A conexão perdida entre dormir profundamente e nosso propósito divino - Sementes das Estrelas

A conexão perdida entre dormir profundamente e nosso propósito divino

Compartilhe esse artigo

A capacidade que temos de seguir nosso propósito divino está diretamente ligada ao nosso nível de descanso. Uma especialista em sono e yogaterapeuta nos oferece alguns ensinamentos.

Estas últimas duas semanas foram extremamente estressantes e frustrantes para mim. Tem sido difícil regular meu sistema nervoso e ter uma boa noite de sono, apesar da extensa prática em yogaterapia e do conjunto de ferramentas em coaching de sono que possuo. E o mais alarmante é que, independentemente de quem eu converso, todo mundo parece estar no mesmo barco: tentando se manter firme enquanto se sente esgotado e sobrecarregado.

Coletivamente, estamos de sofrendo. Mudanças rápidas e incertezas podem ter um impacto negativo na saúde, no bem-estar emocional e na qualidade do sono. E para piorar a situação, a quem recorremos em busca de apoio quando todos estamos passando pela mesma situação?

Em tempos difíceis, um sono reparador e nossa conexão espiritual são mais importantes do que nunca. Porém, é nestes períodos que ambos tendem a ter um declínio. Isso ocorre porque estamos perdendo a conexão entre dormir profundamente e nosso propósito divino.

INSÔNIA: UMA EPIDEMIA GLOBAL

Não conseguir dormir bem é um problema comum. Infelizmente, problemas de sono afetam até 45% da população mundial. Isso significa que quase metade dos seus amigos, familiares ou colegas de trabalho enfrentam silenciosamente problemas de sono.

Dormir é crucial para manter a saúde boa, a qualidade de vida em alta e ter energia suficiente para cumprir nosso chamado interior. Se você está tendo problemas para dormir, isso pode ser um sinal de que você está guardando emoções não processadas, sentindo medo ou falta de controle ou tem dúvidas em relação ao seu caminho.

Da próxima vez que estiver acordado na cama, em vez de se sentir frustrado, pergunte-se: o que está fora de alinhamento em minha vida atualmente?

Quando atendo meus clientes, frequentemente noto a tendência que eles têm em priorizar o cuidado com os outros em detrimento de suas próprias necessidades (sono, cuidados pessoais, descanso). Eles sentem que não merecem tirar um tempo para si e lutam para se livrar da culpa que sentem em desperdiçar tempo, energia ou dinheiro com eles mesmos, mesmo que raramente façam isso.

SEU PROPÓSITO DIVINO

Quando nos sentimos satisfeitos e a vida flui com facilidade, nossos pensamentos, ações e crenças provavelmente estão alinhados.

Estar em alinhamento com o propósito divino é diferente em cada fase da vida. Por isso, é tão importante estar conectado e ouvir os sinais que o corpo, a mente e a alma enviam.

Vejo muitas pessoas desalinhadas com os desejos de suas almas, vivendo dos “poderias” e “deverias” da vida, e tentando realizar os destinos dos outros. Elas ficam deprimidas, ansiosas, ressentidas e doentes. Eu era uma dessas pessoas.

No livro Ambição com propósito, Amina AlTai fala de algo que ela chama de “linha de ressentimento”. Viver abaixo da linha de ressentimento significa que sua energia está sendo drenada ou não existe mais; que suas ações estão sendo feitas às custas de sua alegria e identidade. Este padrão é um sinal urgente de que está na hora de parar, recalibrar ou reiniciar.

Durante anos, guardei ressentimentos secretamente – de meu parceiro, amigos, família e, principalmente, de mim mesma. Por anos, estes ressentimentos me deixaram deprimida, triste, desmotivada e profundamente envergonhada.

Por outro lado, viver acima da linha de ressentimento, de acordo com AlTai, pode te energizar e fazer com que você se sinta alinhado às coisas que lhe são importantes. Só você sabe onde essa linha está; é preciso ser honesto com si mesmo e ouvir seus instintos, principalmente nos períodos turbulentos.

