Hakann – “O Caminho da Observação”

Hakann – “O Caminho da Observação”

Compartilhe esse artigo

Meus queridos irmãos e irmãs,

Aqui é Hakann falando. Eu os amo muito e estou feliz por poder mais uma vez me conectar com você.

Hoje gostaria de apresentar a você um caminho espiritual e de autocura. É muito simples, mas também profundo e poderoso. Eu o chamo de Caminho da Observação.

Todo o processo deste caminho é o seguinte exercício:

Sempre que um pensamento ou emoção surgir, observe-o, sem tentar reprimi-lo, julgá-lo ou modificá-lo.

É isso. Esse é o caminho da observação.

Existem vários caminhos e práticas já conhecidas em seu mundo que são semelhantes a este. Do meu ponto de vista o que torna o Caminho da Observação um pouco diferente é que ele convida você a observar seus pensamentos e emoções, digamos, cem vezes por dia, por dois segundos cada.

Esses números não são imutáveis. A ideia é apenas observar seus pensamentos e emoções à medida que surgem, em vez de sentar-se de antemão com a intenção de meditar. E a ideia é que observar muito brevemente seus pensamentos e emoções é suficiente na maioria dos casos.

Alguém poderia argumentar que o que descrevi aqui é apenas atenção plena(mindfulness), mas a maioria das pessoas associa atenção plena a comer uma maçã conscientemente ou a sentar e meditar, ou ainda ao estado de atenção plena. Eles geralmente não associam a atenção plena à prática de observar seus pensamentos e emoções por, digamos, dois segundos, cem vezes por dia.

Além disso: você quer ter uma mente cheia? Se não, então por que você pratica a plenitude da mente? Você não quer alcançar o vazio da mente?

Este não é um ponto banal. As palavras importam. Se você deseja alcançar uma mente vazia, não sugiro dizer que você praticará a plenitude da mente. Se você quiser praticar a atenção plena da maneira convencional, tudo bem, mas mesmo assim sugiro usar uma palavra diferente para isso.

Então, como é esse caminho da observação?

Suponha que alguém faça uma declaração e você sinta raiva ou dor surgindo dentro de você. Nesse caso, convidamos você a primeiro observar brevemente essa raiva ou dor. Fazer isso abre a porta para responder conscientemente, em vez de apenas reagir inconscientemente ou atacar inconscientemente.

Ou suponha que surja em você um pensamento do tipo “essas pessoas são más e erradas” ou “isso é bom, aquilo é ruim”. Nesse caso, novamente o convidamos a primeiro observar isso brevemente, sem tentar reprimir, julgar ou mudar esse pensamento. Este breve momento de observação novamente abre a porta para tomar decisões conscientes e agir de maneira consciente. Talvez você concorde com esses pensamentos, talvez não, mas de qualquer forma isso pode ajudá-lo a agir conscientemente.

Ou suponha que surja um pensamento que diga “Preciso lavar a louça hoje”. Você pode apenas observar esse pensamento. Talvez com o tempo você perceba que, de fato, não é verdade que você deve lavar a louça, porque ninguém virá prendê-lo se você não o fizer. Em vez disso você escolhe lavar a louça porque considera essa tarefa menos desagradável do que ter que comer em um prato sujo.

Só porque duas escolhas são desagradáveis – lavar a louça e não ter um prato limpo – não significa que ainda não seja uma escolha que você está fazendo.

Isso pode parecer trivial, mas se você continuamente diz a si mesmo que deve fazer todos os tipos de coisas, pode se sentir preso e estressado. Ao passo que, se você continuamente diz a si mesmo que escolhe fazer as coisas, pode se sentir significativamente mais feliz e mais livre. Mudar suas frases e modo de pensar de “eu devo fazer isso e devo fazer aquilo” para “eu escolho fazer isso e escolher fazer aquilo” pode ser muito útil para sua felicidade e bem-estar psicológico.

Voltemos ao Caminho da Observação. Em um nível mais profundo você pode até mesmo aplicá-lo a pensamentos de auto-identificação como “Eu sou um carpinteiro” ou “Eu sou americano” ou “Eu estou deste lado do debate esquerda-direita” ou “Eu sou um ser humano” ou outros pensamentos que o identificam como algo. Você pode observar brevemente esses pensamentos, com uma atitude de “aha, surge um pensamento que diz que eu sou um carpinteiro. OK. Este pensamento está aqui. Eu vejo isso.” Com o tempo isso pode abrir a porta para você perceber que é mais do que um corpo de carne e ossos, que é mais do que apenas sua vida atual.

O Caminho da Observação também pode levar à cura. Suponha que surja um pensamento ou emoção dolorosa como “Não sou bom o suficiente”. É curador apenas observar esse pensamento ou emoção, sem tentar reprimi-lo, julgá-lo ou mudá-lo. Nesse caso você pode querer continuar observando-o até que ele saia por conta própria, o que pode levar mais do que alguns momentos.

Você não precisa fazer nada de especial: a dor é curada apenas sendo observada, desde que você não a reprima, julgue ou tente mudá-la. Observar um pensamento pesado e doloroso uma vez pode não lhe dar uma cura completa, mas o curará parcialmente e diminuirá a gravidade desse pensamento.

Se você continuar observando a dor e ela se aprofundar, continue observando. Se o seu corpo quiser fazer alguma coisa, como chorar, tremer ou gritar, sinta-se à vontade para fazê-lo. Seu corpo sabe o que precisa para curar. Você pode pensar em seu corpo deixando-se mover, como o equivalente físico de deixar um pensamento apenas estar em sua mente sem tentar suprimi-lo.

E assim que a dor passar e sua atenção se voltar para outra coisa, deixe-a ir. Você não precisa se apegar a ela, analisar ou tentar mantê-la lá.

Então, este é o caminho da observação. Não vai mudar tudo imediatamente se você fizer isso uma ou duas vezes, mas se você continuar praticando, você se curará e experimentará um aprofundamento espiritual significativo.

De início você provavelmente se esquecerá regularmente de fazer isso. Isso é completamente normal. No começo, você pode tentar fazer isso, por exemplo, apenas uma vez por dia e, se fizer isso uma vez por dia, pode considerar isso um sucesso. Não precisa levar mais de dois segundos. Com o tempo, você pode começar a fazer isso mais de uma vez por dia.

Eu espero que isso ajude. Se você tentar, estou curioso para saber sobre suas experiências com o Caminho da Observação. Sinta-se livre para escrevê-lo como um comentário. Não posso garantir que o canalizador irá ler ou responder, mas eu, Hakann, irei ler.

Seu irmão estelar,

Hakann

Autor/Canal: AS
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Cd518YZd9nc

Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2022/11/25/hakann-the-observation-path/
Tradução: Sementes das Estrelas / Wender Amaral

Compartilhe esse artigo

About Author