Sarah Jane Grace – “Previsões mensais de astrologia para dezembro de 2021”

Sarah Jane Grace – “Previsões mensais de astrologia para dezembro de 2021”

Compartilhe esse artigo

É difícil acreditar que estamos chegando ao fim de mais um ano. Ao olharmos para trás, podemos ver uma infinidade de provações, tribulações e desafios, tanto pessoais quanto coletivos. Seria fácil ver todas as dificuldades que cada um de nós suportou, bem como os problemas coletivos que enfrentamos como sociedade, já que é difícil escapar das notícias e da interconexão 24 horas por dia, 7 dias por semana do mundo moderno. Talvez estejamos programados para ver as lutas como uma forma de medir a felicidade ou o sucesso? Fazemos isso individualmente também, pois nos concentramos nos aspectos que consideramos errados, em vez de reconhecer tudo o que há de bom em nós mesmos. Por que ainda? Por que achamos que não há problema em nos denegrir e nos criticar tão duramente? Certamente, até que cada um de nós possa amar a si mesmo de todo o coração e ternamente, o mundo nunca mudará verdadeiramente? Certamente, até que possamos mudar nossos diálogos internos de “não o suficiente”, como podemos mudar a consciência coletiva?

Nenhum de nós é perfeito, e é importante perceber que realmente não existe perfeito, pois é apenas uma percepção. O perfeito de uma pessoa é a ideia de inferno de outra. Portanto, abandonar a perfeição e abraçar o maravilhoso conjunto imperfeito de imperfeições em nós mesmos, uns dos outros e do mundo é um passo em direção a uma vida mais sincera, com compaixão e uma verdadeira profundidade de compreensão.

Cada pensamento que temos tem um impacto. Cada pensamento planta uma semente, e se plantarmos um mar de negatividade espinhosa e impenetrável, então não é surpreendente ver esse eco em todos os aspectos da vida. A percepção é importante porque molda e define a experiência. Somos programados para crescer, aprender e evoluir, mas muitas vezes só encontramos esse crescimento quando tentamos consertar o que está “errado”. No entanto, “errado”, como a perfeição, é visto de forma diferente por pessoas diferentes. Ele também coloca ressalvas na vida enquanto esperamos até que estejamos consertados ou perfeitos antes de fazermos escolhas ou vivermos nossas melhores vidas.

Talvez seja hora de uma mudança na semente? Em vez de tentar consertar o que há de errado ou imperfeito, cultivamos o desejo de felicidade, alegria e contentamento? Não vendo isso como um subproduto de consertar o que está errado, mas cultivando-os por conta própria? Se continuarmos nos concentrando em tentar consertar o que está errado, nunca chegaremos ao horizonte. Certamente, apenas aceitando o momento presente e abrindo nossos corações para a felicidade e alegria, podemos começar a crescer uma nova onda de vida e interação?

Portanto, parece claro ver por que, quando olhamos para trás, tantas vezes vemos as coisas que deram errado, pois parecem maiores e desproporcionais a tudo o mais. Procuramos o que há de errado enquanto queremos consertá-lo e torná-lo melhor. Ao mesmo tempo, os desafios cobram o seu preço e podem permanecer por muito tempo em nossa consciência. Ainda assim, quando coisas boas acontecem, podemos abraçá-las, mas rapidamente nos perdemos na monotonia mais uma vez. Então, talvez precisemos mudar nosso foco e reconhecer as coisas boas, belas e incríveis? Talvez isso acalme as críticas internas e nos permita abrir nossos corações e almas para cultivar alegria e felicidade?

A vida não vem com um manual de instruções, nem temos um prazo para viver. Portanto, parece importante abrir mão da autocrítica e do julgamento interior para cultivar nossa capacidade de amar, aprender e crescer. A vida é curta; ninguém sabe o que vai acontecer na próxima esquina, então por que não viver a vida tão bem quanto podemos? Pare de se esconder atrás do autojulgamento e comece a viver com todo o coração mais uma vez. Os desafios dos últimos anos devem ser suficientes para inspirar cada um de nós a nos unir e a viver a vida da maneira mais plena possível. A vida sempre traz desafios, mas quando começamos a ver também o incrível e o positivo, o equilíbrio muda e encontramos a capacidade de felicidade e alegria. Não elimina os desafios, mas nos abre para o verdadeiro potencial da vida.

