
Urano ingressando em 7 de julho de Touro no signo de Gêmeos está recebendo muita atenção, mas não podemos ignorar a importância dos próximos retrógrados. Os retrógrados que ocorrerão em julho envolvem um planeta pessoal, um planeta social e um dos planetas externos, geracionais.
Então, quais planetas estão ficando retrógrados e quando?
Netuno: Entra retrógrado em 4 de julho e ficará até10 de dezembro de 2025
Saturno: Entra retrógrado em 12 de julho e ficará até 28 de novembro de 2025
Mercúrio: Entra retrógrado em 17 de julho e ficará até 11 de agosto de 2025
É importante saber que Plutão também está retrógrado desde 4 de maio e ficará até 13 de outubro de 2025. Dentro de algumas semanas, quatro dos oito posicionamentos planetários estarão retrógrados.
O que realmente significam os retrógrados deste mês
Retrógrados acontecem com frequência e isso se deve à nossa perspectiva da Terra. À medida que os planetas orbitam o Sol, ocasionalmente alguns planetas parecem estar retrocedendo. Durante os retrógrados, a influência do planeta muda e se torna mais reflexiva do que ativa por natureza. Isso não significa que eventos não aconteçam, longe disso! Mas, em vez disso, trata-se de estar mais consciente da energia associada ao planeta retrógrado.
Netuno e Plutão, retrógrados são comuns devido à sua distância da Terra e à lentidão de suas órbitas. Esses dois posicionamentos ficam retrógrados por um período de 5 a 6 meses por ano. Quando se trata dos planetas exteriores, Urano, Netuno e Plutão, tendemos a ver as ações de forma mais coletiva, como o que está acontecendo com o mundo, e não conosco. Isso não significa que não nos impactem, mas são mais sutis e menos diretos.
Por exemplo, o protesto “Nenhum Rei” ocorreu em 14 de junho de 2025, um mês e meio depois de Plutão ficar retrógrado. Estima-se que 5 milhões de pessoas participaram da atividade. Foi uma ação coletiva, mas impactou os indivíduos que optaram por participar ou apoiar o evento. Embora o protesto tenha ocorrido antes do retrógrado, a escala do evento “Nenhum Rei” está relacionada ao signo e estado atuais de Plutão (bem como a outros posicionamentos planetários do dia – nada é singular quando se trata de astrologia).
O que realmente significam os retrógrados deste mês
Plutão retrógrado representa revisitar o lado sombrio do poder e da transformação. Em Aquário, temas humanitários virão à tona. No entanto, se você observar os signos, o individualismo sentimental estará em evidência. Em um nível pessoal, algumas pessoas podem se envolver em algum trabalho de sombra e refletir sobre seu ponto de vista em relação à humanidade. Nem todos se conectam com Plutão retrógrado, então não espere que o mundo inteiro acorde e se una. Muito depende do mapa astral de cada um e de sua própria consciência do que está fora de seu mundo interior.
Plutão, em sua essência, representa poder e controle. Enquanto estiver retrógrado, você poderá ver mais pessoas questionando as dinâmicas de poder e examinando por que existem conflitos em sua comunidade, país ou no mundo. A energia é introspectiva, mas, por meio da percepção, é possível agir ou tentar retificar dinâmicas desequilibradas do passado. Agora que abordamos Plutão, vamos abordar os períodos retrógrados que começam em julho.
NETUNO RETRÓGRADO: 4 DE JULHO
Assim como Plutão, Netuno também é um planeta geracional e externo que impacta mais o mundo do que o indivíduo. Quando Netuno ficou retrogrado no dia 4, espera-se clareza nos próximos cinco meses em áreas que pareciam confusas ou obscuras. Netuno mudará de signo durante seu período retrógrado, entrando no signo de Peixes em 22 de outubro. Netuno está no signo de Áries desde 30 de março.
Você poderia considerar o movimento retrógrado de Netuno (e também o de Saturno, que será discutido a seguir) como dois movimentos retrógrados. A primeira parte será sobre revisitar as esperanças, os sonhos e o idealismo dos últimos meses em relação a questões individualistas. Por exemplo, apenas dois dias após Netuno entrar no signo de Áries, Trump anunciou seu Dia da Liberação das Tarifas, o que teve um efeito cascata no relacionamento dos Estados Unidos com outros países e nas preocupações econômicas dos Estados Unidos. Muito provavelmente, as tarifas serão revisitadas, bem como a dinâmica entre as nações e sua independência e interdependência nos próximos 4 meses.
