Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Compartilhe esse artigo

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

OITO BENEFÍCIOS HOLÍSTICOS DE CORRER AO AR LIVRE NA NATUREZA

Minha mãe tem essa coisa de, quando vê um cardeal voando ou pousado em uma árvore, ela diz que é da família. Um membro que faleceu, querendo saber como estamos. De vez em quando, quando estou correndo em uma trilha, um deles pousa na minha frente e, não importa o quão cansado eu esteja, isso me revigora e me faz sorrir. Às vezes, até corro um pouco mais por causa disso.

Há inúmeras outras vezes em que tenho esses pequenos momentos correndo ao ar livre. Então, o que há de tão bom em correr na natureza?

Há muitos fatos conhecidos sobre os benefícios que correr é bom para você, deste a saúde cardíaca ao tônus ​​muscular, esses benefícios são facilmente encontrados em abundância em revistas e posts de blogs. É provável que você já os conheça.

Meu objetivo neste artigo é abordar alguns dos benefícios menos conhecidos, mas muito interessantes, de correr na natureza.

Na minha opinião, os benefícios fisiológicos de correr ao ar livre costumam ser o aspecto mais negligenciado, porém interessante, de percorrer trilhas locais.

Vamos explorar!

BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS DE CORRER AO AR LIVRE

  1. Gerenciamento do estresse

Embora muitas vezes tenha má reputação por razões óbvias, o estresse desempenha um papel vital em nos ajudar a crescer e evoluir como seres humanos, além de nos ajudar a cumprir as metas e responsabilidades que estabelecemos para nós mesmos, desde que, metaforicamente falando, não transbordemos o copo. O estresse crônico, ou o excesso de estresse, é ruim para nós, mas descobriu-se que o estresse voluntário e controlável tem efeitos rápidos e duradouros, tanto mental quanto fisicamente.

De acordo com  uma pesquisa da UC Berkeley , “O estresse controlável aumenta o estado de alerta e o desempenho. E, ao estimular o crescimento de células-tronco que se transformam em células cerebrais, o estresse melhora a memória. O aumento de células-tronco e a geração de neurônios fazem sentido do ponto de vista adaptativo.”

Então, o que isso tem a ver com correr ao ar livre? Primeiro, correr, em geral, é um estresse voluntário tanto para a mente quanto para o corpo. Quanto mais saímos para correr, mais trabalhamos para aumentar nossa força, resistência, disciplina e resposta ao estresse. Correr ao ar livre nos dá mais variabilidade e nos mantém mentalmente fortes e adaptáveis ​​ao nosso ambiente. Já treinou para uma corrida na primavera e, no dia da corrida, está 27°C e úmido? Não é divertido para ninguém, e raramente você ouvirá falar de alguém correndo seu melhor tempo nessas condições. Escolher correr em um clima abaixo do ideal nos mantém mental e fisicamente flexíveis a essas mudanças no ambiente. Da próxima vez que estiver 7°C e chovendo, ou, por outro lado, 27°C e ensolarado, exercite seu músculo da motivação e saia de casa. (Lembre-se apenas de se equipar adequadamente e se manter hidratado!)

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Posso atestar isso pessoalmente, pois o inverno, mais do que o calor do verão, é quando tenho mais dificuldade para amarrar os tênis e sair de casa. Posso dizer com certeza, porém, que 100% das vezes que consigo correr, fico feliz por ter conseguido. Me sinto melhor, e estou melhor por isso.

  1. Aproveite momentos de admiração

Assim como avistar um cardeal, há muitas coisas que vivenciamos ao correr ao ar livre que nos fazem sentir bem. Flores desabrochando ao longo de uma trilha, uma cachoeira com neblina (se você tiver a sorte de morar em uma área com cachoeiras!), um belo pássaro mergulhando e um grande veado parado à frente na trilha.

Essa  ideia pode ser chamada de admiração. A admiração costuma ser reservada para grandes momentos, como ver um enorme arco-íris duplo no céu ou contemplar o Grand Canyon pela primeira vez. A admiração também pode ser vivenciada por meio do que chamarei de “micromomentos”, e há muitas oportunidades para esses momentos durante uma corrida na natureza. Esses momentos também são cientificamente benéficos para os humanos.

“Mesmo breves experiências de admiração proporcionam uma série de benefícios, incluindo uma maior sensação de tempo e sentimentos aprimorados de generosidade, bem-estar e humildade”, de acordo com  um estudo da Universidade da Califórnia em São Francisco .  Pesquisas adicionais da Universidade da Califórnia em Berkeley  descobriram que vivenciar a admiração regularmente pode provavelmente ajudar a reduzir os níveis de inflamação (algo que muitos de nós, corredores, podemos aproveitar).

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Benefícios para a saúde física de correr ao ar livre

  1. Absorva um pouco de vitamina D

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes do nosso corpo, auxiliando-nos de diversas maneiras, desde a densidade óssea até a saúde imunológica. Apesar disso, cerca de 35% dos americanos têm deficiência de vitamina D, de acordo com a  Cleveland Clinic .

Uma das melhores maneiras de aumentar seus níveis de vitamina D é a luz solar direta absorvida pela pele. Qual melhor maneira de fazer isso do que correndo nas trilhas locais enquanto respira o ar fresco? Da próxima vez que você estiver correndo e o sol estiver brilhando, imagine a natureza lhe dando um gotejamento intravenoso metafórico de um nutriente vital. Muito legal, né?

