A maneira como falamos com nós mesmos realmente importa

Leo Babauta – “Mantenha-se informado sem mergulhar na ansiedade”

Compartilhe esse artigo

A maneira como falamos com nós mesmos realmente importa

MANTENHA-SE INFORMADO SEM MERGULHAR NA ANSIEDADE

Hoje em dia, muitas pessoas estão ansiosas com o que está acontecendo no mundo, e ler as notícias ou acessar as redes sociais parece desencadear nossos medos e preocupações mais do que nunca. Mas não podemos simplesmente ignorar a realidade.

Então, como nos manter informados sem ser esmagados pela ansiedade e pelo peso dos acontecimentos atuais?

Não existe uma resposta correta, mas pensei em compartilhar algumas ideias:

Limite: gosto de limitar o período em que leio as notícias a duas vezes por dia, em dois sites que confio (e que não são sensacionalistas, em sua maioria). E fico de 10 a 15 minutos por vez.

Espere: não reaja instantaneamente. Espere um dia antes de compartilhar ou reagir. Permita-se processar, deixe a ansiedade diminuir e respire.

Foque: foque no que você pode controlar. Existe alguma ação que você pode realizar na sua comunidade? Você consegue se envolver em uma campanha nacional? Você consegue conversar com pessoas que podem ajudar a resolver a situação? Se não, foque em ações que você realmente pode fazer e não assuma a responsabilidade por ter que consertar tudo, nem se preocupe com tudo no mundo.

Perceba: tenha a prática de perceber quando está se sentindo ansioso, sobrecarregado ou frustrado e observe como isso se manifesta no seu corpo. Concentre-se nas sensações e deixe que seja normal sentir essas coisas, sem colocar mais lenha na fogueira.

Respire: respirar lenta e profundamente realmente pode ajudar a acalmar o sistema nervoso quando você estiver agitado. Uma boa caminhada também pode ajudar, ou sentar-se em silêncio.

Obviamente, isso não resolve os problemas do mundo, mas pode te ajudar a lidar um pouco melhor com eles. Cuide-se e não se deixe levar pelo que não pode controlar.

Com amor,

Leo Babauta

Zen Habits

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Mariana Spinosa

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário