DEIXANDO A VALIDAÇÃO EXTERNA DE LADO
Preocupar-se com a opinião alheia sobre o seu trabalho é algo muito humano, mas pode causar muito estresse e ansiedade, levando até mesmo à exaustão e ao pedido de demissão se esse estresse persistir por muito tempo.
Por exemplo, imagine que você ocupe um cargo de liderança e receba feedbacks, comentários e críticas regularmente… e digamos que esses comentários e feedbacks nem sempre sejam agradáveis. (As pessoas podem ser desagradáveis, acredite!)
Isso é estressante. E depois de alguns anos exercendo essa função, pode ser exaustivo. Pode dar vontade de desistir. Não é bom para a saúde mental e pode até prejudicar o sono e a saúde física. Nada bom.
Então, como lidamos com esse tipo de situação? É possível abrir mão dessa necessidade de validação externa que leva a esse tipo de ansiedade e exaustão?
Vamos explorar isso e ver o que podemos aprender.
CUIDE DE SI MESMO PRIMEIRO
Em primeiro lugar, se sua saúde mental e física estiverem debilitadas considere fazer uma pequena pausa. Peça um mês de folga (ou o tempo que for melhor para você), peça a outras pessoas que assumam suas responsabilidades, se possível, e concentre-se em recuperar sua saúde mental. Uma pausa costuma ser importante quando você está esgotado.
Se você estiver esgotado provavelmente não terá a capacidade emocional e a resiliência necessárias para lidar com críticas e negatividade. Portanto, cuide de si mesmo primeiro.
O que você pode fazer para cuidar de si mesmo?
Você pode se dar descanso, um pouco de paz, um tempo sozinho, um pouco de carinho?
Você pode buscar apoio de pessoas queridas ou de um terapeuta?
Você pode começar a cuidar do seu sono e da sua saúde física?
ESTABELEÇA LIMITES SAUDÁVEIS
Antes mesmo de voltar considere quais limites saudáveis você pode estabelecer para proteger seu bem-estar mental. E então, coloque-os em prática ao retornar após sua pausa.
Por exemplo, você pode acolher o feedback ou os comentários das pessoas, mas estabeleça diretrizes que sejam saudáveis para você — os comentários devem ser construtivos e não ofensivos, por exemplo.
Você pode considerar pedir para outra pessoa filtrar o feedback, pelo menos por um tempo. Alguém que não esteja tão pessoalmente envolvido e que não leve o feedback para o lado pessoal. Peça a essa pessoa para ignorar comentários ou feedbacks que não sigam as diretrizes e enviar apenas aqueles que estejam de acordo.
Essas ideias (e outras que você possa imaginar) visam lhe dar alguma proteção para que você não volte a sentir ansiedade e esgotamento, enquanto trabalha para levar, cada vez menos, as coisas para o lado pessoal.
EXAMINE O SIGNIFICADO QUE VOCÊ ESTÁ ATRIBUINDO
Dedique um tempo para refletir sobre o significado que você está atribuindo aos comentários negativos. Por exemplo, você sente que os comentários negativos dizem algo sobre você pessoalmente, sobre se você é uma boa pessoa ou se está fazendo um bom trabalho? É isso que torna o feedback tão intenso. Se fossem comentários sobre um estranho, e não sobre você, seriam tão difíceis de lidar?
Agora imagine que os comentários não tivessem nenhum significado sobre você — que fossem sobre outra pessoa completamente diferente, ou sobre ninguém em particular. Será que seriam menos desgastantes? É isso que podemos buscar — remover qualquer significado que você possa atribuir a eles, que seja sobre você.
CRIE UM NOVO SIGNIFICADO E PRATIQUE
Agora, veja se consegue atribuir um novo significado aos feedbacks e comentários, que não tenha nada a ver com você pessoalmente.
Por exemplo, comentários negativos podem significar:
- A outra pessoa está passando por um problema emocional que não tem nada a ver com você.
- Você pode oferecer compaixão pela dificuldade dela.
- Você pode aprender algo com a experiência sobre ela, sobre como ajudá-la.
- Você pode confiar que ela tem emoções e que sabe lidar com as próprias emoções.
- As interações humanas são complexas e belas, como o oceano.
Essas são apenas algumas ideias, é claro. O que você consegue criar?
Agora, pratique: imagine receber comentários negativos e veja-os sob a perspectiva do seu novo significado. Como você se sentiria? Pratique sempre que alguém lhe der qualquer feedback, mesmo que não seja negativo.
RECONHEÇA-SE REGULARMENTE
Por fim, pratique reconhecer-se por todos os seus esforços, independentemente do que os outros digam. Eles não precisam estar felizes com você — mas você ainda deve se orgulhar de si mesmo, não importa o que aconteça.
Não é assim que somos treinados para ser — acreditamos que precisamos da validação dos outros para nos sentirmos bem conosco mesmos. Mas seja sua própria fonte de validação. Reconheça seus esforços, qualquer progresso que você fizer, suas boas intenções e seu bom coração.
Com esse tipo de prática, você pode se desapegar dessa validação externa, pouco a pouco.
Com amor,
Leo Babauta
Hábitos Zen
Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Iara L. Ferraz
