O que fazer quando você se deparar com um gatilho

O que fazer quando você se deparar com um gatilho

Compartilhe esse artigo

O que fazer quando você se deparar com um gatilho

O que fazer quando você se deparar com um gatilho

O QUE FAZER QUANDO VOCÊ SE DEPARAR COM UM GATILHO

Seja nos relacionamentos pessoais, em pessoas grossas ou nas coisas malucas acontecendo no mundo… todos nós nos deparamos com algum gatilho emocional de vez em quando. Ficamos frustrados, com raiva, magoados, nos fechamos e assim por diante.

A questão não é “Será que algum dia encontrarei algum gatilho?” … e sim “O que posso fazer quando o encontrar?”. Este será um breve guia.

A primeira coisa a fazer é perceber que você encontrou um gatilho – o sistema nervoso é ativado e você fica chateado. Muitas pessoas não percebem. Simplesmente agem de forma raivosa ou entram em pânico, o que, geralmente, não leva a bons resultados. Então, se você perceber que algo está te provocando, conseguirá fazer algo a respeito em vez de ficar no piloto automático.

Em segundo lugar, reserve um momento para fazer uma pausa. Pode ser apenas sentar e respirar. Ou, se estiver discutindo com alguém, tire um tempo para si. Saia da situação, se possível. Caso não seja, respire fundo algumas vezes.

RESPIRAR PROFUNDAMENTE

Terceiro, aprofunde e desacelere a respiração. Pode parecer óbvio para alguns, mas é notável que poucas pessoas realmente façam esta prática quando estão sob efeito de estímulos, porque naquele momento de ativação do sistema nervoso, nos esquecemos disso. Então, pare um pouco e respire mais lentamente. Aprofunde a respiração na barriga em vez de apenas na parte superior do peito (respiração superficial). Esta respiração mais lenta e profunda fará com que seu sistema nervoso saia da resposta de luta ou fuga e entre em um modo mais calmo.

Em quarto lugar, perceba que você está preso a uma narrativa e, provavelmente, a uma reação exagerada. É provável que você esteja preso a um hábito de pensamentos sobre uma pessoa, sobre si mesmo ou sobre uma situação: “Por que ele sempre faz isso?” e outros pensamentos do tipo. Não tem nada de errado nesta narrativa/padrão de pensamento, mas, provavelmente, é um padrão antigo, de muito tempo, e pode não ser o mais útil para você. Apenas perceber isso já é algo enorme. Também é bom perceber que você pode estar reagindo a alguma mágoa de anos atrás, e reações vindas de algum tipo de mágoa costumam vir com uma dose de exagero. Não há nada de errado em ter uma reação exagerada quanto estamos feridos, mas é importante perceber quando passamos do ponto.

VALIDAR SENTIMENTOS

Valide seus sentimentos, mas não deixe que eles te dominem. Sentimentos são sentimentos – você não está errado em senti-los. Em vez de dizer a si mesmo que não deveria exagerar ou ficar chateado… tente reconhecer e validar seus sentimentos. Isso pode ser feito apenas dizendo a si mesmo: “Estou chateado. Estou magoado. E está tudo bem, faz todo o sentido se sentir assim”. Fazendo isso, você permite que seus sentimentos sejam vistos e reconhecidos, e eles podem se acalmar um pouco.

Encontre uma maneira saudável de processar suas emoções e agir com mais calma. Às vezes, dar uma caminhada, desabafar com alguém, fazer algum exercício para liberar energia, gritar no travesseiro ou se acalmar podem ajudar. Depois de processar essas emoções (não as ignore, se possível), encontre uma ação calmante que ajude você ou a situação. Por exemplo, assumir a responsabilidade e pedir desculpas pode ajudar. Ou compartilhar seus sentimentos de forma vulnerável, ou falar claramente, mas com calma, sobre seus limites, ou sair da situação. O que seria mais útil para todos os envolvidos?

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Mariana Spinosa

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário