Usando erros como combustível para crescer

Leo Babauta – “Usando seus erros como combustível para crescer”

Compartilhe esse artigo

Usando erros como combustível para crescer

Usando erros como combustível para crescer

USANDO SEUS ERROS COMO COMBUSTÍVEL PARA CRESCER

Ultimamente, tenho estudado xadrez e, embora ainda seja iniciante e não muito bom neste jogo, ele tem me ensinado muito sobre o processo de aprendizagem. Uma das melhores lições que tenho aprendido é que meus erros servem como combustível para o motor do meu crescimento como jogador.

Isso se aplica, claro, a tudo que fazemos na vida. Quando estamos em um processo de aprendizado ou de crescimento, inevitavelmente cometemos erros. Se não os cometermos, provavelmente não estamos crescendo, pois estamos fazendo algo em que já somos bons!

Vejamos alguns exemplos:

Aprender um idioma: se você acerta todas as frases, está falando apenas as frases que já conhece. É quando você começa a esquecer palavras ou frases que está entrando em território desconhecido. E essas palavras ou frases esquecidas ou distorcidas mostram o que foi esquecido, para que você possa estudar, praticar e, eventualmente, incorporá-las ao seu território conhecido.

Usando erros como combustível para crescer

Adquirir um novo hábito: se você o fizer perfeitamente, provavelmente foi fácil demais (e essa não é uma maneira ruim de começar). É quando você tem um pouco de dificuldade com o hábito que você adentra a zona de desconforto e cresce de verdade, e tais dificuldades iluminam as áreas em que você precisa crescer e o que é preciso aprender.

Assumir um projeto importante: alguns projetos são fáceis e pode-se concluí-lo em poucos dias. Mas projetos de longo prazo envolvendo algum desafio nos mostram onde está nossa resistência interna e nos ensinam algo sobre nós mesmos. Não “como sou ruim”, e sim “onde estou preocupado com minha autoimagem?” ou “o que posso descobrir sobre minha motivação?”.

Os exemplos não terminam por aí – esta ideia se aplica a aprender a escalar (ou qualquer outro esporte), melhorar a forma de lidar com conflitos (ou qualquer aspecto dos relacionamentos), falar em público, expandir seus negócios, estudar alguma matéria na escola e muito mais.

O que você está tentando desenvolver como pessoa atualmente? O que está tentando aprender?

Vamos ver como usar estes erros para impulsionar seu crescimento.

UMA VISÃO POSITIVA DOS ERROS

A primeira coisa que precisamos fazer é analisar a visão que temos dos nossos próprios erros. Percebi que acho meus erros no xadrez constrangedores e, quando olho para outras áreas, também percebo este constrangimento. Quero esconder os erros dos outros, pois os considero vergonhosos.

Enquanto mantivermos esta visão, será difícil usar nossos erros para melhorar, porque achamos que não deveríamos cometê-los. Se isso for verdade, provavelmente não os analisamos mais profundamente, pois isso pode ser muito doloroso.

Eu te encorajo a considerar a ideia de que errar ensina alguma coisa. Os erros iluminam seu caminho.

Errar também faz parte do aprendizado – não dá para aprender sem errar. Ninguém aprende sem errar, nem mesmo os especialistas.

Por fim, errar pode até ser divertido! Se adotarmos a atitude “Vou brincar com isso, ver se funciona, experimentar e ver no que dá”… então vira um experimento ou um parque de diversões. Isso é muito divertido!

UM MÉTODO PARA USAR SEUS ERROS PARA CRESCER

Certo, com esta visão acerca dos erros, vamos ver como podemos usá-los para crescer.

Aqui está o que você pode tentar:

Dê o seu melhor. Seja enfrentando um desafio em um idioma ou esporte, ou se esforçando em um projeto ou mudança de hábito… dê o seu melhor. Isso significa não fazer as coisas sem intenção; dê o seu máximo, com atenção total. Você pode crescer se tentar seguir o caminho mais fácil, mas crescerá exponencialmente se der o seu máximo.
Anote seus erros. No xadrez, estou anotando os erros que cometo nas partidas. Isso me dá algo para refletir e crescer. A maioria das pessoas quer superar os erros que cometem (de novo, por vergonha), mas analisá-los mais profundamente realmente ajuda.

Reflita sobre seus erros. Se você tem um treinador ou professor, reflita com eles sobre seus erros, pois isso pode ajudar bastante. Caso não tenha, tudo bem – reserve um momento algumas vezes por semana (ou mais, se tiver tempo) para refletir sobre o que você pode aprender com esses erros. O que eles revelam? Que coisa nova você pode experimentar? Se esqueceu alguma coisa, estude o que esqueceu.

Tente de novo, com intenção. Faça outra tentativa, mas com a intenção de praticar o que estudou ou a nova maneira que quer experimentar. Não espere perfeição, apenas tente ser intencional. Com o tempo, este passo levará à expansão.
Repita! Você vai tropeçar bastante, mas tudo bem. Continue! Se usar este processo regularmente, você vai crescer.

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Mariana Spinosa

Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário