Maria Angélica Baron – “Nódulos e tumores no útero”

Maria Angélica Baron – “Nódulos e tumores no útero”

Compartilhe esse artigo

NÓDULOS E TUMORES NO ÚTERO – QUANDO NOS CASTRAMOS EM NOSSA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO E REALIZAÇÃO

O útero é o órgão da maternidade e da criação – é ele que gera o novo ser que chegará a este mundo. Durante a gestação, pode aumentar em até vinte vezes o seu tamanho natural a fim de se adaptar às novas condições fisiológicas e tornar o ambiente favorável ao desenvolvimento embrionário. Todos os meses, na espécie humana, o útero se prepara para receber um embrião e, quando isso não ocorre, as glândulas e epitélio que se desenvolveram sofrem descamação, gerando a menstruação.

Energeticamente, o útero é um dos órgãos mais femininos do corpo, uma vez que está presente apenas em organismos com genótipo feminino. Ele é o berço da alma, aquele que possibilita o desenvolvimento físico de um ser que irá encarnar neste plano. Ele não apenas é o órgão que dá vida a outro ser, mas aquele que dá vida à nossa própria alma. Em função disso, é chamado de “o berço da vida” e está associado aos relacionamentos e à criatividade (de criação). É ainda no útero que iniciamos o nosso primeiro relacionamento neste plano terrestre – a relação com a nossa mãe!

Metafisicamente, a saúde do útero está relacionada à nossa espontaneidade e à nossa capacidade de concretizar nossos sonhos e à nossa liberdade de expressão. Quando uma mulher é “castrada”, impedida de realizar sua vocação e seus sonhos, seu útero pode adoecer.

Quando permitimos que outras pessoas ditem as regras da nossa vida, que determinem o que podemos ou não podemos fazer, estamos conferindo a ele (ela) o nosso poder, a nossa autenticidade e capacidade de criação. Ouvir conselhos de pessoas mais experientes pode servir como uma bússola, um norte para nos guiar. Entretanto, nós somos os únicos que decidimos o que podemos ou não podemos fazer, desde que, é claro, isso não inflija os direitos de outros.

Cada pessoa vem a este mundo com um dom, uma vocação que deve expressada. Negar isso para viver de acordo com o que os outros esperam é negar nosso próprio poder e deixar de prestar ao mundo a nossa contribuição única.

Para se libertar disso, não é necessário uma rebelião, agressividade e lutas opressivas pelos direitos das mulheres. Mas apenas acreditar em si mesma, nos seus potenciais, e não permitir o que o medo determine as suas atitudes e escolhas de vida. Para isso, é importante acreditar em si mesma, na sua própria força e assumir as rédeas da sua vida, com firmeza, mas também com leveza e sensibilidade, típicas da energia yin.
A mulher que não confia em si, acomoda-se em deixar que sua vida seja guiada por um parceiro ou pelos pais. Dessa forma, fica mais fácil apoiar-se em alguém quando algo não dá certo, conferindo ao outro a responsabilidade pela sua vida.

Do ponto de vista médico, os tumores de útero estão relacionados a genética, desequilíbrios hormonais, alimentação, hábitos de vida estressantes, dentre outros. Já na visão metafisica, os nódulos uterinos surgem quando a mulher abre mão de seus valores e escolhas, assumindo uma vida que não é sua. Essas mulheres geralmente foram podadas desde a infância pelos próprios pais e aprenderam com as mães o papel submisso numa relação, sendo geralmente, desacreditadas e repreendidas por fazerem aquilo em que acreditam. Com isso, passam a exercer o papel que outros escolheram para elas – de filha, profissional, esposa e mãe perfeitas. Isso não significa que, para ser uma mulher feliz, é preciso se revoltar a fazer tudo contrário ao que pedem, mas sim saber fazer conceções sem abrir mão de seus próprios valores e de sua maneira de ser.

Para as mulheres que desenvolvem nódulos no útero, o que move suas atitudes geralmente é o contínuo e desgastante desejo de ser aceita pelo outro, sufocando suas próprias vontades e aptidões. Com isso, passam a sentir uma angústia contínua e sufocante, como se algo as chamasse atenção para aquilo que não querem enxergar. Essa angústia é um apelo da alma pedindo para ser ouvida e não deixar de se expressar e ser quem veio para ser.

Cabe aqui ressaltar que os tumores malignos representam o ponto máximo do desequilíbrio energético e emocional, sendo o estágio final das dores acumuladas ao longo da vida.

Independente do tipo de tumor que você desenvolveu, o recado que essa doença transmite é fazê-la rever sua vida e suas escolhas, se estão de acordo com seus próprios valores. Em que momento você se permitiu ser castrada e banida em sua capacidade de escolher e criar? O que você deixou de realizar para viver conforme o que esperam de você? De quais valores você abriu mão para ser aceita em um meio que, nem sempre, é aquele que você gostaria de escolher para sua vida? Se essa doença surgiu em seu corpo, sempre é tempo de rever e começar, a partir de hoje, a fazer suas escolhas para uma vida plena e feliz à sua maneira, assumindo todos os riscos pelos erros, acertos e por sua total felicidade. Resgate sua essência, ouça a sua alma, imprima no mundo os seus dons. Não conheço uma única pessoa feliz, de fato, que tenha vivido a vida de outra pessoa.

Compreender essas verdades nem sempre é confortável, mas é necessário para que cada um desenvolva uma vida plena e rica de satisfação e felicidade. Não perca a oportunidade que a vida lhe dá de deixar no mundo sua marca, de criar a vida que você sonha, pois apenas você é responsável pela sua própria vida e por sua autorrealização.

(Diante de um problema físico, procure sempre um profissional de saúde)

Com amor e leveza.

Maria Angélica Baron

Fonte:  Alquimia Sagrada Das Ervas 

Compartilhe esse artigo

About Author