Judith Orloff – “O segredo da escuta empática”

Judith Orloff – “O segredo da escuta empática”

Compartilhe esse artigo

A escuta empática é uma forma de ajudar a curar os outros por meio da qualidade de sua presença e atenção. Você conscientemente dedica seu tempo, foco e compaixão a alguém que precisa ser ouvido. Você diminui o ritmo para estar totalmente no momento, sem distrações. Nada de verificar mensagens, estar na Internet, assistir à televisão, examinar a sala ou atender a telefonemas. Você fica quieto. Você está em sintonia. Você está presente.

Como uma psiquiatra, sou um ouvinte treinado. Quando os pacientes me consultam, sou capaz de ouvi-los em um nível mais profundo, utilizando meu intelecto, minha intuição e habilidades empáticas. Isso é muito gratificante para mim, pois me dá a oportunidade de entender o que eles estão vivenciando em um nível mais profundo. Para fortalecer meus pacientes empáticos, eu os ensino a ouvir sua voz interior e a estabelecerem limites com pessoas difíceis, para que sua empatia possa ser uma fonte de força, amor e vitalidade em vez de “mal-estar”.

Ouvir com empatia é muito diferente de falar. É um exercício silencioso, não verbal de cultivar a presença e demonstrar atenção total. Isso também é conhecido como “escuta passiva”, que é diferente de “escuta ativa”, em que você faz perguntas e discute o que a pessoa compartilhou.

Seis chaves para a escuta empática

Aqui está uma visão geral dos principais pontos para praticar a escuta empática. Você pode aprender técnicas adicionais em meu livro The Genius of Empathy (O Gênio da Empatia).

  1. Mantenha-se neutro, seja testemunha

Como ouvinte, você testemunha a angústia de outra pessoa. Você se preocupa e, ao mesmo tempo, oferece alguns sorrisos, acenos de cabeça ou palavras de apoio.

  1. Cultive a aceitação

Tente ser tolerante com ideias que possam ser diferentes das suas, às quais você não tenha sido exposto antes ou com raciocínios que o deixem desconfortável.

  1. Defina um horário, local e limite de tempo

Tenha em mente que você não precisa ouvir todos que precisam, como muitas pessoas atenciosas tendem a fazer. Escolha quem você ouvirá e por quanto tempo.

  1. Mantenha-se em um único tópico

Chegar a um acordo sobre um tópico o mantém concentrado. Se um participante tentar cobrir uma lista de problemas, isso pode ser improdutivo e desgastante para ambos.

  1. Ouça sua intuição

Ouvir a sua intuição pode ajudá-lo a determinar o estado interior de uma pessoa. É uma forma não verbal de ser empático.

  1. Encerre a conversa

Quando estiver chegando ao fim do tempo de escuta acordado, você pode lembrar gentilmente ao interlocutor que está quase na hora de parar.

Quando você começar a praticar a escuta empática, simplesmente ofereça ao destinatário uma presença de apoio e sem julgamentos. Reservar um tempo para ouvir alguém lhe dá espaço para se expressar. As pessoas também gostam de compartilhar momentos felizes e descobertas. Ouvir isso é uma forma de compartilhar energia positiva e um senso de comemoração com os outros.

Canal: Judith Orloff
Fonte: https://drjudithorloff.com
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução:  Sementes Das Estrelas / Vinicius Canalli Massignan

Compartilhe esse artigo

About Author