Do Caos à Calma: compreendendo a saúde espiritual em tempos incertos

Do Caos à Calma: compreendendo a saúde espiritual em tempos incertos

Compartilhe esse artigo

A saúde espiritual é um aspecto vital da nossa saúde e bem-estar geral. E tem se tornado cada vez mais importante nestes tempos caóticos. Alguns descrevem este momento como a era da pós-verdade. Onde tudo o que vemos, lemos ou pesquisamos na internet está em debate. Essa imagem é falsa? Você se envolveu involuntariamente em uma briga na Internet com um robô? Está ficando difícil saber o que é verdade e o que é ilusão. Num momento tão desestabilizador, a saúde espiritual ajuda-nos a aperfeiçoar as nossas capacidades de discernimento, nos dá ferramentas para a paz interior e nos ajuda a concentrar naquilo que é significativo.

O que é saúde espiritual?

Da mesma forma que a saúde física e mental, a saúde espiritual é fundamental para o nosso sentimento geral de realização, felicidade e bem-estar. Assim como uns se concentram na dieta e nos exercícios para melhorar a saúde física. Existem características e aspectos que devemos focar para melhorar a saúde espiritual. Embora a expressão seja altamente individualizada e subjetiva, existem pontos em comum nesta dimensão do bem-estar.

Características da Saúde Espiritual

Buscando Significado e Propósito: Indivíduos com saúde espiritual positiva buscam significado e propósito. Eles querem contemplar as questões mais profundas sobre a existência e o seu papel no mundo. E eles valorizam viver uma vida com propósito.

Esclarecendo Valores e Crenças: Querem estar enraizados na religião, na filosofia ou em um senso de interconexão com o universo. Uma pessoa com um forte senso de saúde espiritual terá passado algum tempo explorando o que lhe interessa. E eles compreenderão suas crenças e como foram formadas. Estão dispostos a reavaliar e liberar qualquer coisa que não os sirva mais.

Valorizando os Relacionamentos: Compreender a interconexão de todas as coisas é um aspecto fundamental da saúde espiritual. Quer se tratar da sua conexão com o mundo natural, das pessoas em sua vida ou do seu relacionamento com o seu Eu interior. Eles valorizam nutrir essas conexões e praticar o amor, o perdão, a gratidão e enxergar a perspectiva do outro.

Aprendendo sobre conceitos espirituais: Aprendendo sobre conceitos espirituais: não importa se sua espiritualidade está baseada na religião, na filosofia da Nova Era ou no paganismo. O importante é mergulhar profundamente nos ensinamentos e aprender os conceitos fundamentais. Isso proporciona uma conexão mais significativa e dá à pessoa ferramentas e técnicas espirituais alinhadas com seu sistema de crenças

Autoconsciência: A saúde espiritual geralmente envolve introspecção frequente e profunda. Solicite que o buscador entenda quem ele é e como aparece no mundo. Prestar atenção às suas mentes, emoções e ações e como tudo está interligado.

Uma Perspectiva de Interconexão: Compreender a interconexão de todas as coisas e ser capaz de alternar entre as perspectivas do indivíduo e do Todo. Isso significa que uma pessoa pode ter um ego saudável e compreender que somos todos um. E saber quando operar a partir dessas diferentes perspectivas.

Transcendência e admiração: A saúde espiritual pode envolver experiências que vão além do comum, como uma sensação de admiração ou momentos de transcendência que tiram as pessoas da separação para um campo maior de significado e conexão.

Vendo a Beleza: Reconhecer e apreciar a beleza do mundo, seja na natureza, na arte ou nas experiências humanas, contribui para um sentido do divino. Apreciar a beleza é um dos caminhos mais simples para explorar o mundo com energia.

Estar em Integridade: Ter uma vida espiritual saudável exige que o buscador seja autêntico em suas ações e palavras. Significa também ser responsável pelas suas ações e honrar os seus compromissos assumidos mesmo e com os outros.

Atos de Serviço: Contribuir positivamente para o bem-estar dos outros e da comunidade em geral é uma parte importante de ser uma pessoa espiritualmente saudável. E promove um senso de compaixão, generosidade e interconexão.

Envolvendo-se em Práticas Espirituais: Técnicas como meditação, atenção plena, oração, ioga, ritual e cerimônia são apenas alguns exemplos de práticas que conectam as pessoas ao Espírito e muitas vezes aumentam sua sensação de paz e autoconsciência.

Cultivando a Gratidão:  A gratidão é uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde espiritual. Reserve um tempo todos os dias para refletir sobre as coisas pelas quais você é grato, sejam elas grandes ou pequenas. A gratidão não apenas muda seu foco do que lhe falta para o que você tem, mas também promove uma sensação de contentamento e conexão com o bem maior.

Cuidar da sua saúde espiritual envolve conectar-se com o seu Eu Interior, encontrar um propósito e promover uma sensação de paz. Sentir-se conectado a algo maior do que nos ajuda a levar uma vida mais significativa. E nos permite explorar o mundo de múltiplas perspectivas. O desenvolvimento destes aspectos de nós mesmos desempenhará um papel importante no futuro da humanidade. E nos ajuda a mitigar grande parte do estresse e da incerteza nestes tempos tumultuados.

Por Angela Levesque
Fonte Primária: https://chaosandlight.com/from-chaos-to-calm-understanding-spiritual-health-in-uncertain-times/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2024/02/04/from-chaos-to-calm-understanding-spiritual-health-in-uncertain-times/
Tradução: Sementes das Estrelas / Isamara Damasceno Branco

Compartilhe esse artigo

About Author