Além da política, outros temas podem surgir, como a fiscalização do uso de drogas ou álcool ou questões envolvendo IA, especialmente no que diz respeito ao que é engano e o que é ilusão.
Em um nível pessoal, para alguns, este pode ser um momento de reflexão espiritual. Alguns podem obter mais clareza em seus sonhos ou podem estar mais sensíveis aos sacrifícios que foram feitos. Pode haver um chamado para despertar interior para alguns, onde suas escolhas que serviram apenas a si mesmos são questionadas.
O que realmente significam os retrógrados deste mês
Quando Netuno reentra no signo de Peixes, o mundo provavelmente revisitará temas do passado. As narrativas nos ciclos de notícias e nas mídias sociais provavelmente revisitarão o sacrifício, a retidão moral ou verdades obscuras em relação aos conflitos globais. As renegociações em torno das guerras na Ucrânia e em Gaza podem ser revisitadas na esfera coletiva, mas a resolução completa pode levar muito mais tempo.
Individualmente, quando Netuno retrocede para Peixes, você pode se sentir mais sensível ao mundo ao seu redor e precisar se isolar em uma bolha protetora. Netuno estará no grau anarético, possivelmente criando um intenso despertar para alguns. Pode ser seu carma revisitar as decisões que você tomou nos 12 anos anteriores ou tentar descobrir por que o mundo teve que mudar e o que isso significa não apenas para você, mas também como impacta a todos e a tudo.
SATURNO RETRÓGRADO – 12 DE JULHO
Saturno e Netuno têm feito uma conjunção, embora ela só seja exata no próximo ano. As conjunções Saturno-Netuno estão associadas a doenças, desilusões, insatisfações, problemas econômicos, conflitos e sacrifícios. É desnecessário dizer que os retrógrados nos farão repensar esses temas, buscando as causas básicas e, possivelmente, tirando as vendas dos olhos para ver quais controles estão em vigor e criam o desconforto em nossas vidas.
Enquanto Saturno, o planeta das restrições, limitações, responsabilidade e tempo, estão retrógrados em Áries, espere resistência aos governos e à forma como os responsáveis estão lidando com os assuntos atuais. Pode haver mais protestos, o que não é exclusivo dos Estados Unidos. A população pode estar se perguntando: o que isso traz para mim e minha família? Há uma chance de união entre os divididos, mas como Netuno também está envolvido, eu não criaria muitas expectativas. No entanto, você pode conversar com seu vizinho e perceber que tem mais em comum do que imaginava.
Mas não se iluda pensando que todos os verão as coisas da mesma forma ou que os governos mudarão de perspectiva e agirão em prol do interesse público. Não estou tentando ser pessimista, mas mudanças, mesmo no signo de Áries, que tende a ser rápida e repentina, levam tempo. E, às vezes, quando ocorrem mudanças, precisamos dar alguns passos para trás para criar um novo caminho.
O que realmente significam os retrógrados deste mês
Dito isso, entenda que, historicamente, Saturno em Áries coincide com fortes escaladas em conflitos militares e afirmação nacional. Enquanto o retrógrado Saturno nos pede coletivamente para considerarmos as consequências de ações enérgicas, como quando traçar um limite, quando recuar e como liderar com maturidade em vez de dominação. O retrógrado pode ser exatamente o que precisamos agora, já que as tensões estão altas em todo o mundo.
Em relação à sua vida pessoal, entenda que Saturno está em queda quando está no signo de Áries. Áries quer que tomemos atitudes rápidas. Ele é rápido e decisivo, enquanto Saturno é lento e estratégico. O período retrógrado pode parecer chocante, mas pode lhe dar a oportunidade de reavaliar seus planos e identificar possíveis armadilhas ou áreas que precisam ser revisadas.
Assim como Netuno, Saturno também retrogradará para Peixes. Isso ocorrerá em 1º de setembro. Saturno em Peixes pode amenizar algumas escaladas, mas também pode tornar a realidade um tanto obscura e confusa. Confusões na mídia e nos eventos provavelmente ocorrerão durante esse período. No entanto, existe a possibilidade de escrutínio sobre ações passadas, e quando Netuno retrograda para Peixes, algumas verdades do passado podem ser reveladas.
