ANO VELHO / ANO NOVO 2026
O deus romano Jano é o senhor dos começos, fins, transições e do tempo. Retratado com duas faces, uma voltada para o passado e outra para o futuro, Jano presidia as portas e portões de Roma. O mês de janeiro, batizado em homenagem ao deus das transições, dá início ao Ano Novo. Esta também é a estação de Capricórnio, quando varremos os detritos do ano que passou e voltamos nossos rostos para o ano que está por vir.
O signo de Capricórnio é regido por Saturno, nosso próprio Pai Tempo astrológico, Cronos/Saturno preside as festividades nesta época do ano. Muito parecido com Jano, Saturno está associado ao tempo, ao planejamento, às transições e ao estabelecimento de metas para o futuro. E com sua foice de dois gumes, o Velho Pai Tempo colhe as experiências, a sabedoria adquirida, todos os frutos do ano que passou, enquanto limpa o campo para as sementes que semearemos no Ano Novo que se aproxima.
Portanto, não é surpreendente que esta seja tradicionalmente a época de fazer as resoluções de Ano Novo. E, usando o compromisso e a tenacidade da temporada de Capricórnio, esperamos ver essas resoluções se concretizarem. Mas este ano estamos sendo alertados para saber a diferença entre fantasias irrealistas que são francamente inatingíveis e aquelas que são realistas e valem a pena investir. Não é de surpreender que apenas cerca de 10% de nossas resoluções anuais sejam cumpridas. E 25% desistem após a primeira semana. Ser capaz de distinguir entre fantasias ilusórias e aspirações realistas pode fazer toda a diferença.
QUÍRON DIRETO E AUTOACEITAÇÃO
No dia 2 de janeiro, Quíron entrará em movimento direto, colocando menos ênfase na perfeição e mais em coisas como a aceitação saudável, lembrando-nos de que tudo o que alcançarmos será suficiente. Então, em vez de colocarmos expectativas irreais em nós mesmos este ano, que tal semear algumas resoluções radicais de autoaceitação na mistura?
Este ano, quando Quíron se posicionar diretamente no Ano Novo, ele formará uma quadratura com Júpiter, o planeta das grandes expectativas e promessas, que se tornou exata em 21 de dezembro. Em vez de tentar ser alguém ou algo diferente do que somos, por que não buscar ser uma versão melhor e mais feliz de nós mesmos? Que tal criar o tipo de metas que levam a uma maior cura e plenitude? Isso pode incluir reescrever antigos roteiros e narrativas que não são mais adequados para quem você é agora. E substituir velhos hábitos auto-limitantes por hábitos novos e melhores.
Quíron, o asteróide/cometa rebelde, chegou ao nosso sistema solar em algum período antigo da história. Como um mensageiro do além, entre as muitas coisas para as quais Quíron parece estar aqui, está nos lembrar que uma das vítimas da experiência humana é nossa vulnerabilidade e propensão ao sofrimento. Ele também nos traz os remédios que podem e vão nos aliviar desse sofrimento. E um dos subprodutos da jornada de cura de Quíron é o cultivo de certas qualidades, como compaixão, compreensão e maior integridade e bem-estar.
A JORNADA DE CURA EM ÁRIES
Durante a fase retrógrada de Quíron em Áries, recebemos a coragem para expulsar os demônios de nossas próprias psiques, confrontar os dragões em seus covis e varrer as masmorras de nossas próprias mentes. Fazer esse importante trabalho nos últimos 5 meses nos permite agora reescrever aqueles antigos diálogos e roteiros em nossas cabeças e pavimentar o caminho para novos e melhores começos.
Que nossa resolução de Ano Novo seja esta: estaremos lá uns para os outros como membros da humanidade, no melhor sentido da palavra. ~ Goran Persson
Canal: Lauren Howard Coleman
Fonte Primária: https://www.astrologybylauren.
Fonte Secundária: https://eraoflight.
Tradução: Sementes das Estrelas / Fernando Gomes – fernando.gomeslf@outlook.com
