
O corpo sempre tenta se comunicar conosco e, quando roncamos, o corpo está literalmente “falando” para chamar nossa atenção. Vamos explorar o significado espiritual do ronco.
Roncar é bastante comum: a maioria de nós ronca um pouco à noite, algo que vem e vai, principalmente quando estamos com alguma alergia ou congestão nasal. Em alguns casos, roncar pode ser sintoma de apneia do sono, que deve ser descartada por um profissional de saúde. Limpar o nariz, elevar a cabeça à noite, evitar dormir de bruços e fazer fisioterapia miofascial oral (liberação miofascial) são formas de abordar e, se tudo der certo, melhorar o ronco.
Mas o que o ronco pode dizer dos nossos estados emocional e espiritual? Se o corpo está tentando nos dizer alguma coisa, o que está querendo dizer? Vamos explorar o significado espiritual do ronco.
Entrada restrita de energia
Basicamente, o ronco é o relaxamento dos músculos da garganta, o que provoca uma restrição no fluxo de ar que está entrando, causando um som. Em muitas tradições espirituais, a respiração representa força vital, inspiração, criatividade e nossa conexão com o mundo. Em suma, sem respirar, não conseguimos sobreviver. Considere as seguintes questões:
• Como é seu relacionamento atual com a vida e com seu corpo?
• Existe alguma parte de você que está com medo ou rejeitando algumas das experiências e realidades de estar vivo agora?
• Existe alguma energia em sua vida da qual você sente que precisa se proteger?
Apneia do sono e respiração restrita
Aviso: esta seção fala sobre suicídio
Na apneia do sono, o ronco soa um pouco diferente do ronco “normal”: em vez de um som constante, a apneia do sono causa períodos de silêncio em que a respiração para completamente. Isso costuma ser seguido por um suspiro ou som sufocado causado pelo cérebro, que nos acorda repentinamente ao reconhecer que não estamos recebendo ar suficiente.
Do ponto de vista médico, com a apneia do sono, você provavelmente vai precisar de um aparelho CPAP ou outras intervenções para garantir que esteja dormindo e recebendo oxigênio suficientemente durante a noite. Do ponto de vista espiritual, a apneia do sono representa um flerte com a morte e um bloqueio completo da energia vital. Considere as seguintes questões:
• Existe alguma parte de você que está cansada de viver, cansada de tentar?
• Existe alguma parte de você que gostaria de morrer, seja literal ou metaforicamente, para acabar ou sair de alguma coisa?
• A morte é uma energia muito presente em sua vida, com a qual você tem que lidar (ou não quer lidar)?
• Você se sente tentado a desistir?
Ter uma parte de si que pensa em morte e suicídio não significa necessariamente que você corre o risco de tirar a própria vida. Na verdade, reconhecer e conversar sobre isso com um profissional de saúde pode ser um caminho poderoso para a cura. E se esta parte de você estiver manifestando apneia do sono, pode não estar totalmente consciente. Mas se os pensamentos de morte e suicídio estiverem mais sérios e presentes, peça ajuda imediatamente à serviço de apoio emocional, a um amigo ou a um terapeuta.
Faça o que for necessário para lidar com a exaustão espiritual e encontrar a alegria de viver mais uma vez. Se algo insuportável está acontecendo em sua vida, pense nas escolhas relacionadas à tal situação que foram feitas por você e veja o que pode mudar, seja interna ou externamente. Você também pode adotar prazeres simples para voltar à alegria de estar vivo e ter um corpo.
Se você estiver tendo pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente ligando para a National Suicide Lifeline no número 1-800-273-TALK (8255) ou envie uma mensagem de texto para 988 (No Brasil, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida – no número 188, por e-mail, ou diretamente no site cvv.org)
Falando o que não pode ser falado
Roncar pode ser surpreendentemente alto – mais alto do que a pessoa jamais seria quando acordada. Pode ser uma forma de comunicar algo que não pode ser falado durante o dia. Considere o seguinte:
• Você tem algo “preso na garganta”?
• O que você não está dizendo durante o dia?
• Você tem sentimentos, pensamentos ou emoções que parecem inaceitáveis para os outros ou até para si mesmo?
• Você está guardando segredos, sejam seus ou de outra pessoa?
• Existe algum outro som, como gemidos ou gritos, que não sai durante o dia?
Chakras desequilibrados: frontal e laríngeo
O ronco acontece na garganta, por isso, tem relação natural com o chakra laríngeo, o centro energético que trata da comunicação e da expressão. Está em equilíbrio quando comunicamos nossas necessidades, sentimentos, criatividade e limites de forma clara e, ao mesmo tempo, conseguimos ouvir com compaixão. O chakra laríngeo costuma ficar desequilibrado quando não nos expressamos ou falamos demais, muitas vezes sem dizer nada ou sem nos sentirmos ouvidos. Considere:
• Você acha fácil expressar o que sente?
• Quando tenta se expressar, você se sente ouvido e compreendido?
• Existe alguma parte de você ou de sua criatividade que está suprimida atualmente?
• Você costuma se comunicar com outras pessoas focando nelas, nunca em você?
Roncar também pode ter relação com congestão nasal, que restringe o fluxo de ar para o corpo através do nariz. Está relacionada aos seios paranasais e ao chakra frontal, localizado entre as sobrancelhas, que é nosso centro espiritual, sede da intuição e do conhecimento espiritual e intelectual. Considere o seguinte:
• Como está sua relação com a intuição atualmente? Você sente que sua intuição flui naturalmente ou está bloqueada?
• Pensar demais atrapalha sua intuição?
• Você tem muito tempo para pensar durante o dia e pouco tempo para sentir, descansar e sonhar?
• Você não pensa o suficiente? Ignora sua sabedoria ao tomar decisões?
Memória e olfato
Se a congestão nasal faz parte da sua equação, também podemos considerar o significado de um olfato bloqueado. O olfato é uma experiência muito sensual, que traz nossos corpos ao momento presente. Também pode nos levar imediatamente de volta a uma memória de forma sensual. Considere:
• Você se sente presente no corpo sensual, o corpo que pode sentir estímulos físicos?
• Existe algo bloqueando essa sensualidade (que pode incluir a sexualidade, mas não necessariamente)?
• Existe alguma memória que você está tentando evitar, ou tem problemas para processar, principalmente algo que aconteceu com seu corpo?
Comunicação espiritual
Algumas pessoas acreditam que roncar é uma forma de se comunicar com os espíritos. Os sons representam conversas que temos enquanto nossas almas viajam entre os mundos. Nessa perspectiva, o ronco pode representar uma mudança que está acontecendo com você em nível espiritual ou de alma. Considere o seguinte:
• Você está passando por mudanças em termos de seu sistema de crenças espirituais ou pessoais?
• Você está elaborando conceitos importantes em sua vida, como mudar padrões ou aspectos de si mesmo?
• Você iniciou recentemente alguma prática nova, como meditação, terapia ou algum outro trabalho que atenda às suas necessidades espirituais de forma mais intuitiva?
Se alguma dessas perguntas ressoar com você, talvez seja legal considerar que seu corpo ou espírito pode estar querendo que você enfrente alguma memória antiga, reconecte-se com sua intuição ou fale o que está pensando. Passar por essa cura suave pode ser útil em sua vida – e você também poderá roncar menos!
Autor/Canal: Julie Peters
Fonte: https://www.spiritualityhealth.com/spiritual-meaning-of-snoring
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa