Sri Daya Mata – “Como despertar a intuição para as decisões difíceis”

Sri Daya Mata – “Como despertar a intuição para as decisões difíceis”

Compartilhe esse artigo

“A intuição é a orientação da alma que surge naturalmente no homem quando sua mente está tranquila. O objetivo da ciência da Yoga é acalmar a mente para que, sem distorções, ela possa ouvir o infalível conselho da voz interna.” – Escreveu Paramahansa Yogananda, na Autobiografia de um Iogue.

Sri Daya Mata, uma de suas maiores discípulas diretas, comenta: Todos podem aprender a andar pela vida desfrutando de paz e serenidade radiantes. Em vez de permitir que as inevitáveis complexidades e situações difíceis nos deixem nervosos ou emocionalmente frustrados, devemos usar cada circunstância como motivação para abrir em nosso interior, uma nova janela para a consciência divina. O caminho para unir nossa consciência a consciência divina começa com a escolha diária de pensamentos e atos. É nossa a decisão de escolher o ego ou a alma para guiar a tendência da nossa consciência. O que os grandes mestres ensinam é que devemos, primeiramente, nos concentrar em substituir os desejos prejudiciais que nos mantêm no cativeiro mortal, por ambições saudáveis que desenvolvam nossa natureza mais elevada. Para saber como fazer a escolha certa em qualquer situação, precisamos guiar o nosso raciocínio pelo poder da intuição.

Todos possuem o dom do sexto sentido, mas a maioria das pessoas não o usa. Em vez disso preferem confiar nos relatórios dos cincos sentidos inferiores, que nem sempre fornecem dados precisos para que possamos reagir corretamente ou tomar as decisões certas. Além de terem âmbito e poder limitados, os sentidos interpretam tudo conforme seus próprios gostos e aversões e não segundo a verdade. A emoção é prejudicial, pois paralisa a habilidade de pensar, claramente, e de perceber uma situação de modo preciso. Quando aprendemos a separar os fatos das opiniões pessoais, o nosso discernimento não fica tão influenciado pelos desejos egoístas. Para aprender a tomar as decisões certas, portanto, o primeiro passo que sugiro é: torne a meditação uma parte habitual de sua vida diária. Sem períodos de meditação interiorizada, a atenção permanece, por hábito, concentrada no exterior, nos impulsos nervosos mentais e sensoriais, – o que produz tensão nervosa.

“A intuição é percebida principalmente no coração”, – dizia Yogananda. Sempre que você estiver preocupado com alguma coisa ou tentando encontrar o curso certo a seguir, concentre-se, calmamente, no coração. Não tente analisar o problema; apenas observe o seu coração. “

Texto extraído do livro Intuição – Orientação da alma para as Decisões da Vida, de Paramahansa Yogananda, editado pela Self-Realization Fellowshi.

Transcrição: Cleilma Solarys

Trecho do livro “Intuição – Orientação da Alma para as Decisões da Vida”, de Sri Daya Mata, discípula direta de Paramahansa Yogananda.

Compartilhe esse artigo

About Author