Em um nível pessoal, você pode ser chamado a assumir a responsabilidade por suas crenças. Você pode passar pela sua própria fase de “FAFO”, na qual as partes da sua vida que você negligenciou agora são revisitadas. Este pode ser um momento de fortalecimento espiritual, e você pode obter uma visão mais profunda da sua própria psique. Lembre-se de que esta é a última vez que Saturno estará em Peixes por 28 anos – portanto, dedicar-se à meditação ou outras práticas espirituais pode abrir você para as partes da sua vida que você mantém escondidas, até mesmo de si mesmo.
MERCÚRIO RETRÓGRADO – 17 DE JULHO
Mercúrio estará retrógrado no signo de Leão de 18 de julho a 11 de agosto de 2025. No início do período retrógrado, Mercúrio estará a 15 graus e em sextil com Vênus em Gêmeos, também a 15 graus. Embora a recente conjunção Vênus-Urano possa ter causado alguns abalos ou rompimentos, pode haver uma reversão para alguns em relação aos seus relacionamentos românticos. Isso não significa que todo ex ligará para você, mas você ou ele(a) pode estar refletindo sobre suas escolhas e revisando o que funcionou e o que não funcionou no relacionamento.
Mas antes de falar sobre como Mercúrio Retrógrado pode impactar você pessoalmente, vamos ver como isso pode acontecer no cenário mundial.
Quatro dias atrás, quando Mercúrio entrou em seu período de sombra retrógrado, Elon Musk publicou tweets criticando o Grande e Belo Bill, retomando a rivalidade entre ele e Trump. Poderia haver uma reconciliação entre os dois durante o período retrógrado? Sim. Mas provavelmente não durará. Provavelmente veremos, entre os líderes mundiais, movimentos de poder baseados em orgulho, palavras de admiração ou advertência, e comunicação baseada em reconciliação ou ego. Algumas parcerias globais podem ser amigas em um dia, inimigas no outro, e depois uma estonteante sessão de reconciliação. Considere o que quer que aconteça durante o período retrógrado com cautela, especialmente se for algo novo ou algo que revisite o passado.
O que realmente significam os retrógrados deste mês
Lembre-se de que, quando Mercúrio entrar em movimento retrógrado, três outros planetas também estarão no mesmo estado. Os eventos mundiais e a análise dos impactos e consequências não serão analisados por uma única lente.
Em relação à sua vida, este é um bom momento para examinar sua comunicação, especialmente quando se trata de relacionamentos. Conversas passadas podem ser revisitadas em sua mente. Com as pessoas em sua vida, um tema antigo pode voltar à tona. Você pode navegar por discussões sobre lealdade, criação de filhos ou dramas recentes. No entanto, com Mercúrio em Leão, você pode encontrar soluções criativas, mas tenha cuidado ao implementá-las, pois a solução pode ser mais performática do que algo que investigue a causa raiz da situação. Você pode querer esperar para agir até que o período retrógrado passe, para garantir que a solução funcione e que você tenha planejado qualquer retrabalho com antecedência.
A ENERGIA DOS RETRÓGRADOS
Ter os retrógrados nos meses de verão pode ser benéfico. No calor, tendemos a não pensar com tanta clareza e podemos tomar decisões precipitadas. Os retrógrados, incluindo Mercúrio, podem nos dar uma pausa e uma chance de analisar o que aconteceu, por que aconteceu, o que poderia ter sido feito de forma diferente e quais são as soluções a serem adotadas no futuro.
Saiba que em julho, se a vida parecer intensa, incerta ou surreal, você não está imaginando. Mas isso não significa que estejamos em um sono retrógrado. Vênus, Marte, Júpiter e Urano estão diretos, criando oportunidades para amor, ação, sorte e surpresas.
A chave aqui não é forçar nada, mas sim acompanhar o ritmo dos tempos. Desacelere o suficiente para considerar o que a vida está revelando. Retrógrados não são punições, mas sim oportunidades para corrigir o curso em que você está. Eles permitem que você analise e faça mudanças que lhe permitam se reconectar, redescobrir ou recalibrar. Este é um momento de crescimento por meio do aprendizado e da introspecção, enquanto você também vive a sua vida. Trata-se de equilíbrio, algo de que todos precisamos nestes tempos difíceis.
Os períodos retrógrados nos convidam a desacelerar, refletir e nos reconectar, conosco mesmos e uns com os outros.
Canal: Theresa Touhey
Fonte: https://eraoflight.com/2025/07/06/july-2025-astrology-what-this-months-retrogrades-are-really-about/
Fonte secundária: https://grandtrineastrology.substack.com/p/july-2025-astrology-what-this-months
Tradução: Sementes das Estrelas / Patricia Leodoro