No site ebn, reportagem sobre Negócios Calmos, em seu relatório de tendências de saúde mental no local de trabalho de 2023, O Futuro do trabalho, relatou que 42% dos entrevistados em uma pesquisa de saúde mental no local de trabalho disseram que os desafios no local de labor são o principal motivo pelo qual procuram suporte de saúde mental.
Isso é seguido por doenças pessoais, lidar com a doença de um membro da família, perder um ente querido e lidar com o estresse financeiro. Outros estudos indicam que os empregados se sentem estressados com a sobrecarga, falta de controle pessoal e pressão pelas altas demandas.
Meu objetivo é esclarecer a dinâmica do local de trabalho e sugerir práticas que possam trazer clareza para cada um de nós. A mudança no trabalho começa com a compreensão de como você pode se capacitar para encontrar liberdade pessoal, paz e satisfação.
Lidar com o estresse e a ansiedade no trabalho e na vida começa com o autoconhecimento. Compreender como o ego opera é essencial. O ego no local de trabalho usa estratégias para se sentir seguro, superior e impenetrável. O comportamento do ego impede a colaboração, a cooperação e cria estresse, fofocas e competição interna.
O caminho para a nossa própria satisfação pessoal e daqueles com quem trabalhamos requer consciência do ego, dos bloqueios e dos obstáculos. Seja você um líder ou um funcionário, quero recomendar o seguinte para encontrar satisfação pessoal, liberdade e paz de espírito:
1. Faça uma pausa e respire.
Respire fundo com frequência ao longo do dia. A respiração profunda desacelera uma mente ocupada e ajuda a interromper o processo de pensamentos tortuosos. Quer reconheçamos ou não, muitas vezes somos pegos em um padrão de pensamento repetitivo que gira e gira, nunca chegando a uma solução, mas é apenas um hábito de se preocupar. A menos que você pare e perceba que é isso o que está fazendo, isso pode mantê-lo agitado e angustiado. Muitas vezes você está se arrependendo de algum comportamento anterior ou sentindo medo do futuro. Você definitivamente não está presente.
2. Seja pessoalmente responsável.
Ser responsável por nossas próprias ações e escolhas significa lidar com as consequências. Não somos impotentes e não somos vítimas. Colocar a culpa nos outros ou nas circunstâncias costuma ser tão sutil e automático que nem percebemos que entregamos o controle para conduzirem nossa própria história. Mas as palavras ou comportamentos de outras pessoas não estão realmente causando nossa dor ou insegurança. Fazemos isso a nós mesmos. Se queremos que a história mude, precisamos primeiro ver que somos o escritor e o diretor da história. Ao fazermos isso, eliminaremos as limitações e os medos e encontraremos muito mais paz, sucesso e felicidade. Quando recuperarmos a autoria de nossa vida, encontraremos coragem para fazer escolhas empoderadas.
3. Esteja ciente de seu piloto automático.
Muito do nosso comportamento é automático e isso é bom para muitas coisas, para que possamos fazê-las com rapidez e segurança. É uma maneira humana normal de operar no mundo. Mas às vezes nosso comportamento automático é uma maneira rápida e repetida de lidar com os problemas de nossas vidas, mas não nos dá novas possibilidades. Muitas vezes, estamos fazendo o mesmo comportamento apenas embrulhado em um novo pacote. Então ficamos surpresos quando o resultado é o mesmo. Se você realmente deseja mudanças positivas ou novos resultados aprimorados em sua vida, primeiro precisa ver que está no piloto automático e estar disposto a acordar, estar ciente do que não está funcionando e fazer novas escolhas.
4. Esteja ciente do que você não pode controlar.
Tornar-se consciente de quais problemas e eventos estão fora de nosso controle é um passo importante para encontrar felicidade e satisfação pessoal. À medida que separamos e aceitamos o que está fora de nosso controle, priorizamos as coisas que podemos controlar e agimos sobre elas, em vez de nos preocuparmos ou nos aborrecermos com o incontrolável. Você ganhará energia e poder ao direcionar sua atenção para o que pode fazer em seu autobenefício, em vez de reclamar ou lamentar-se sobre o que não pode fazer ou não gosta.
5. Esteja aberto a novas opções.
Apenas estar aberto a novas possibilidades é um salto gigantesco para encontrar satisfação e sucesso pessoal. Ser resistente a novas ideias ou novas opções é tão comum que não percebemos o que impedimos de entrar em nossas vidas. A maioria das pessoas não gosta de mudanças e teme o desconhecido. Mas abrir a mente fechada, mesmo que por um minuto, pode ajudá-lo a encontrar novas oportunidades melhores do que você imagina. Mas temos que estar pelo menos abertos para deixar a luz entrar. Como disse Leonard Cohen, “Há uma rachadura, uma rachadura em tudo. É assim que a luz entra.”
6. Reconheça e supere a dúvida.
A dúvida é uma praga humana que afeta a todos. Quando você duvida de si mesmo, muitas vezes é porque teme o que os outros dirão sobre você caso aventure-se fora de seu comportamento habitual. Parece muito mais fácil estar seguro e protegido, mas temer a rejeição ou o fracasso o impede de alcançar novos objetivos ou de ter novas experiências emocionantes. As pessoas que realizaram grandes feitos ou criaram algo totalmente novo estavam dispostas a desistir de seus medos, do que os outros poderiam dizer e das preocupações de serem envergonhadas ou humilhadas se falhassem.
7. Concentre-se na gratidão pelo que há de bom em sua vida.
Grande parte da dor e do sofrimento que experimentamos podem ser atribuídos ao que dizemos a nós mesmos. Descobri que reconhecer e apreciar tudo de bom em nossas vidas nos ajuda a permanecer positivos e traz mais para nós. Sentir gratidão pela manhã e antes de dormir ajuda nosso estado de espírito.
8. Expresse graça compassiva.
Ter compaixão e dar graça aos outros é empatia genuína. Estudos repetidamente reconhecem que líderes empáticos elevam os resultados em pesquisas com funcionários e fazem uma enorme diferença no recrutamento. Em um mercado competitivo para buscar e atrair funcionários, os líderes que expressam graça compassiva contribuirão para a cultura que as pessoas buscam no local de trabalho nos dias de hoje.
9. Conecte-se com sua força vital e sabedoria interior.
Todos possuem um profundo estado interior, uma sabedoria inata, que faz parte de sua herança como ser humano. Depende de nós conectarmo-nos com esse eu profundo. Muitas vezes, o ego atrapalha, querendo estar certo, querendo ser superior e precisando de validação constante. Quando pudermos nos trazer para o momento presente, desistir da tagarelice mental constante e simplesmente desacelerar, encontraremos um sentido mais profundo de quem realmente somos. É um alívio tirar a máscara e nos deixarmos ser vulneráveis, autênticos e abertos. Iluminar nossa sombra, composta de nossos medos, dúvidas e angústias, nos liberta para ter não apenas novas experiências, mas uma alegria real e imensurável.
À medida que desvendamos individualmente nossas estratégias do ego que são barreiras para nossa própria paz e satisfação pessoal, impactamos todos com quem trabalhamos. Nos comunicamos melhor, construímos equipes de qualidade, inovamos e atendemos melhor pacientes, famílias e comunidades.
“O que está atrás de nós e o que está diante de nós são questões minúsculas em comparação com o que está dentro de nós.” – Ralph Waldo Emerson
Autor(a): Danna Beal
Fonte: https://www.dannabeal.com/category/workplace-culture-blog/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2023/01/31/illuminating-the-path-to-personal-freedom-and-satisfaction/
Tradução: Sementes das Estrelas / Katia Camargo