
Neva:
Esclarecendo dúvida sobre a fala dos Exus: existem algumas situações em que o Exu tem que ser firme. Ele é um ser firme, porque lida com algumas energias muito “delicadas”. O Exu vai geralmente aonde nenhum outro mentor geralmente vai. É mais complicado. E às vezes, o Pai Zé Pedro está falando, ele usa esse “esbravejo”, bem como as Pombas Giras também usam o riso, a gargalhada, para quebrar forças negativas. É para abrir o caminho ali. Eles são às vezes firmes, às vezes soltam um palavrão, uma palavra mais rígida. Isso é a natureza de trabalho deles. Mesmo assim, você estar na presença de um Exu, de uma Pomba Gira, por mais firme que eles sejam ali, diretos, porque eles são extremamente diretos, não tem rodeios com eles ali.
Salve seu Tranca Ruas. Salve a força do Seu Tranca Ruas.
Graças a Deus! Graças a Deus!
Muito dessa força, dessa necessidade de eles agirem é porque é necessário. É porque precisa disso.
Mas, o próprio Senhor Tranca Ruas que está presente aqui, está dizendo que muitos aparelhos, muitos médiuns usam da oportunidade de saber que eles trabalham com esse tipo de energia, com esse tipo de dureza, para desafogar seus próprios infortúnios, para desafogar suas próprias misérias internas.
Exu Tranca Ruas:
Exu não é brincadeira, Exu é força, Exu é abertura de caminhos. Algumas chaves que são necessárias são usadas para que, em muitos casos, para liberar o campo daquele que está sendo assistido, para que se possa entrar verdadeiramente, a luz que ele precisa. É como um tapa na cara, é como um chacoalhão, é como a água fria jogada em alguém que precisa tomar consciência de alguma situação.
Então, existem casos e casos. E a presença e a energia de um Exu de verdade, que trabalha para Jesus, de uma pomba gira é inconfundível. Se você tiver nessa sintonia, esse trabalho em você, a necessidade de saber se A é A, se B é B, você vai saber por força de tua própria conduta. E Exu, para vocês entenderem, Exu, fala firme quando tem que falar firme. Exu também fala de amor, mas de um jeito diferente. Eu estou falando com vocês agora dessa forma, mas eu também posso falar assim (mudou a voz).
É importante que vocês não se apeguem na forma que está sendo falada, em como a energia está sendo manipulada, mas na essência da mensagem, na essência que está sendo transmitida. Esse é o problema de muitos quando vão buscar informações nos vários centros socorristas que existem no mundo inteiro. Só acreditam se houver uma performance. Por isso que facilmente às vezes vocês são enganados. Só acreditam que é um Preto Velho que está incorporado, se o Preto Velho falar como vocês acham que ele tem que falar. Só acreditam que é um Exu que está incorporado ali, se ele falar e soltar um palavrão ou alguma coisa assim.
Então vocês precisam entender que o nosso trabalho, é o nosso trabalho e ele vai ser feito, mas não do jeito que vocês querem ou acham que nós temos que fazer. Nós não precisamos da performance, ela acontece porque facilita, em alguns casos, performance essa, dentro de um alinhamento e respeito cultural, energético e transcendental, que nós honramos e respeitamos, em base em todos os códigos que aquela instituição, que aquele centro, que aquela egrégora carrega. Nós honramos. Mas vocês precisam estar com o coração aberto para ouvir Exu sem necessariamente parecer um “Exu performático” da forma que vocês estão acostumados a ver, ou Preto Velho. E digo mais, filhos. E digo mais, moços. E digo mais crianças, tem muito, mas muito Orixá por aí que vocês acham que não desce para atender. Capaz de mandar prender Exu, por estar falando isso. Vem me prender do lado de cá? – hahahaha – Tem muito, muito Orixá por aí, que desce como Preto Velho, trabalha e atende. Tem muito Orixá por aí que desce como Exu, trabalha e atende. Tem muito Orixá por aí que desce como médico, como boiadeiro, trabalha e atende. Tem muito Orixá por aí que desce como ET, assiste, manipula, mexe no DNA, faz o que tem que ser feito e vai embora.
