PLUTÃO DIRETO 2025
Na segunda-feira, dia 13 de outubro (ou terça-feira, dependendo de onde você estiver no mundo), Plutão ficou estacionário, encerrando uma fase retrógrada que durou cinco meses. Embora Plutão esteja em Aquário há mais de um ano, esta é a primeira vez que ele fica direto enquanto ainda está em Aquário. Plutão ganha uma certa gravidade ao ficar direto no signo da fraternidade universal, da liberdade e da igualdade. Aquário é um signo do povo e, quando Plutão ganha posição neste signo, o objetivo dele passa a ser reforçar o poder, não no topo, mas na base, no povo em geral.
É um conceito profundo, que provavelmente ganhará ainda mais força no ano que vem, em 2026, quando os Nodos da Lua retornarem para Aquário e Leão. Pois é neste momento que o destino, por assim dizer, consegue intervir, inclinar a mão e alavancar as coisas de uma certa maneira que ajudará a facilitar os processos. O Nodo Sul da Lua em Leão, às vezes, é associado à ideia de queda de poder daqueles que estão no topo (reis) e, então, à restauração do poder para as pessoas com o Nodo Norte em Aquário.
Mas, mesmo agora, existe muito apoio para isso. Com um trígono com Urano, regente de Aquário, um sextil com Netuno e um trígono com Vênus recém-ingressado em Libra, vemos um Grande Trígono no Ar, gerando, assim, uma Pipa com Netuno em Áries. A Pipa é uma configuração de grande e forte potencial. Quase como um golpe silencioso e pacífico, alianças se formam e são reunidas dentro de uma estrutura que visa a concretização de ideais revolucionários compartilhados. Esses trígonos não são agressivos nem competitivos. É como se já existissem e precisassem apenas do catalisador certo para o pontapé inicial.
O EQUILÍBRIO E A INFLUÊNCIA DE VÊNUS
Na segunda-feira, poucas horas antes de Plutão estacionar, Vênus ingressou no signo de Libra, formando este Grande Trígono no Ar e tornando tudo um pouco mais pessoal. Seja por meio de uma obsessão pessoal, uma paixão avassaladora ou um desejo irresistível, Vênus percorrerá os gigantes nas periferias do nosso sistema solar e canalizará esta força para nossas vidas diárias e preocupações pessoais. E, neste processo, buscará restaurar o equilíbrio, à sua maneira e no seu próprio ritmo. Isso pode significar unir algumas pessoas que tenham algum propósito em comum, enquanto outras são separadas. E pode significar chamar atenção para questões relacionadas à justiça e à igualdade. Pode ser um ótimo momento para todas as coisas venusianas: amor, casamento, parceiras, justiça, chegar a acordos com outras pessoas, alcançar harmonia e fazer negociações pacíficas.
No entanto, os planetas tendem a ser muito fortes quando estão estacionários. E quando Plutão, o Senhor do Submundo, fica estacionário, ele se aprofunda mais do que o normal, desenterrando e revelando tudo que está escondido por baixo dos panos. E o que se revela geralmente são coisas que esperávamos que ficassem enterradas para sempre: nossos medos, desejos, obsessões, os espectros e demônios que se apossam de nossas almas. As coisas que desejamos evitar porque não queremos lidar com elas, ou não queremos que sejam reveladas aos outros. As coisas que fazem com que nos sintamos desconfortáveis, impotentes, com medo, envergonhados, feridos, vulneráveis e fracos. As coisas que precisam ser expurgadas. As coisas que mais tememos. Isso exige honestidade, verdade, muita coragem e humildade e até um pouco de dor e angústia no processo.
O CHAMADO PARA RECUPERAR O PODER
Quando Plutão fica estacionário, somos solicitados, mesmo diante de probabilidades extraordinárias, mesmo diante do nosso próprio medo, mesmo correndo o risco de ser humilhados, a retomar nosso poder, onde e como pudermos. Chega de evitar o elefante na sala. Chega de apaziguar ou ignorar as maldades, as injustiças e as crueldades. Está na hora de confrontar o que mina nosso bem-estar enquanto sociedade, nossa confiança e nossas próprias ações e eficiência no mundo.
E o que nos impede são os nossos medos, nossas inseguranças e suposições, que nos convencem de que somos incapazes e não merecedores de promover qualquer tipo de mudança efetiva. Porém, mudanças e transformações é o que os ciclos plutônicos representam. Plutão sempre é mais profundo do que se imaginava à primeira vista, revelando camadas escondidas sob a superfície, revelando nosso destino cármico e revelando nosso propósito de vida.
Alguns resultados dos trânsitos de Plutão:
• Cura, reabilitação e/ou renovação.
• Descobrir algo sobre nosso Propósito que trará um significado mais profundo à nossa vida.
• Relacionamentos intensamente profundos.
• Insights e compreensões que mudam completamente nosso ponto de vista.
• Autoempoderamento e descobrir como é assumir o controle da nossa própria vida e destino.
• Inícios cármicos e encontros fortuitos.
• A determinação absoluta de reconstruir nossa vida (e reputação) mais uma vez. Mesmo que seja preciso começar do zero.
Autor/Canal: Lauren Howard Coleman
Fonte: https://www.astrologybylauren.com
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa
