O QUE OU QUEM VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?
Canal: Jahn J Kassl
“Meu avô e o guru do meu venerado guru Maharaj souberam certa vez que um grande santo tinha Mudado para uma cidade próxima. Procuraram-no, com a intenção de ficar dez dias. Após quatro dias, o santo perguntou-lhes por que tinham vindo e o que queriam dele. “Ouvimos dizer que o senhor é um grande homem do nosso tempo”, responderam. “E como estamos sem orientação, gostaríamos de lhe pedir uma sessão e de ficar convosco.” Depois de quinze ou vinte minutos, o santo respondeu: “Se eu concentrar a minha atenção em vocês, não conseguirão suportar. O meu olhar é tão poderoso que, se olhar para uma pedra, parto-a ao meio.” Foram procurar uma pedra, a maior que conseguissem levantar, e trouxeram uma tão pesada que só conseguiram carregá-la com dificuldade. Esta pedra foi colocada diante do santo. O santo olhou para a pedra, e ela estilhaçou-se ao primeiro olhar. O meu avô curvou-se profundamente. “Senhor”, disse ele, “encontrámos um bobo da corte e mágico disfarçado de santo.” “Por que fala assim?” respondeu o santo com evidente desagrado. ‘As pessoas me veneram como um grande homem.’ ‘Certamente, você é um grande homem. É preciso muita força para realizar tal ato. Mas, com toda essa força, você não pode partir o coração de uma pessoa. Somos pessoas simples. Mas somos capazes de transformar o coração de uma pessoa, levando-a a seguir em frente, cada vez mais longe, a lugares inimagináveis.’ E com essas palavras, eles deixaram o homem. (O Caminho Através do Fogo, Diário de um Treinamento Espiritual de um Mestre Sufi; Irina Tweedie; pp. 664 e seguintes)
JJK: O cenário esotérico não está repleto desses “santos”? Às vezes tenho a impressão de que os muitos “cursos de autoajuda” são apenas demonstrações de ego disfarçadas para aqueles que os oferecem. Vivemos em uma época em que tudo existe, e no mercado espiritual, predominam os “mestres” que usam suas habilidades para “abrigar discípulos”. Aqueles que são capazes de “abrir” o coração humano são raríssimos. Minha pergunta é: os falsos santos representam um perigo para o buscador, ou o erro faz parte da busca? Os desvios fazem parte do caminho, ou algumas coisas, incluindo novo karma, podem ser evitadas através de maior atenção plena?
A VONTADE HUMANA CONTROLA
ARCANJO CHAMUEL: Minha luz envolve aqueles que estão abertos a ela, minha luz alcança os corações que estão prontos e minha luz penetra a escuridão onde as pessoas escolhem viver. Isso responde à sua pergunta: Onde há vontade, há um caminho — este ditado popular se aplica perfeitamente aqui. É a vontade humana que controla e atrai tudo. Cada pessoa anseia, à sua maneira, por conhecimento e experiências espirituais, e cada pessoa atrai aquilo para o qual está interiormente preparada. Aqueles que não desejam abrir seus corações, mas querem adquirir certas habilidades, recorrerão a um “santo”, como descrito na história introdutória. Assim, é o indivíduo que escolhe um desvio, e não o destino que o determina. Falsos santos, mágicos e feiticeiros, que podem partir pedras, mas não corações humanos, sempre existiram nesta matriz.
Cada pessoa encontra o mestre que atende às suas necessidades, e cada mestre encontra os alunos que atendem às suas necessidades. Dessa forma, mestres e alunos muitas vezes percorrem caminhos tortuosos.
O SIGNIFICADO DOS MILAGRES
JJK: Jesus andou sobre as águas porque, na minha opinião, ele queria dar um exemplo de confiança em Deus aos seus discípulos. Os apóstolos eram pessoas comuns, pescadores, que não faziam ideia de quem era Jesus. Os milagres que Jesus realizou fortaleceram a confiança dos apóstolos nele mesmo e na mensagem do “Messias”. Minha pergunta é: quando os milagres são apropriados e quando são magia desnecessária?