Agora! Fala para mim: quem é que tem autoridade para dizer como é que espírito tem que trabalhar? (tapa na mesa) Quem? Quem vai dizer como nós vamos fazer o trabalho? Ah, não é Exu que está falando, através de Neva. Ah, não é Tranca Rua, hahaha, não é Tranca Rua. Não? O que você quer que eu seja? Um Preto Velho? hehehe Salve meus meninos! hehehe
Eu posso fazer Preto Velho também, hahaha, posso fazer ET também, posso fazer médico. Moços! Vocês têm que entender, vocês precisam colocar na cabecinha de vocês e abrir o coração para a espiritualidade verdadeira. Espiritualidade não é o que vocês querem que seja, não. Ela é e sempre foi o que é. Vocês têm que colocar isso no coração. Se alguém achar ruim o que o Exu está falando, manda me prender. Hahahaha! Manda me prender. Eu não ligo. Agora sim. Comigo você vai ter verdade, entendeu? Comigo você vai ter verdade, não vai ter brincadeira comigo. Você vai ter a verdade. O que você quer? Você quer a verdade? Ou você quer enrolação? Porque tem lugar que você pode ter enrolação.
Faltando minha roupa…
Tem lugar que você vai ter enrolação, mas tem lugar que não. E ó, como os “caras” que a gente procura capturar, como é que eles agem? Se eles virem a cabeça de vocês, moços, se eles virem na cabeça de vocês, que vocês querem, uma espiritualidade performática, eles vão achar um jeito de levar para um lugar que aquilo seja…, mas você não quer a verdade, não é? Você quer visual. Porque a espiritualidade de verdade, a espiritualidade de verdade, é a Verdade.
Ah moço, você foi buscar minha jaqueta, moço? hahaha
Você está falando de espiritualidade performática? Você pediu uma jaqueta? Eu gosto, pô! Vocês nunca gostaram de uma roupa? Vocês nunca gostaram? Eu gosto dessa jaqueta. Já disse que é minha.
Vocês estão entendendo o que eu estou dizendo? E aí, moço? Você está entendendo, moço? Vocês precisam simplificar a vida. Isso dá menos trabalho para nós, não é? Ó, as encruzilhadas estão cheias de pedido, cheia de oferenda para nós, cheia. Se tiver coração, se não for fazer mal para ninguém, nós tentamos ajudar você. Mas, ô, tenta se ajudar um bocado. Tenta fazer alguma coisa para você, moço. Dá um auxílio também para nós. Dá um auxílio para nós. Para de ficar procurando mentira. Ai, como é que eu vou saber o que é mentira, o que é verdade? Como diz a menina, vai cuidar de você. Vai cuidar de você. Vai cuidar do teu espírito. Vai se melhorar como pessoa. Deixa de ser fofoqueiro. Deixa de ser linguarudo. Vai cuidar da tua alma. Isso já vai mudar tanta coisa na sua vida. E vai nos dar menos trabalho para conseguir chegar em vocês, moço.
A espiritualidade verdadeira, ela vai desconstruir você. Ela vai desmontar você todinho. E é, é o que está prestes a acontecer no mundo inteiro, com o que vai acontecer, hahaha, ah, eu quero ver. Eu quero ver, porque vocês não fazem ideia, do que está bem pertinho, hahaha. Vamos desmanchar todos os pilares, falso de verdade que vocês construíram. Tudo com palha, para que a verdade mesmo se mostre. Vocês estão nesse caminho. Vocês estão nesse caminho. Abra o coração e entenda que Exu… Exu também pode ser Preto Velho. Que Pomba Gira também pode ser Guia. Quem de vocês aqui imagina, pode ser até uma heresia para muitos, que a Senhora Mãe de todos, vem, desce em terreiro como Preta Velha e atente. Jesus. Ó Jesus, Salve, Senhor. Salve meu Senhor. Salve! Que Jesus desce e atente com Preto Velho. Oh, esse aparelho, esse Exu está falando, está falando besteira. Vem para cima de mim, não. Vem, não, que tu não aguentas, hahaha. Você não me aguenta uma hora perto de você. Vocês estão entendendo o que eu quero dizer? Vocês, nenhum de vocês tem autoridade nenhuma para dizer como que a espiritualidade vai agir. Como que vamos nos manifestar. Se você entender isso, moço, moça, vai ficar tão fácil. Tão fácil, moço, hahahahaha, tão fácil o caminho de vocês. Hahaha
Deixe Pomba Gira falar. Hahaha
Saravá!
Salve as meninas que estão aqui.
Salve as Damas que estão aqui. Hahaha
Salve a Força de Exu.
Oxalá, Salve Oxalá!
Salve, Boiadeiro.
Salve, Marinheiro.
As meninas estão querendo fazer festa por aqui. Que o Senhor, que o Senhor de todos, bote juízo na cabeça de vocês, moços. Hahaha
Salve as damas. Hehehe
Saravá.
Transcrição: Cleilma Solarys / Sementes das Estrelas
Revisão Textual: Paulah Divino / Sementes das Estrelas