Portanto, este é um momento de olhar para trás com ternura, de celebrar as coisas boas, de reconhecer os desafios com ternura e amor, de abrir mão da crítica e do ódio e de abrir o coração ao amor. Cada um de nós tem o poder de transformar nossas vidas e, coletivamente, esse poder não conhece limites…

Por agora, desejo-lhe todos os tipos de coisas maravilhosas.

Com amor,

Sarah-Jane

Áries

À medida que o calor da luz brilhante de sua alma continua a cintilar e cintilar com energia, entusiasmo e efervescência, há uma sensação de que você está se aproximando de um ponto de virada em sua vida. Olhando para o ano passado, seria fácil ver todos os muitos desafios que você enfrentou. Houve momentos em que você sentiu como se estivesse cambaleando de um desafio para o próximo, e houve momentos em que muitos desafios surgiram ao mesmo tempo com a ferocidade de derrubá-lo. No entanto, você ainda está de pé e a sua luz interior ainda está brilhando intensamente, então, embora seja fácil ver esses desafios se transformando em uma grande pilha de coisas, você está mais forte, mais resistente e mais sincero do que nunca. Portanto, parece importante não apenas dar um passo para trás para olhar para todos os desafios, mas também se abrir para as partes boas, já que 2021 foi um ano para tantas mudanças positivas.

A sua perspectiva de coração aberto e mente aberta permitiu que você navegasse por alguns momentos difíceis de sua vida e lhe permitiu aprender algumas lições importantes em termos de sua própria coragem e força, pois a sua luz interior sempre encontra uma maneira de brilhar. Você tem a vontade de enfrentar a vida com os olhos bem abertos e de lidar com tudo o que cada dia lhe traz, e isso lhe permitiu viver mais conscientemente e caminhar pela vida sentindo-se conectado, desperto e alerta. E claro, isso apresentou os seus próprios desafios, pois você está mais “exposto” aos elementos da vida e foi mais capaz de tocar a emoção crua de cada experiência, mas a sua coragem brilha tanto e vai inspirá-lo a abraçar o próximo capítulo da sua vida com paixão, criatividade e fé…

Touro

À medida que você continua a explorar e a contemplar o conceito de felicidade em sua vida, parece que você está começando a perceber o quanto de si mesmo dá aos outros. E claro, dar é uma coisa maravilhosa, mas quando você dá, dá e dá um pouco mais, raramente sobra muito para você. Embora você possa prosperar em ser “aquele que dá”, às vezes você precisa dar um pouco desse amor, generosidade e compaixão a si mesmo, pois você não é uma peça insignificante do quebra-cabeça da sua vida. Pode ser difícil dar um passo para trás, dizer “não!” ou mesmo ouvir as suas próprias necessidades, mas é necessário agora, pois você está se aproximando de um período muito antecipado de mudança e movimento para a frente em sua vida, já que se aproxima do fim de um longo período de incerteza. Ser “aquele que dá” enche a sua vida de distrações, mas um pouco de silêncio interior é necessário agora para que você possa remodelar e redefinir a sua vida de dentro para fora.

Há muito tempo você fica pairando entre o aqui e o ali, em uma espécie de êxtase entre onde está e onde sente que precisa estar, e isso o deixa inquieto. No entanto, a sua alma permanece forte e constante, é apenas a visão que se tornou nublada por um fluxo constante de distrações e soluços. Pode-se dizer que a sua tendência de preencher a sua vida dando tanto aos outros é uma técnica de distração que o impede de reconhecer que não está completamente certo de onde deseja estar; você tem uma ideia de um senso de direção, mas quando tudo se resume a isso, você não tem uma resposta clara. Agora é a sua hora de se concentrar novamente a fim de criar um senso mais claro do que você realmente deseja na vida para que isso aconteça…

Gêmeos

Ouvir o seu coração e a sua alma continua a ser o centro das atenções durante todo o mês de dezembro, à medida que você explora novas maneiras de encontrar alegria e felicidade. A sua vida tem sido de altos e baixos ultimamente; às vezes você se sente o mestre de seu próprio destino, mas também houve ocasiões em que se sentiu como um pedaço de madeira sendo carregado pelas correntes em mares tempestuosos. Essas experiências deixaram você com a sensação de que, embora a vida muitas vezes pareça um pacote de momentos aleatórios, incongruentes, fortuitos e indiscriminados, em um nível mais profundo, há mais uma sensação de um caminho para você seguir e explorar. Pode ser difícil ver o quadro geral quando você está sendo jogado em mares tempestuosos, mas você é intuitivo o suficiente para saber que está indo na direção certa. Às vezes você tem que respirar fundo, acreditar em si mesmo e confiar na sua intuição. É fácil se deixar levar pelas correntes da vida e sentir como se você apenas tivesse que seguir em frente, mas você é uma alma criativa, intuitiva e sábia, então você sabe que este não é necessariamente o caso. Pode ser que uma vida mais tranquila siga o fluxo, mas a sua alma está chamando você para erguer a cabeça e o coração a fim de se reengajar mais conscientemente com as escolhas que você faz e com a vida que vive.

Lembre-se de que, embora as escolhas que você faz e não faz moldem a sua vida, são as ações e escolhas de outras pessoas que podem deixá-lo perplexo. Portanto, não é fácil simplesmente seguir o seu próprio fluxo enquanto a sua vida interage com tantas outras pessoas ao mesmo tempo. No entanto, embora você sempre esteja ciente das necessidades das pessoas ao seu redor, às vezes você tem que honrar as suas próprias necessidades primeiro. Você importa…

Câncer

Recentemente, você passou muito tempo seguindo em frente, seguindo a rotina de sua vida. Embora haja muito a ser dito sobre a rotina, ela também pode parecer rotineira e sem brilho ao mesmo tempo. Há uma sensação de que você ficou um pouco sufocado com ‘as mesmas coisas de sempre’ e está começando a pensar em maneiras de expandir e explorar a possibilidade que está além do horizonte da rotina. Você sempre teve a sensação de que havia algo mais na vida, mas muitas vezes esteve muito ocupado “continuando” para reconhecer ou explorar isso. No entanto, há uma crescente sensação de inquietação em seu coração e alma e, embora você ainda não consiga definir exatamente o que isso é ou o que significa para você, sente que é um desejo de encontrar mais enriquecimento em sua vida.

Dezembro parece ser uma oportunidade para você olhar mais de perto o funcionamento interno da sua alma, a fim de obter uma noção mais clara das coisas que o nutrem e daquilo que não o alimenta. A sabedoria é o primeiro passo! Depois disso, você pode começar a explorar maneiras de trazer felicidade, alegria e contentamento para sua vida. Você sempre teve expectativas extremamente altas para si mesmo, então esta é outra área que precisa de um pouco de tempo e atenção, pois você precisa decidir se se esforçar tanto é tão importante quanto você pensa ou se é mais uma técnica de distração que o mantém de ouvir o seu coração e alma para guiá-lo? É uma coisa compreensível de se fazer, afinal, o seu coração e a sua alma olham além de continuar e isso o leva a um território desconhecido. No entanto, se o seu coração e alma anseiam por isso, talvez seja hora de encontrar maneiras de viver a sua vida melhor…

Leo

Dezembro parece destinado a continuar com o tema “menos é mais”, desencadeando o início de um período de abandonar o antigo e abraçar o novo. Você parece pronto para se voltar para o seu coração e alma a fim de encontrar uma nova forma de viver e ser, permitindo que a sua intuição o guie. Você tem esperado por tal mudança há muito tempo, então esta é uma transformação que tem estado nas cartas enquanto você oscila entre a vida que você viveu uma vez, a vida que está vivendo e a vida que intuitivamente sabe que foi nascido para viver. No entanto, agora que este capítulo de mudança está aqui, é importante que você esteja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Você está procurando felicidade? Cumprimento? Propósito? Significado? Embora os detalhes mais sutis geralmente cuidem de si mesmos, parece importante que você tenha clareza. Afinal, como você pode se preparar, empacotar ou ficar pronto se não sabe para onde está indo? E claro, ninguém pode realmente ter certeza de seu destino, já que ninguém pode saber o que está por vir, mas você precisa criar uma visão do seu objetivo para seguir em frente.

De muitas maneiras, quanto mais leve você viaja e quanto mais você derrama, mais profunda e forte a sua intuição se tornará, pois não está sendo sobrecarregada pelas coisas e desordem da vida. As coisas não são apenas físicas, são emoções, posses, pessoas, situações… A desordem é fortalecedora e edificante, mas também pode invocar algumas emoções poderosas, então reserve um tempo para honrar e reconhecer o processo da maneira mais sincera possível. Pode ser inquestionavelmente difícil ter clareza sobre o que você quer e o que não quer, mas isso é necessário para mantê-lo focado e motivado. Você parece pronto agora para voar livre com paixão, coragem e confiança…

Virgem

Conforme você continua a se concentrar em abraçar a autocompaixão em todas as áreas de sua vida, há uma poderosa sensação de mudança ocorrendo de dentro para fora. Embora você sempre tenha sido um mestre em tarefas difíceis, esperando muito de si mesmo, você (finalmente!) começou a reconhecer as outras áreas de sua vida nas quais está prosperando e florescendo. É fácil se concentrar nas áreas onde você sente que poderia fazer mais ou ser mais, mas isso só serve para criar um sentimento de falta em seu coração e alma. Isso não quer dizer que você deve desistir de objetivos ou sonhos, mas você deve voltar o seu foco com mais ternura para dentro e reconhecer o quão maravilhoso você realmente é. Não há como negar que a sua jornada pela vida teve muitas voltas e reviravoltas, bem como muitos altos e baixos, então abrir todo o seu potencial é algo que você sempre se esforçou para fazer, mas lutou como se nunca tivesse se sentido suficiente: você não foi bom o suficiente, não se esforçou o suficiente, etc. Esse modo de pensar precisa parar. Agora!

Não apenas você é o suficiente, você é muito mais do que imagina. Quanto mais você se esforça, maior a sensação de carência que você cria em sua perspectiva, então é hora de deixar isso de lado agora e encontrar novas maneiras de se motivar e inspirar. Você acumulou uma grande quantidade de sabedoria e conhecimento ao longo dos anos, e é hora de usar tudo isso para aproveitar ao máximo este capítulo de transformação e mudança. É hora de abraçar a sua criatividade, amar as suas peculiaridades e honrar os seus pontos fortes e talentos. Sim, sempre há maneiras de fazer mais ou ser mais, mas por enquanto, onde você está, neste momento, é exatamente onde você deveria estar. Respire profundamente e se liberte…

Libra

Ser você mesmo e permitir que os seus dons fluam livremente parecem ser temas que continuarão a valer ao longo de dezembro, à medida que você descobre novos caminhos de expressão e começa a olhar além das quatro paredes de sua vida cotidiana. É difícil acreditar que você está perto do fim de mais um ano, e foi um ano de desafios em muitos níveis, mas também foi um ano em que você se aproximou de sua alma e percebeu a importância de viver a sua vida e permitir que a sua verdadeira essência flua livremente. Isso é algo com que você sonhou por anos, mas a realidade tem sido uma espécie de alerta, pois significa realmente viver a sua vida e permitir que a sua verdadeira essência flua livremente! Há uma enorme diferença entre pensar e fazer e, como um pensador natural, você pensa em ambos há anos.

No entanto, agora você tem a oportunidade de deixar a sua essência fluir para viver a sua melhor vida, uma camada de incerteza surgiu, pois você não tem certeza do que significa deixar a sua essência fluir livremente. Você passou tanto tempo tentando ser tanto para tantos e tentando ser a pessoa que sentiu que deveria ser que você não teve tempo para se familiarizar totalmente com a sua verdadeira natureza. Quem é Você? O que faz a sua alma cantar? Quais são as suas verdadeiras prioridades? É hora de ir além de pensar sobre isso agora para começar a vivê-los. É hora de tirar a sua mente errante de sua névoa de pensamentos e possibilidades para estar aqui, agora. E claro, a sua mente sempre será o turbilhão caótico vibrante e maravilhoso de pensamentos, mas isso é uma parte de você e é hora de deixar isso fluir livremente agora. Seja a pessoa com quem você sonhou. Não há ‘fazer’ aqui, apenas seja…

