Como usar a visualização para o bem-estar

Como usar a visualização para o bem-estar

Compartilhe esse artigo

Transforme a doença em bem-estar na sua imaginação!

Essa é a premissa básica para usar a visualização para o bem-estar.

Pode ser aplicado em benefício tanto da saúde física e mental.

Por exemplo, algumas pessoas com artrite visualizam derramando óleo viscoso em suas articulações para lubrificá-las e criar um amortecedor separando os ossos. Algumas pessoas com rinite alérgica imaginam seu sistema imunológico fazendo amizade com o pólen em vez de atacá-lo. Pessoas com câncer imaginam seus sistemas imunológicos destruindo os tumores.

Certa vez, conheci um cavalheiro que sofria de depressão há anos e, apesar do tratamento e da terapia, nada havia funcionado para ele. Então ele aprendeu sobre visualização e imaginou a depressão como um espelho quebrado, representando-o.

Então imaginou tornar o espelho inteiro novamente. Ele imaginou varrer os cacos quebrados e derretê-los em um caldeirão, antes de despejar o espelho líquido em sua moldura e deixou esfriar e então ergueu o espelho renovado.

Ele havia transformado a fragilidade (representando a doença) em integridade (representando o bem-estar). Ele fazia isso todos os dias, apenas alguns minutos por dia, e em dois meses sua depressão havia passado e ele se sentia renovado novamente.

O importante sobre a visualização é simplesmente chegar a um lugar de bem-estar em sua imaginação. Como chegar lá depende de você. O ponto de partida é um diagnóstico ou algo que te aflige, e o ponto final é alguma representação mental de bem-estar.

Você não precisa saber detalhes específicos de como algo se parece. Dez pessoas com a mesma condição podem visualizar dez coisas diferentes, mas desde que os pontos finais de suas visualizações representem bem-estar, todas estão corretas.

Alguns dos dez podem ter conhecimento médico detalhado ou insights sobre como é a biologia específica. Outros podem apenas imaginar uma bolha encolhendo e desaparecendo completamente, onde a bolha representa a condição, um tumor ou a presença de algum tipo de patógeno. Alguns podem imaginar uma forma se transformando em outra, onde a forma inicial representa a doença e a forma final representa o bem-estar, ou até mesmo mudar uma cor que representa a doença para uma que representa o bem-estar. E estão todos corretos.

Você só pode fazer certo… desde que seu ponto final seja uma representação mental de bem-estar.

A chave é criar uma representação mental. É algo que representa mentalmente o que você está imaginando.

Algumas pessoas representam mentalmente seu sistema imunológico como peixes piranha, outros como homens Pac, ainda outros com conhecimento médico detalhado retratam como eles sabem que células imunológicas específicas se parecem e funcionam.

E se você não conseguir visualizar?
Essa é uma pergunta comum que me fazem.

Primeiro, substitua a palavra visualizar por imaginar. Todos podem imaginar e todos nós fazemos isso à nossa maneira. Seja qual for a maneira que você imaginar, você está fazendo certo.

Para alguns, a palavra ‘visualizar’ pressupõe que eles devem ‘ver’ em suas mentes com perfeita clareza, como uma cena de filme em HD. Mas a palavra ‘imaginar’ nos dá mais liberdade.

Alguns de fato imaginam as coisas como imagens claras, mas outros imaginam mais em palavras, sons ou simplesmente criam intenções diretas. Alguns sentem mais do que veem. Todo mundo está certo porque não há uma única maneira de imaginar.

Mais importante do que como você visualiza é que você tenha clareza sobre suas representações mentais, isto é, que você tenha clareza sobre sua história mental.

Por exemplo, o senhor de quem falei acima deixou claro que estava transformando um espelho quebrado em um espelho inteiro. Se ele estivesse incerto ou vago sobre sua ‘história’, em que seu ponto de partida era um espelho quebrado e o produto final era um espelho inteiro, ou como ele iria transformar um espelho quebrado em um espelho inteiro, então provavelmente não teria funcionado tão bem.

Tomar uma decisão clara de representar o sistema imunológico como um peixe piranha comedores de vírus é melhor do que ser vago ou incerto sobre como seu sistema imunológico deve ser representado mentalmente.

