praticá-la - Sementes das Estrelas

O que é meditação e como praticá-la

Compartilhe esse artigo

O que é meditação e como praticá-la

O que é meditação?

A meditação pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a estimular um estado elevado de consciência e atenção concentrada. A meditação também é uma técnica de mudança de consciência que demonstrou ter um grande número de benefícios no bem-estar psicológico e  tem sido praticada em sociedades em todo o mundo há milênios.

Quase todas as religiões, incluindo budismo, hinduísmo, cristianismo, judaísmo e islamismo, têm uma tradição de usar práticas meditativas.

À primeira vista a meditação seja frequentemente usada para fins religiosos, muitas pessoas a praticam independentemente de quaisquer crenças ou práticas religiosas ou espirituais, pode ser usada como técnica psicoterapêutica.

Existem muitos tipos diferentes de meditação.

Tipos:

A meditação pode assumir muitas formas diferentes, mas existem dois tipos principais: meditação concentrativa e meditação da atenção plena.

A meditação concentrativa envolve focar toda a sua atenção em um objeto específico enquanto se desconecta de tudo ao seu redor. O objetivo é realmente experimentar tudo o que você está focalizando, seja sua respiração, uma palavra específica ou um mantra, a fim de alcançar um estado superior de ser.

A meditação da ‘atenção plena’ inclui, entre outros, a redução do estresse com base na atenção. A atenção plena pode ter como alvo diferentes questões, como depressão, o que significa que seu foco pode ser diferente de uma prática para outra. No geral, envolve o estado de estar ciente e envolvido no momento presente e tornar-se aberto, atento e receptivo.

Como praticar:

Embora existam muitas formas diferentes de meditações e maneiras de praticar, aprender uma meditação básica para iniciantes é um ótimo lugar para começar.

Escolha um local tranquilo e sem distrações . Desligue o telefone, a televisão e outras distrações. Se você escolher tocar uma música baixa, selecione algo calmo e repetitivo.

Defina um limite de tempo . Se você está apenas começando, pode optar por sessões mais curtas de cerca de 5 a 10 minutos de duração.

Preste atenção ao seu corpo e fique confortável . Você pode sentar-se com as pernas cruzadas no chão ou em uma cadeira, desde que sinta que pode sentar-se confortavelmente por vários minutos.

Concentre-se em sua respiração . Experimente fazer respirações profundas que expandam sua barriga e, em seguida, expire lentamente. Preste atenção em como você sente cada respiração.

Observe seus pensamentos . O objetivo da meditação não é limpar sua mente – sua mente irá inevitavelmente divagar. Em vez disso, concentre-se em trazer suavemente a atenção de volta para a respiração sempre que perceber que seus pensamentos estão se dispersando. Não julgue seus pensamentos nem tente analisá-los; simplesmente direcione sua mente de volta para sua respiração profunda.

Impacto da meditação

A consciência é frequentemente comparada a um riacho, mudando e mudando suavemente à medida que passa sobre o terreno. A meditação é um meio deliberado de mudar o curso dessa corrente e, por sua vez, alterar a forma como você percebe e responde ao mundo ao seu redor.

Pesquisas mostram que a meditação pode ter efeitos fisiológicos e psicológicos. Alguns dos efeitos fisiológicos positivos incluem um estado reduzido de excitação física, frequência respiratória reduzida, frequência cardíaca diminuída, mudanças nos padrões de ondas cerebrais e estresse reduzido.

Alguns dos outros benefícios psicológicos, emocionais e relacionados à prática da meditação incluem:

Melhor gestão dos sintomas de doenças, incluindo distúrbios de ansiedade, depressão, distúrbios do sono, dores e hipertensão.

Melhores habilidades de gerenciamento de estresse.

Mudanças em diferentes aspectos de atenção.

Maior autoconsciência.

Melhor bem-estar emocional.

Memória de trabalho aprimorada e inteligência fluida.

Imunidade melhorada.

Maior empatia por você e pelos outros.

Alívio de dor de cabeça.

A princípio ainda que os pesquisadores não entendam exatamente como a meditação funciona e seja necessário mais estudo nessa área, a pesquisa demonstrou que as técnicas meditativas podem ter uma gama de efeitos positivos na saúde geral e no bem-estar psicológico.

Participe das meditações online gratuitas nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube!

Para acessar todas as meditações já postadas no blog CLIQUE AQUI!

Fonte: https://www.verywellmind.com/what-is-meditation-2795927

Compartilhe esse artigo

About Author

Neva (Gabriel RL)