Cultive uma mentalidade positiva

Cultive uma mentalidade positiva

Compartilhe esse artigo

Uma das melhores coisas a longo prazo que você pode fazer para ter uma vida mais feliz e relacionamentos melhores é cultivar uma mentalidade positiva.

Pessoas com mentalidade positiva vivem vidas mais longas e felizes. Eles têm  taxas mais baixas de doenças cardíacas, câncer . Eles vivem cerca de 7,5 anos a mais, em média. Aquilo é enorme.

Portanto, desenvolver uma mentalidade positiva pode ser uma das coisas mais impactantes que você pode fazer por si mesmo.

E há muitos efeitos posteriores: você é mais gentil com os outros quando está mais feliz, então seus relacionamentos são melhores. Você é mais brincalhão, mais alegre, mais propenso a realizar ações positivas e a se concentrar em objetivos significativos.

Então, como desenvolvemos essa mentalidade positiva?

Vou compartilhar algumas coisas que considero importantes…

  1. Observe sua tendência à negatividade. Muitas vezes não percebemos que temos uma tendência para uma mentalidade negativa. Este é um ponto cego para a maioria de nós. Para descobrir esse ponto cego, tente encontrar lugares durante o dia em que você tenha uma mentalidade negativa: reclamar, criticar, julgar, catastrofizar, sentir-se desamparado, ressentido, sentir-se vitimado, sentir-se pressionado ou sobrecarregado, sentir-se entediado ou solitário. NENHUM desses sentimentos está errado! São apenas coisas para notar e, à medida que notamos, teremos a capacidade de criar grandes mudanças.
  2. Observe o impacto da negatividade. Sem julgamento, fique curioso para saber como esses momentos de negatividade impactam sua vida. Como isso afeta sua motivação? Seus relacionamentos? O quanto as outras pessoas se divertem ao seu redor?
  3. Aceite seus sentimentos negativos. Comece a assumir a posição de que não há problema em sentir o que você sente. Cuide dos sentimentos negativos – como você pode acalmá-los? Como você pode expressá-los plenamente? Por exemplo, se você está com raiva, você pode se enfurecer como um lobisomem? Se você está se sentindo pressionado, pode gritar de frustração em um travesseiro? Exagere seus sentimentos, permitindo que eles percorram seu sangue, e você os deixará passar em vez de reprimi-los.
  4. Encontre uma postura nova e positiva para partir. Depois de esgotar a energia da emoção negativa, você poderá perceber que seu coração e sua mente estão mais abertos. Neste lugar você pode escolher algo novo. Qual postura você gostaria de assumir nesses momentos? Escolha um e pratique: talvez você procure algo para amar na outra pessoa. Talvez você adquira uma postura de servir aos outros, ou de ser compassivo, ou de dar amor incondicional. Essa nova postura exige prática.
  5. Veja o presente. Qualquer que seja a postura que você escolher, pode ser uma bela prática ver o presente a qualquer momento, mesmo naqueles que pareçam negativos. Quando alguém está chateado com você e você fica na defensiva… qual é a vantagem da tristeza dessa pessoa? Quando você se sente cansado e oprimido, qual é a dádiva de um momento de ternura como esse? Quando você teve um dia triste e solitário, que presente você pode encontrar na sua melancolia? Sempre há um presente a ser encontrado em cada momento desta breve e preciosa vida, se tivermos coragem de olhar.
  6. Prática maravilha. Da mesma forma, podemos praticar admiração e admiração a cada momento. Se adotarmos essa prática, o que queremos buscar é ver a maravilha e a beleza de cada momento da vida. Comece com as coisas mais fáceis: sair e ver a bela natureza ou alegrar-se com a luz que incide sobre nossos rostos. Ver o riso de uma criança ou o amor entre dois parceiros. Procure em todos os lugares! Mesmo nos lugares que consideramos mais desafiadores: podemos ficar maravilhados quando as pessoas se comportam de maneiras que normalmente não gostamos, ou quando o mundo é caótico, ou quando estamos feridos? É poderoso adotar essa prática.
  7. Mude sua fisicalidade. Se você normalmente age como Bisonho (do Ursinho Pooh) – caído e deprimido – então sua mentalidade permanecerá negativa. Isso está ok! Não há nada de errado em se sentir assim. Mas você pode praticar assumir a fisicalidade do Tigrão – mais positivo, animado, alegre, brincalhão. Se você dançar, sua mentalidade o seguirá. Como você pode ter uma atitude física alegre, grata e cheia de admiração diante da vida?

Este não pretende ser um guia completo para uma mentalidade positiva… mas sim um ponto de partida. Escolha uma das ideias acima que pareça fácil e útil e pratique-a!

Veja o que começa a mudar. Uma pequena mudança de cada vez, isso pode mudar toda a sua vida.

Com amor,

Leo Babauta

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/positive-mindset/
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2024/04/06/cultivate-a-positive-mindset/
Tradução: Sementes das Estrelas/ Isabella Damasceno Branco

Compartilhe esse artigo

About Author