É a certeza de como você planeja imaginar as coisas que conta, ou seja, a clareza de como você vai representar mentalmente a doença, o bem-estar e como você vai transformar a doença em bem-estar.

Por quanto tempo você deve visualizar?
Essa é outra pergunta que me fazem muito.

Não há um período de tempo correto, o mais importante não é quanto tempo você visualiza, mas sim a forma e consistência da visualização.

Por exemplo, fazer uma visualização de 30 minutos um dia e depois esquecer de visualizar por uma semana, depois fazer outros 30 minutos, esquecer novamente, depois outra visualização de meia hora, quatro ou cinco dias depois, não é muito consistente.

Mas visualizar por cinco minutos todos os dias durante duas semanas é consistente e provavelmente será mais eficaz.

Pense nisso como tentar usar um grande martelo para quebrar um grande pedaço de rocha. Você bate nele algumas vezes e depois esquece, então volta alguns dias depois e bate mais algumas vezes antes de desistir e concluir que o martelo não é grande o suficiente.

No entanto, alguém pode aparecer com um pequeno martelo e fazer batidas repetitivas por várias horas. Eventualmente, a rocha se dividirá e depois se partirá.

Era a repetição mais do que o tamanho do martelo que importava mais.

A repetição também molda os circuitos cerebrais, o que nos oferece uma visão de como a visualização provavelmente funciona. Pesquisas mostram que fazer uma coisa repetidamente constrói conexões no cérebro através do que é conhecido como neuroplasticidade. O ponto crucial é que, quando visualizamos fazendo a coisa em vez de realmente fazê-la, as redes cerebrais mudam mais ou menos na mesma medida. Em outras palavras, de certa forma o cérebro não distingue entre real e o imaginário.

Isso foi efetivamente demonstrado em um estudo em que voluntários tocaram notas de piano todos os dias por cinco dias ou em vez disso imaginaram tocando-a. As varreduras do cérebro revelaram que o cérebro mudou na mesma medida, na mesma região, independentemente de eles tocarem as notas com os dedos ou com a mente.

A visualização pode ser muito poderosa e muito mais do que a maioria de nós imagina. A ciência está apenas começando a investigá-lo adequadamente.

Em um estudo com mulheres com câncer de mama submetidas a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, metade delas também visualizou seu sistema imunológico destruindo o câncer. Mesmo após quatro ciclos de quimioterapia, os sistemas imunológicos das mulheres que visualizaram estavam destruindo mais ativamente as células cancerígenas do que o sistema imunológico das mulheres que não visualizaram.

Observação, aqui, que as mulheres não estavam visualizando ao invés de se submeterem ao tratamento.

É importante dizer isso sobre a visualização que não é um substituto para aconselhamento médico ou mudanças de estilo de vida saudável, mas algo que fazemos além dessas coisas, assim como você não medita em vez de dormir, mas além disso, e tende a descobrir que a meditação melhora seu sono.

No interesse de manter este blog relativamente curto, compartilharei a ciência de como a visualização funciona em outro blog.

Apenas lembre-se disso: Transforme a doença em bem-estar.

Crie uma representação mental clara e faça isso repetidamente, sempre terminando em uma representação mental de bem-estar.

Em poucas palavras, é como usar a visualização para ajudar a criar bem-estar.

Referência: Se você quiser aprender mais sobre visualização e a conexão mente-corpo, você pode ler mais no meu livro, ‘Como sua mente pode curar seu corpo’, que contém capítulos sobre diferentes aspectos da conexão mente-corpo e como aproveita-lo – desde o efeito placebo, meditação, pesquisa sobre o uso de visualização para melhorar a recuperação de derrame, até seu uso em esportes, além de como criar estratégias de visualização e uma lista AZ de condições com visualizações de exemplo para cada uma.
Copyright 2022 David R. Hamilton PhD.

Autor: David R. Hamilton PhD
Fonte primária: https://drdavidhamilton.com/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2022/05/21/how-to-use-visualisation-for-wellness/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Patricia Leodoro

Compartilhe esse artigo

About Author