TRANSIÇÕES DE 2026
No dia 18 de janeiro, tivemos uma Lua Nova bem nos últimos graus de Capricórnio, a 28°44’ deste signo, um padrão que vem se repetindo desde o eclipse solar do dia 20 de setembro, a 29° de Virgem, e que vai continuar até a Lua Nova do dia 18 de março, a 28° de Peixes. Nos últimos graus dos signos, temos que desapegar do passado para acolher plenamente a nova era que está se desdobrando diante de nós. Toda Lua Nova se apresenta como uma nova oportunidade, uma nova motivação para seguir em frente de forma gradual, despojando-nos das camadas de uma vida anterior, enquanto adentramos em uma nova.
É nos últimos graus dos signos que muitos dos planetas exteriores farão uma pausa nos signos de Água e Terra (sentimento e sustentabilidade), a fim de fazer a transição para a nova era de Fogo e Ar (ação e idealização). Saturno e Netuno, nos últimos graus de Peixes, signo do elemento Água, ingressam em Áries, signo do elemento Fogo, nas próximas semanas, enquanto Netuno, que em breve ficará estacionário em Touro, signo do elemento Terra, ingressa em Gêmeos, signo do elemento Ar, em abril. Plutão já fez sua transição para o signo de Aquário. Fogo e Ar.
No início da semana, todos os planetas interiores – Sol, Mercúrio, Vênus e Marte – convergiram em Capricórnio, em preparação para a Lua Nova do dia 18 de janeiro. E então, após a Lua Nova, um a um, todos irão atravessar a fronteira para Aquário, onde terão que lidar com Plutão, que os estará aguardando na entrada. Transformador apenas nos aspectos mais profundos, o objetivo final de Plutão em Aquário é transformar nossa relação com o poder. Tal como uma pirâmide invertida, as estruturas de poder estão mudando, passando de uma em que todo o poder estava concentrado no topo para uma em que o poder é transferido para o coletivo.
Mas Plutão também tem a ver com se aprofundar para curar nossas feridas coletivas. Fazendo conjunção com Plutão em Aquário, a Lua Nova vai lançar luz sobre aquelas coisas que estavam abaixo da superfície, deteriorando tão terrivelmente que não podem mais ser ignoradas. Isso pode até PARECER um pouco ameaçador, à medida que nos aproximamos das conjunções com Plutão nos próximos 10 dias. Em nossas vidas, podemos ter nossos próprios acertos de contas ao nos dedicar a uma reflexão interior profunda. Quando mergulhamos fundo em nosso destino cármico, somos confrontados com os demônios que ali habitam e que precisam ser reconhecidos e purificados.
NETUNO E SATURNO EM ÁRIES: RENASCIMENTO E SALTO DE FÉ
Em poucos dias, Netuno vai deixar as profundezas aquáticas de Peixes para ingressar em Áries. Saturno o seguirá logo depois, em fevereiro. Áries é o primeiro signo do zodíaco, e quando os planetas principais ingressam neste signo, uma onda de energia bruta ocorre, anunciando um renascimento. Mas da posição em que nos encontramos agora, nos últimos graus de Peixes, com Saturno e Netuno, ainda não conseguimos enxergar completamente como isso vai se desenrolar. Nestes graus, há um desapego, até mesmo uma tristeza e, para alguns, um desespero emocional pelo que se foi. Encontramo-nos no limiar do que será, sem ainda saber o que isso é. Apesar disso, somos convidados a dar um salto de fé, acreditar que estamos sendo levados exatamente para onde precisamos estar. E ter esperança, mesmo diante de tamanha incerteza.
Em tempos de incerteza como estes, são necessárias soluções criativas e alternativas. E um sextil exato entre Saturno e Urano ocorrendo esta semana nos oferece exatamente as oportunidades e a percepção necessárias para nos adaptar da melhor maneira possível. As combinações Saturno/Urano são, tradicionalmente, associadas à inovação e avanços tecnológicos. Mas existem outros tipos de avanços que podem ocorrer quando estes dois planetas colaboram. Saturno representa o esforço para encontrarmos nosso lugar e posição neste momento de mudanças e incertezas, enquanto Urano nos avisa que teremos que reajustar nosso GPS interno para chegar neste lugar.
Saturno, planeta regente da Lua Nova em Capricórnio, combinado com a inovação uraniana, está pedindo para que alinhemos nossos objetivos e estratégias pessoais para o futuro com nossos ideais e nossa visão de futuro. Em nível social, isso pode servir a uma causa maior, seja para a humanidade como um todo, seja em apoio a movimentos sociais em prol de direitos civis, justiça, equidade e igualdade.
Durante esses momentos cruciais do ciclo Saturno/Urano, uma reformulação da ordem antiga costuma ocorrer. Em determinado ponto, percebemos que ideais e métodos antigos não são mais relevantes para o momento atual. Assim, somos obrigados a nos adaptar a algo novo. A capacidade de nos adaptar às exigências do momento é o que determina se este processo vai ocorrer tranquilamente ou não. Mas se for muito caótico, ou se as mudanças parecerem catastróficas devido à todas as drásticas transformações, então a resistência aparece, numa tentativa de restaurar a ordem.
Em nossas vidas, podemos nos pegar querendo conter e resistir a algumas mudanças, ao mesmo tempo em que nos adaptamos de bom grado às exigências do momento, quando isso parece necessário. O sextil Saturno/Urano pode facilitar essa transição. De que maneiras podemos fazer mudanças criativas em nossas vidas sem perturbar a ordem natural das coisas? E sem ter que comprometer nossos ideais?
Uma característica do planeta Urano é que ele pode ser esclarecedor. E pode abrir portas para a chegadas de coisas melhores. Portanto, mantenha a mente aberta e esteja disposto a buscar soluções em lugares inesperados. Mudanças simples de ponto de vista podem ter consequências notáveis. Ao se abrir para novas possibilidades, você pode descobrir ideias e possibilidades que antes não conseguia enxergar!
COMPROMISSO COM IDEAIS E PRIORIDADES ESSENCIAIS
Comprometa-se com a nobre luta pela igualdade de direitos. Você se tornará uma pessoa melhor, fará de seu país uma nação melhor e tornará o mundo um lugar melhor para se viver. ~ Martin Luther King Jr.
Capricórnio é um signo de compromisso. Nos últimos meses, fomos convidados a nos conectar com nossos ideais mais importantes. Ao destilar tudo que é significativo e essencial para nós, queremos levar tudo isso conosco para a próxima fase de nossas vidas. Isto será nosso roteiro e sistema de guiança interior. A Lua Nova em Capricórnio pede que nos comprometamos com os ideais que encontramos no fundo do nosso coração. Acolha-os. Saiba quais são suas prioridades mais importantes, o que é certo, o que é sagrado, e faça o juramento de proteger esses valores. Então, confie que seu compromisso com esses ideais irá te guiar por este espaço liminar potencialmente caótico entre os mundos.
A Lua Nova em Capricórnio deste ano ocorreu no domingo, dia 18 de janeiro, às 14h52 no fuso horário da Costa Leste dos Estados Unidos. Isso corresponde às 11h52 no horário do Pacífico e às 19h52 no Reino Unido. Os compromissos assumidos e as iniciativas começadas na Lua Nova em Capricórnio têm maior poder de permanência e longevidade, pois são investidos com o tipo de garra e determinação que só uma Lua em Capricórnio pode proporcionar. Algumas dicas para a Lua Nova em Capricórnio:
• Use essa Lua Nova para finalmente realizar aqueles projetos que você vem adiando e que talvez precisem de um pouco mais de disciplina e organização.
• Procure maneiras positivas de gerenciar seu tempo. Como seria um cronograma realista e administrável?
• Tendo em vista as mudanças ou constatações recentes, o que talvez precise ser ajustado ou incorporado à sua rotina ou cronograma daqui para frente?
• Peça conselhos de pessoas que você respeita, que sejam mais experientes, mais velhas, mais sábias e que já tenham passado pelo que você está passando; ou que sejam especialistas em suas áreas.
• Ao definir intenções, faça com que sejam específicas e realisticamente alcançáveis. Mas que também se adaptem à sua vida.
Se você pretende definir suas intenções, faça durante a fase da Lua Nova, que começa com a Lua Nova no domingo, 18 de janeiro, e termina na Lua Crescente, no dia 22 de janeiro. Seja específico e personalize de acordo com a sua vida. Algumas intenções e afirmações para esta Lua Nova podem ser:
• Caráter ~ a disposição de assumir a responsabilidade pela própria vida ~ é a fonte da qual brota o autorrespeito ~ Joan Didion
• Eu honro a memória e a experiência como a base da Sabedoria.
• Que eu possa canalizar essa Sabedoria para tomar somente as melhores decisões daqui para frente.
• Acolho a disciplina, a autoconfiança e a autossuficiência ao entrar no Ano Novo.
• O respeito por mim mesmo guia minha moral, o respeito pelos outros guia minhas maneiras ~ Laurence Sterne
• Que eu possa reconhecer, respeitar e me comprometer plenamente com o caminho que me aguarda ao atravessarmos a fronteira rumo à nova era que se avizinha.
Canal: Lauren Howard Coleman
Fonte Primária: https://www.astrologybylauren.
Fonte Secundária: https://eraoflight.
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa
