Construindo resiliência para aumentar sua energia

Construindo resiliência para aumentar sua energia

Compartilhe esse artigo

A vida não vem com um roteiro. Em sua jornada, você encontrará solavancos, curvas fechadas, e mais do que alguns becos sem saída. É fácil perder seu caminho durante esses tempos difíceis e sentir como se todo o seu trabalho e esforço fossem em vão.

Porém, todas as suas experiências de vida definitivamente ajudaram você a se tornar a pessoa que é hoje. Términos difíceis e se despedir de pessoas amadas é difícil, mas essas experiências o ensinam a ser mais empático e compreensivo com os outros, que também estão passando por momentos difíceis. Da mesma forma, oportunidades perdidas de crescimento podem deixá-lo se sentindo vazio. Contudo, a longo prazo, uma oportunidade perdida o ensina mais sobre si próprio do que os sucessos jamais poderiam.

A chave para aprender com as reviravoltas da vida é a resiliência. Resiliência parece diferente para cada um, mas desenvolver um mindset adaptável e de crescimento pode ajudá-lo a superar desafios e aumentar sua energia.

O Que é Resiliência?

Resiliência é algo como uma palavra da moda entre defensores e conselheiros de autoajuda – e por bons motivos. Resiliência é como uma chave mestra que desbloqueia as lições de vida mais difíceis e o ajuda a ver o lado positivo durante momentos difíceis.

Porém desenvolver resiliência é, por si só, desafiador. Se você nunca teve um modelo de resiliência, então você pode ter dificuldade de ver o lado positivo ou de se recuperar de um revés.

No entanto, você ainda pode se tornar mais resiliente com o tempo e com um pequeno auxílio de pessoas próximas a você. Por exemplo, você pode criar uma rede externa de suporte que você possa confiar quando se sentir sobrecarregado. Alternativamente, você pode focar em reformular o problema e dividir um grande desafio em etapas menores e acionáveis.

A chave é refletir sobre os desafios e entender o problema que você está enfrentando e como está impactando na sua energia.

Refletindo

A habilidade de refletir sobre os desafios da vida é uma habilidade subestimada. Mas a American Psychological Association (APA) sustenta que o pensamento resiliente ”pode ser cultivado e praticado”.

Agora, somente pensar sobre os seus problemas não ajudará necessariamente. Deixar seus pensamentos em espiral provavelmente o deixará sobrecarregado e sem energia. Ao invés disso, você precisa dar a si mesmo um meio produtivo para refletir.

Felizmente, a arte proporciona um espaço maravilhoso para pensar claramente e aumentar sua energia.  Práticas artísticas simples como escrever no diário, rabiscar ou pintar pode ajudá-lo a ver os seus desafios por uma nova perspectiva e proporcionar o impulso que você precisa para avançar.

Escolha um meio que se adapte ao seu estilo de vida e o motive. Então considere as seguintes perguntas como um prompt:

  • Como é a calma para você? Tem um cheiro ou sensação específica? É de uma cor ou tom particular? Se a calma fosse uma cena, o que estaria incluído nessa cena?
  • Quando os seus heróis passam por adversidades, como eles reagem? Isso pode ser fictício ou real em sua vida, mas tente escolher alguém que você conheça bem e te inspire a superar desafios.
  • Relembre um momento que você sentiu orgulho. Pode ser algo pequeno, como ser gentil com um estranho, ou você pode focar em uma grande conquista de vida. Que coisas positivas essa sua versão diria para você agora para ajudá-lo a superar um desafio ou problema?

Expressar-se através da arte, como poesia, pintura ou diário o ajuda a reformular pensamentos ou sentimentos negativos. Ao mesmo tempo, aprender novas habilidades e desenvolver um hobby pode aumentar sua autoeficácia e ajudá-lo a focar em algo diferente dos seus estressores.

Exercício e Sono

Hobbies como arte são ótimos para a auto expressão e bem-estar mental. Mas você não deve esquecer que sua saúde física também impacta em seus pensamentos, sentimentos e energia. Isso significa que, quando você constrói resiliência, você não pode negligenciar elementos de seu bem-estar físico, como exercícios e sono.

Comece tentando encontrar um hábito de exercício que funcione para você. Isso não precisa envolver um treino intenso ou competição, mas pode ser algo simples como fazer uma aula de ioga suave ou caminhar para obter mindfulness. Simplesmente mexer o seu corpo e praticar mindfulness melhora sua saúde mental holística e o ajuda em sua jornada em direção a maior resiliência e maior energia.

O sono também desempenha um papel vital em sua resiliência e energia. O CDC recomenda que um adulto tenha de 7 a 9 horas de sono por noite para manter sua energia e foco durante o dia. Não conseguir dormir o suficiente é uma maneira infalível de inviabilizar sua resiliência e deixá-lo se sentindo exausto.

Você pode aumentar a qualidade do seu sono criando uma rotina de dormir que promova calma e se encaixe ao seu estilo de vida. Idealmente, você deve desligar todos os equipamentos eletrônicos pelo menos uma hora antes de terminar o dia. Você deve ocupar o tempo que antes passava nas redes sociais com coisas como diário, meditação ou exercícios leves de ioga antes de dormir.

Resiliência e Relacionamentos

A resiliência nos ajuda a superar desafios e obstáculos. Porém algumas vezes na vida, você simplesmente tem que desistir e seguir em frente. Escolher intencionalmente deixar um relacionamento ruim, na verdade constrói sua resiliência e irá ajudá-lo a ter uma vida mais feliz a longo prazo.

Resiliência é particularmente importante se você passou recentemente por um término ruim. Deixar um parceiro ou cônjuge pode parecer esmagador e deixá-lo questionando toda sua identidade. Porém, você deve encontrar resiliência nesses momentos e lembrar que uma separação de um parceiro não significa o término da sua felicidade.

Você pode superar términos ruins e desenvolver sua resiliência apoiando-se mais em suas conexões sociais e criando uma rotina saudável que apoie sua saúde física e emocional. Tente evitar conflitos desnecessários, e estipule algumas metas que ajudem a transformá-lo na próxima versão de si mesmo.

Superar um término ruim pode ajudá-lo a promover um maior amor-próprio e elevar sua energia. Sem perceber, seu antigo parceiro pode tê-lo deixado para baixo e estar te impedindo de atingir seu potencial. Mas, após o rompimento, um mindset resiliente permite que você cresça e redescubra a si mesmo.

Conclusão

Cultivar um mindset resiliente é uma ótima maneira de manter sua energia espiritual e crescer com suas falhas. Você pode desenvolver maior resiliência praticando artes como pintura ou poesia e mantendo hábitos saudáveis como exercícios regulares. Com o tempo, a resiliência pode ajudá-lo a desenvolver maior amor-próprio conforme você navega pelas curvas da vida.

Canal: Frankie Wallace
Fonte Primária: https://headstuff.org/author/frankie-wallace/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2022/05/17/building-resilience-to-raise-your-energy/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Nicole Bardy Mazzari

Compartilhe esse artigo

About Author