7 benefícios do Yoga para a Saúde

7 benefícios do Yoga para a Saúde

Compartilhe esse artigo

O Yoga é uma prática que tem como objectivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controlo do stress, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.

Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a actividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmónica e equilibrada.

1. Diminui o stress e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia. Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da auto-confiança, optimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhoramento das relações interpessoais.

2. Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta actividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado.

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para actividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados.

3. Facilita o emagrecimento

Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controlo da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.

Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.

4. Alivia dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alteraçõe, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.

Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a libertar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.

5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona uma melhoria do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis do stress, como o cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como a musculação.

6. Melhora o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

7. Melhora o prazer no contacto íntimo

O desempenho sexual também pode melhorar com o Yoga, pois o casal passa a ter maior sensibilidade durante o contacto íntimo, devido a maior capacidade de relaxar e ter melhor receptividade ao parceiro.

Além disto, com o controle da concentração e alívio da ansiedade, problemas como dificuldade para atingir o orgasmo, disfunção eréctil, ejaculação precoce podem ser controlados.

Fonte: https://portaldobudismo.com/

Compartilhe esse artigo

About Author