Escorpião

À medida que você continua a encontrar paz com a fluidez e a incerteza da vida, há uma sensação de que você está começando a encontrar a alegria nas correntes sinuosas e as vê como oportunidades para descobrir novos caminhos a explorar ou novas ideias a contemplar. Parece que quanto mais você está disposto a ser fluido, mais o ritmo de sua vida dança e gira como o espírito livre dentro de você. O seu espírito livre é atrevido, indisciplinado e um pouco travesso, mas você tantas vezes afastou esse lado de sua natureza, pois ele não teve um lugar claro na jornada de sua vida. No entanto, como resultado, você sempre sentiu uma sensação de carência, o que não é surpreendente, pois o seu espírito livre é uma parte fundamental do que o torna, você. Dezembro parece ser um momento para você se conectar com a sua criatividade e espiritualidade de forma mais sincera, a fim de começar a levar a sua vida um pouco menos a sério e um pouco mais levianamente. Isso não quer dizer que você deve se esquivar de responsabilidades, mas que você precisa parar de carregar uma lista de “tarefas” tão onerosa sobre os seus ombros o tempo todo. Deixa para lá.

O seu espírito livre e animado precisa de espaço para dançar e respirar, caso contrário, isso pode levar a um aumento de frustração e inquietação. Você pode achar difícil ver como um espírito livre indisciplinado e atrevido pode se encaixar em sua vida cotidiana, mas está com você o tempo todo! Você só precisa decidir se deseja continuar contendo essa energia ou se deseja abraçá-la com mais sinceridade para ver aonde ela o leva. A vida é para ser vivida e o seu espírito livre traz criatividade, sabedoria e oportunidades. Agora é hora de você decidir se está pronto para iluminar o seu mundo de dentro para fora…

Sagitário

Parece que não importa o quanto você tente, a lista de “coisas a fazer” da sua vida fica cada vez mais longa. Quanto mais você assinala, mais itens são adicionados à lista. E claro, este é o caso para todos, pois sempre haverá coisas novas para fazer, lugares para ir ou pessoas para ver. No entanto, parece mais pertinente para você, pois há um elemento de frustração em um nível profundo de que você deseja se livrar das listas de “coisas a fazer” para que possa viver a sua vida de uma forma menos amarrada ou estruturada. Este tema surgiu regularmente nos últimos meses, à medida que a bela música do seu espírito livre ecoava por todo o seu coração e alma. Há uma sensação de que você deseja se livrar das listas de “coisas a fazer” para ter tempo e espaço para viver uma vida mais livre e menos amarrada, longe da monotonia do mundo moderno. No entanto, ao mesmo tempo, a sua mente em constante expansão está pesquisando, inovando e explorando novas ideias, então não é surpresa que a sua lista de “coisas a fazer” fique mais longa.

Talvez em vez de tentar ‘limpar o chão’ para ser livre, você precise viver livre de qualquer maneira? Sempre haverá coisas para fazer, pois esse é o modo de vida, mas isso não precisa impedi-lo de seguir os seus sonhos? E claro, seria sábio riscar muitos dos itens de sua lista que não são realmente importantes, bem como reconhecer que muitos são distrações e desordem, por isso seria bom cultivar uma abordagem mais terna e compassiva para as expectativas que você tem de si mesmo, como um mestre de tarefas duro, podem fazer com que você sinta que nunca é o suficiente. Ilumine a lista, concentre-se nas suas verdadeiras prioridades e acredite que já tem a capacidade de viver uma vida livre…

Capricórnio

Cultivar espaço para respirar, bem como focar em suas verdadeiras prioridades, continuam sendo importantes ao longo de dezembro, quando você começa a ponderar e contemplar os meandros de sua vida. Há uma sensação de que você está começando a pensar mais sobre como vive a sua vida e por quê. O que impulsiona as suas escolhas? O que alimenta a sua alma? O que aquece o seu coração? Outra questão importante está começando a surgir relacionada à maneira como você vive a sua vida – você deixa a vida liderar o caminho ou você vive de todo o coração no momento? Em essência, você flutua com as correntes ou vive conscientemente a cada momento? A essência disso é realmente verificar se você está no assento do motorista ou se está sendo rebocado como passageiro? Você pode achar que saber a resposta é irrelevante enquanto segue em frente, independentemente de como escolher viajar, mas intuitivamente, você sabe que a vida não é apenas seguir em frente, é abraçar os seus dons, seguir a sua alma e viver o seu melhor.

Se você está sendo puxado pelas correntes, você já teve a oportunidade de remodelar ou redefinir a essência de sua vida? Há muitas perguntas para você refletir neste mês, mas parece importante reservar um tempo para se aprofundar e explorar as suas respostas, à medida que as suas escolhas moldam a sua vida. Você parece pronto para viver com mais dedicação, e isso envolve disposição e coragem para viver da melhor maneira possível. Você tem autoconfiança, coragem e força não apenas para responder a todas as perguntas acima, mas para reconhecer as escolhas que faz e como elas moldam a sua vida. Agora é hora de definir uma nova intenção para o seu caminho à frente e vê-la como uma oportunidade de abraçar os seus dons, a fim de viver o melhor de sua vida…

Aquário

À medida que você continua a ouvir os chamados de sua alma, há uma sensação de que está se abrindo para uma vida mais intuitiva e criativa. Por muito tempo, você deu muito de si mesmo aos outros, então canalizar um pouco dessa energia para si mesmo pode parecer estranho ou até indulgente, mas não é, é necessário agora que você atingiu um ponto de virada de autocompaixão, bem como o reconhecimento de que as suas próprias necessidades e sonhos são importantes. Parece que quanto mais você pode se voltar para a sua alma, uma sensação mais profunda de paz virá à tona, inspirando-o a encontrar a paz com a sua mente ocupada e vagando. Você passou muito tempo trilhando um caminho que foi moldado e definido pela sociedade e pelas expectativas dos outros. Embora isso tenha lhe trazido grandes recompensas, também o afastou do chamado de sua alma, porque você tem estado muito ocupado para ouvir.

Parece um pouco paradoxal que você passe tanto tempo de sua vida sonhando em viver a sua vida sem limites, mas então criando tantos limites para poder viver a sua vida! Ninguém nunca disse que ser você era fácil! No entanto, não há julgamento aqui, apenas um reconhecimento da verdadeira complexidade do que pode significar ser um ser humano vibrante e intuitivo. Parece importante para você reconhecer que, de modo geral, é você quem constrói limites e restringe o seu andarilho interior. Isso não é “errado”, mas reconhecer essa tendência muda o foco e a energia de volta para as suas mãos para que você seja capaz (se quiser) de mudar isso. É hora de parar de se mover em diferentes direções e encontrar maneiras de unificar os chamados de sua alma com a sua vida cotidiana. Deixe a sua alma se iluminar e mostrar o caminho…

Peixes

Florescer, prosperar e dançar na chuva são temas que ocuparam o centro das atenções nos últimos meses como formas de tentar inspirar e capacitar você a viver bem a sua vida, mesmo em tempos difíceis. ‘Dançar na chuva’ é uma maneira gentil de dizer que a vida tem sido árdua e difícil, o que é um eufemismo, já que você tem tentado navegar em mares tempestuosos sem uma bússola, leme ou mesmo um barco! No entanto, apesar do peso do desafio, você fez uma importante constatação: você é resiliente. Não há dúvida de que você é resiliente, sábio e forte, mas há uma sensação de que está cansado de ter que ser qualquer uma dessas coisas apenas para sobreviver a cada dia. Há uma parte de você que quer ser capaz de “desligar-se” por um tempo, hibernando longe do estresse e das tensões da vida cotidiana.

E claro todos têm desafios, mas como você é tão energeticamente aberto e sensível, você também percebe a dor, a luta e o sofrimento de todos ao seu redor. Isso pode ser um fardo pesado para carregar, e embora você tenha encontrado maneiras de recuar, você não pode desligar porque não tem ideia de onde termina e onde aqueles ao seu redor começam; vocês todos turvaram e se fundiram em um todo indefinido. Embora você sempre tenha vivido a sua vida dessa maneira, você precisa desesperadamente de algum espaço para respirar e tempo para estar em sua própria cabeça e coração com os seus próprios sentimentos, emoções e necessidades, já que precisa se reconectar com todo o seu ser mais uma vez. No entanto, como se livrar de tal emaranhado? A vida não é uma equação e não há respostas claras, e quanto mais você procura “a resposta”, mais perguntas você provavelmente encontrará. Então, respire fundo e deixe a sua alma lhe mostrar o caminho…

** Por Sarah Jane Grace

Canal / Autor: Sarah-Jane
Fonte: https://eraoflight.com/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Cristiana D’eleuterio

Compartilhe esse artigo

About Author