  1. Melhore o seu condicionamento físico em geral

Em quase todos os sistemas da Terra, seja o corpo humano, a sociedade ou o seu jardim, a diversidade cria mais resiliência e força. Correr ao ar livre oferece mais diversidade de terrenos e estímulos, desde pular buracos e poças, virar esquinas, subir e descer morros ou escadas, evitar raízes na trilha e muito mais. Por sua vez, exige mais do seu corpo em comparação a correr em uma esteira, estrada pavimentada ou pista de atletismo.

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Por exemplo, o seu trono é mais acionado quando você faz uma curva ou percorre uma trilha em zigue-zague, seus quadríceps são mais acionados quando você corre ladeira abaixo e suas panturrilhas são mais acionadas ao pular um meio-fio ou subir uma ladeira. Correr na esteira (embora ainda seja um ótimo exercício físico) limita o número de músculos que você aciona em comparação com correr ao ar livre.

Quanto mais forte for o seu corpo, mais resiliente e eficiente ele se tornará. Além disso, quanto mais você salta pela trilha evitando raízes ou pedras, mais você desenvolve um melhor senso de equilíbrio.

  1. Melhore a saúde dos seus joelhos e costas

Eu sei que isso pode ser difícil de acreditar. Muitos de nós, corredores, provavelmente já ouvimos: “Seus joelhos vão estar destruídos quando você chegar aos 50!”. No entanto, um  estudo do The Journal of Bone and Joint Surgery,  comparando 675 corredores, concluiu que a taxa de artrite em maratonistas era bem menor do que a do americano em médio. Ao correr em trilhas ao ar livre, a superfície mais macia é mais suave para os joelhos, quadris e costas do que o concreto ou uma esteira.

  1. Aumente sua expectativa de vida

Uma  meta-análise de 2018 publicada no British Journal of Sports Medicine  concluiu que a participação em corridas está associada a um risco 27%, 30% e 23% menor de mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares e câncer, respectivamente, em comparação com a ausência de corrida. Essa é uma diferença bastante significativa e um ótimo motivo para sair de casa toda semana.

Benefícios para a saúde mental de correr ao ar livre

  1. Diminuir a depressão

Oito benefícios holísticos de correr ao ar livre na natureza

Em termos simples,  correr ajuda a combater a depressão . Isso provavelmente não é surpresa para a maioria, pois acredito que qualquer corredor que esteja lendo isso concordaria que correr ajuda a manter o estresse e a ansiedade equilibrados e a afastar a depressão. Correr ao ar livre acrescenta outra camada de saúde mental à equação. Ao correr ao ar livre, você está respirando ar fresco, correndo enquanto o sol nasce ou se põe, talvez sentindo o vento nas costas ou o frio de uma manhã.

Nós, humanos, evoluímos ao longo de muito tempo em uma relação simbiótica com a natureza. Provavelmente, parece, bem, “natural” e revigorante para a maioria. Correr ao ar livre permite explorar novos lugares e novas trilhas, além de ver, ouvir, cheirar e sentir coisas novas. Você provavelmente passa por pessoas e troca olhares, talvez até sorria. Esse momento com outras pessoas, especialmente na natureza, tem benefícios mentais e físicos muito mais profundos do que se imagina.

  1. Faça uma pausa do estresse tecnológico

Por último, mas não menos importante, todos nós precisamos de uma pausa do trabalho, das redes sociais e do tempo da tela. Cada vez mais estudos estão sendo publicados, comprovando os efeitos negativos do tempo excessivo de tela na saúde mental, física e emocional.  Um estudo descobriu que passar muito tempo olhando para o celular ou computador tem uma infinidade de impactos negativos na saúde, incluindo TDAH, depressão, falta de sono e ansiedade. Se deixar o celular de lado por uma hora e respirar ar fresco não for suficiente, calçar o seus tênis favoritos  de trilha, movimentar-se pela floresta em meio à natureza e suar um pouco certamente pode ajudar a aliviar o estresse do dia.

RECONECTE-SE COM A NATUREZA

Posso ser tendencioso, mas posso afirmar com segurança que quase todo mundo gosta de  correr ao ar livre . De modo geral, nós, humanos, não passamos mais o tempo que costumávamos ao ar livre como antes. Do tempo gasto no trabalho, no deslocamento de carro, dormindo em ambientes fechados ou assistindo à Netflix, não estamos tão conectados com a natureza como era. Amarrar os cadarços e sair de casa para sentir o sol na pele, para buscar aqueles momentos de admiração, para sentir a sensação de realização ao fazer uma volta completa na trilha ao redor do lago, para simplesmente respirar um pouco de ar fresco — não há nada igual.

As dicas do nosso redator têm apenas fins informativos ou educacionais gerais. Recomendamos sempre que você converse com seu médico ou profissional da saúde antes de fazer qualquer ajuste em sua rotina de corrida, nutrição ou condicionamento físico.

Autor/Canal: Tim Kelly
Fonte: https://www.brooksrunning.com/en_us/blog/advice-tips/running-outside-benefits.html
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2025/06/05/eight-holistic-benefits-of-running-outside-in-nature/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Patricia Leodoro

Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário