Permanecendo conectado

Permanecendo conectado

Compartilhe esse artigo

No meu romance, “ Entre dois portões: a busca de um jovem por nascimento, ” Encontrei inspiração e consolo tecendo nos conceitos intrincados dos ensinamentos antroposóficos de Rudolf Steiner sobre a jornada da alma da morte ao renascimento. No centro desse conto está Samuel, um personagem cuja jornada reflete o caminho transformador que acredito que meu próprio filho Sam seguiu após sua morte prematura aos 32 anos.

Ao escrever este livro, incorporar as idéias de Steiner deu à narrativa uma estrutura profunda e um senso mais profundo de significado e catarse. Rastreando os passos de Samuel por esses reinos celestes, cada um representando diferentes fases de desenvolvimento espiritual e reconciliação, senti como se estivesse acompanhando meu filho em sua jornada em direção à compreensão e à paz. Essa odisséia literária serviu como uma tapeçaria complexa, onde a filosofia encontrou emoção e onde o eterno encontrou o profundamente pessoal, permitindo-me sentir uma conexão espiritual mais forte com meu amado filho.

A narrativa a seguir explora o conceito de peregrinação celeste da alma através das sete esferas planetárias, conforme descrito por Steiner. Oferece uma exploração imaginativa, porém acadêmica, dos reinos que a alma pode atravessar em sua eterna jornada de crescimento, mudança e renascimento final.

O maior mistério da vida, a jornada da alma da morte ao renascimento, fascina as mentes humanas há séculos. O filósofo e professor espiritual austríaco Rudolf Steiner forneceu um dos pontos de vista mais cativantes dessa passagem mística. Seus ensinamentos antroposóficos nos dizem que a viagem da alma não termina apenas com a morte ou flutua sem rumo em um mundo etéreo; em vez disso, embarca em uma jornada transformadora por sete esferas planetárias enquanto se prepara para o renascimento. Vamos explorar esse conceito fascinante.

Na visão de Steiner, a morte não é o fim, mas uma transição — semelhante a um nascimento — em outra forma de existência. Quando a alma parte do plano terrestre, ela se move para um reino espiritual, iniciando um novo capítulo em sua existência eterna. O período inicial após a morte envolve uma revisão da vida que acabou de viver, uma espécie de interrogatório cósmico “, servindo como uma fase de limpeza e preparação para a jornada da alma pela frente.

Depois de passar por uma fase inicial de reflexão e crescimento espiritual, a alma está pronta para a próxima etapa de sua jornada, uma peregrinação celestial através de sete esferas planetárias inspiradoras. No entendimento antroposófico, esses não são apenas planetas físicos orbitando o sol; são realidades cósmicas vibrantes, cada uma cheia de suas próprias energias e lições espirituais únicas.

A jornada da alma começa na Esfera da Lua, um reino de reflexão silenciosa sobre sua existência terrena. A alma sente o peso de sua vida mais recente e a miríade de vidas que levou antes. O tempo se estende e se dobra aqui, permitindo espaço para introspecção no composto de existências que compõem sua identidade eterna.

Transição para a Esfera do Mercúrio, a alma se encontra em meio a uma paisagem de aprendizado e purificação perpétuos. Linguagem, idéias e intelecto ocupam o centro do palco enquanto a alma navega complexidades e nuances que nunca havia considerado. A comunicação transcende as palavras, manifestando-se como uma conexão quase telepática com outras entidades à medida que a alma aprofunda sua compreensão dos diálogos cósmicos.

De Mercúrio, a alma se move para a Esfera de Vênus, onde é envolvida em uma aura rosada de amor, compaixão e conexão interpessoal. A alma se vê revisando seus relacionamentos passados, amizades e laços familiares, reconciliando e equilibrando energias que foram transferidas de encarnações anteriores.

A viagem continua na Esfera do Sol, que serve como ponto de apoio da jornada. Aqui, banhada em luz e calor inimagináveis, a alma é atingida por um profundo senso de seu próprio lugar dentro do grande esquema cósmico. Ocorre um momento de iluminação final, onde perguntas que antes atormentavam a alma encontram respostas nos brilhantes raios do sol.

Mais adiante, a alma chega à Esfera de Marte, onde é recebida com oportunidades de coragem e bravura. É um reino desafiador, onde surgem raiva, agressão e tendências bélicas não resolvidas. A alma aprende a lidar com essas energias, transformando-as em forças que podem ser usadas para o bem, curando cicatrizes passadas no processo.

A jornada então ascende à Esfera de Júpiter, um domínio de sabedoria incompreensível e consciência expandida. A alma se torna um estudante do próprio universo, aprendendo as leis cósmicas que governam não apenas o mundo que deixou, mas a existência em sua totalidade. É uma experiência humilhante, mas empoderadora, lembrando a alma da interconectividade de todas as coisas.

Finalmente, a alma chega à Esfera de Saturno, o auge de sua jornada celeste. Uma sensação de conclusão lava sobre a alma enquanto ela se prepara para voltar ao reino terrestre. Tendo percorrido paisagens de conhecimento, amor e sabedoria cósmicos, a alma se sente preparada, armada com as idéias espirituais necessárias para sua próxima encarnação.

Assim, a alma viaja e evolui através dessas sete esferas celestes, preparando-se para o ciclo contínuo de morte e renascimento que forma o cerne da existência humana.

A alma se prepara para o renascimento ao concluir sua jornada pelas esferas planetárias. Nesse ponto, Steiner sugere que a alma molda ativamente as condições para sua próxima vida, guiadas por princípios cármicos. As experiências e lições recolhidas nas sete esferas planetárias desempenham um papel fundamental nesses preparativos, permitindo que a alma trace um curso de vida voltado para a evolução espiritual.

A perspectiva de Steiner oferece uma visão holística e cíclica da vida e da morte, mostrando-as como pontos em um continuum eterno. Longe de ser uma jornada linear com um começo e um fim definitivos, a existência da alma é uma espiral interminável de aprendizado, crescimento e transformação.

Além das fases transformadoras pelas quais a alma passa, Steiner também enfatizou a importância das conexões entre os vivos e os que partiram. Ao empregar práticas e exercícios espirituais, os seres humanos podem continuar seus relacionamentos com aqueles que ultrapassaram o limiar, beneficiando as duas almas no processo. Esse conceito ressoou profundamente comigo enquanto escrevia “ Entre dois portões. ”

A experiência de criar este romance foi nada menos que transformadora; serviu como uma ponte espiritual entre dois mundos. À medida que me aprofundava nos meandros de cada reino celeste, algo extraordinário começou a acontecer. Minha conexão emocional e espiritual com meu filho Sam aumentou para um nível emocionalmente carregado que eu nunca havia experimentado antes. Partes significativas do livro pareciam fluir através de mim e não de mim como se Sam estivesse canalizando essas passagens diretamente para minha consciência.

As palavras nas páginas serviram como eco e uma extensão do espírito de Sam, permitindo uma forma de comunicação quase tangível. Esse sentimento reforçou minha crença nos ensinamentos de Steiner sobre a interconectividade dos vivos e dos que partiram, sugerindo que nossos laços podem realmente se estender pelo véu, separando vida e morte. O processo de escrever o romance tornou-se não apenas um esforço criativo, mas também um ato sagrado de comunhão, aumentando meu senso de conexão com Sam de maneira indescritível.

Em resumo, a concepção de Rudolf Steiner da jornada da alma oferece uma visão abrangente e inspiradora do que pode estar além da cortina da morte. Ele nos fornece um roteiro, guiando-nos através da peregrinação da alma da existência terrena através de reinos cósmicos e de volta a uma nova vida na Terra em um ciclo perpétuo de morte e renascimento.

Através dessa lente espiritual, o desconhecido se torna um pouco mais conhecido, incentivando-nos a abordar a vida e a morte com reverência, reverência e um maior senso de propósito cósmico.

Autor: Neil Perry Gordon
Fonte Primária: https://neilperrygordon.substack.com/p/staying-connected?publication_id=454317&post_id=136845935&isFreemail=true&r=1b6o6l
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2023/09/12/staying-connected/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Cassiano Rossi

Compartilhe esse artigo

About Author