O QUE ESTÁ FALTANDO

Existe uma ligação que costuma ser esquecida entre a dificuldade para dormir bem e a identificação de uma visão clara do propósito divino. As pessoas não dão valor ao efeito cascata positivo que existe em amar e nutrir o relacionamento mais importante que têm em suas vidas, um relacionamento que precisa ser priorizado, cultivado e aprimorado: o relacionamento com si mesmas.

Você pode ser profundamente devotado e conectado ao seu poder superior, mas se não se amar, nunca vai ser capaz de agir na direção de seu propósito divino. Não vai ousar em estabelecer limites para proteger sua energia, seu sono e seu bem-estar. Sempre irá confundir autossacrifício com serviço.

Você pode praticar yoga, orar e finalizar o ciclo de estresse todos os dias, mas se não tiver um relacionamento saudável com si mesmo, no fundo vai se sentir paralisado, vazio e “insuficiente”.

Se amar exige coragem para priorizar o sono – para nutrir, amar e honrar seus sentimentos e necessidades. A única pessoa que pode te dar esse amor e atenção é você mesmo.

Depois de um tempo atendendo meus clientes, comecei a ouvi-los dizer que “estão mais gentis com si mesmos” – e que estão dormindo mais profundamente de forma natural e que parecem mais jovens e felizes. Eles me procuram para dormir melhor e saem com muito mais, incluindo um relacionamento mais saudável com si mesmos.

Lembro-me de quando chorava toda vez que me olhava no espelho. Eu não gostava da pessoa que havia me tornado. Chorava o tempo todo, sentia pena de mim mesma e tinha dores físicas e emocionais.

Eu sabia que algo precisava mudar, então comecei aos poucos. Passei a aceitar elogios, me levar em encontros de amor-próprio e tomei coragem para fazer terapia para me ajudar com a insônia, ansiedade e depressão que eu tinha.

Aceitei o fato de que não preciso de saúde perfeita ou de uma vida perfeita para gostar de mim. Só preciso ser consistente e cuidar de mim mesma primeiro para poder ajudar os outros. Dez anos depois, nunca me senti tão apaixonada por mim mesma. Estou feliz, saudável e orgulhosa do trabalho de cura que realizei.

SUA JORNADA, SUA BÚSSOLA

Você é único – um milagre da vida. Se você acorda no meio da noite e ainda está respirando, tem muito pelo que ser grato. Permita-se viver seu propósito divino como uma jornada alegre e não como um sacrifício doloroso.

Deixe que seu amor-próprio e sua guiança interior sejam sua bússola – a orientação mais profunda, pura e sagrada. É assim que o sono profundo acontece de maneira mais fácil. Não por ser conquistado, mas por ser um direito inato.

Enquanto termino de escrever este artigo, estou no meu quarto de hotel, ouvindo as ondas do mar. Mesmo sentindo as piores cólicas menstruais que tive em anos, meu coração está cheio de gratidão, pois tirei cinco dias para relaxar, me reconectar ao meu propósito interior e fazer caminhadas ao nascer do sol na praia mais linda do mundo.

Se eu não tivesse dado ouvidos ao chamado da minha alma por “vitamina marinha”, não teria comprado as passagens aéreas, reservado o hotel ou convidado um amigo para me acompanhar. Eu teria ficado frustrada no meu apartamento em vez de aproveitar esta vista.

Sei que tirar um tempo para viajar para o lugar que mais gostamos não é possível para todo mundo. Mas quando você se ama tanto a ponto de se priorizar, as coisas se encaixam de maneiras milagrosas.

Confie no seu processo e ame-se um pouco mais hoje.

Autor/Canal: Monica Le Baron
Fonte: https://www.spiritualityhealth.com/missing-link-deep-sleep-divine-purpose
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário