Conto Budista: A importância de cuidar de si antes de outros.

Conto Budista: A importância de cuidar de si antes de outros.

Compartilhe esse artigo

A história conta que em tempos distantes dois acrobatas apresentavam-se todos os dias na rua para ganhar a vida. O professor era um viúvo pobre e a aluna chamava-se Medakathalika, uma garota muito sábia.

O desempenho deles envolvia muitos riscos porque o professor teve que equilibrar uma vara de bambu alta na sua cabeça enquanto Medakathalika subia nela. Para evitar quedas e lesões durante a apresentação, os dois acrobatas tiveram que ter muito cuidado e um dia o professor, acreditando que estava ajudando a aluna, aconselhou-a a ficar de olho nele enquanto ele fazia o mesmo com ela, para se ajudarem a manter a concentração e o equilíbrio, e assim ganhar dinheiro suficiente para comer.

Mas a pequena Medakathalika, que era muito sábia, respondeu que era melhor para cada um olhar para si mesmo, porque cuidar de si significa cuidar de ambos. Dessa forma, eles certamente evitariam acidentes e obteriam dinheiro suficiente para comer, acrescentou Meda. O que a história dos dois acrobatas nos ensinou.

Esta história ensina que é muito importante nutrir a mente e o corpo cuidando de si mesmo, antes mesmo dos outros. Na verdade, quando estamos confortáveis ​​connosco mesmos, não do ponto de vista material, mas espiritual, e quando estamos cientes de nós mesmos, é mais fácil sentir compaixão pelos outros e, portanto, tratá-los com maior amor e bondade.

Se, por outro lado, temos pouca consciência de nós mesmos e nos maltratamos, por exemplo, levando uma vida que não se parece connosco e que nos deixa tristes e desanimados, é mais difícil desenvolver uma atitude de compaixão e verdadeiramente solidária para com o mundo circundante, com o qual tenderemos a ser mais raivosos.

Fonte: https://portaldobudismo.com/

Compartilhe esse artigo

About Author