ARCANJO CHAMUEL: Os milagres só têm significado quando um indivíduo precisa de um milagre para seguir em frente. Existem duas razões que devem existir para que um milagre seja justificado:
1) Quando um milagre é o único meio de despertar uma pessoa ou um grupo de pessoas e sensibilizá-las para uma percepção espiritual.
2) Quando o karma precisa ser redimido em grande escala por meio de um milagre.
Um verdadeiro santo lida com milagres com grande cuidado e sabe exatamente quando e onde um milagre é necessário. Os santos que ostentam suas habilidades atraem pessoas que ainda buscam fora de si. Aqueles que voltam sua atenção para o interior têm uma busca completamente diferente e procuram em outro lugar.
JJK: Nesse caso, mestre e aluno têm um nível semelhante de maturidade interior? Ambos estão orientados para o mundo exterior.
Relações entre mestrandos e alunos
ARCANJO CHAMUEL: Neste nível, sim. Os verdadeiros mestres sabem exatamente por que aceitam um determinado aluno. Superficialmente, alguns alunos podem não parecer maduros o suficiente para um mestre. É por isso que a maioria dos relacionamentos entre mestre e aluno neste nível são de curta duração. Os relacionamentos verdadeiros e profundos entre mestre e aluno, no entanto, perduram por muitas vidas, muitas vezes durando até o retorno à Unidade. Nesses relacionamentos, os papéis de professor e aluno frequentemente se alternam. É uma troca, um processo contínuo de aprendizado até que tudo o que é possível neste nível tenha sido adquirido.
JJK: Por que existem tão poucos buscadores sinceros neste mundo? Pessoas que desejam ter seus corações “abertos” são muito, muito raras.
Por que existem tão poucos buscadores?
ARCANJO CHAMUEL: Este plano de existência oferece à humanidade experiências. Uma gama praticamente inesgotável de aventuras aguarda. Portanto, os seres angelicais encarnam a humanidade nesta Terra – e essas aventuras devem ser saboreadas com corpo e alma; caso contrário, a pessoa não estará disposta a trocar esta vida por outra.
Este plano de existência é o lar de pessoas que desejam saborear esta jornada em todas as suas facetas. Aqueles para quem este jogo é desinteressante são minoria.
Somente quando uma pessoa perde o interesse neste jogo terreno é que ela pode se tornar “espiritual”. Então o verdadeiro mestre entra em sua vida como que por si só, e então o caminho espiritual é verdadeiramente trilhado. Assim como um peixe não pode viver no deserto, nem um camelo no fundo do oceano.
JESUS E BUDA
JJK: Qual é a tarefa que verdadeiros mestres como Jesus ou Buda têm ou tiveram?
Quando penso em quão ignorantes são a maioria das pessoas, ou com que frequência os verdadeiros mestres são incompreendidos, pergunto-me qual o sentido de uma vida assim, se as pessoas querem seguir o seu próprio caminho, muito distantes da percepção espiritual?
ARCANJO CHAMUEL: Os verdadeiros mestres estabelecem âncoras e pontos de luz para que as pessoas, quando estiverem prontas, tenham um senso de direção. Sem essa luz, ninguém encontraria a saída deste labirinto do tempo. Esses são oásis de luz líquida que esses mestres ancoram na Terra, para que aqueles que um dia precisarem deles não pereçam de sede.
Um mestre conhece suas tarefas e as cumpre. O amor flui incessantemente até que um coração humano se abra e possa ser dilacerado. Tenha certeza de que, mesmo neste mundo, tudo obedece às leis divinas. Os muitos dramas fazem parte da experiência, e somente aqueles que renunciam aos seus apegos a este mundo podem entrar no Novo Mundo — longe do medo e em liberdade.
Alunos experientes encontram mestres experientes, e aqueles que apreciaram este jogo alcançaram a maestria em pouco tempo.
Faça a si mesmo estas perguntas: Em que ponto deste processo me encontro? Ainda tenho interesse no jogo terreno? O que ainda quero experimentar neste mundo? O que me impulsiona e me atrai, e qual é o meu anseio mais profundo?
Uma abordagem verdadeiramente honesta consigo mesmo permite que você compreenda melhor o curso do mundo e da sua própria vida – e, assim, as respostas a essas perguntas o levam de volta a si mesmo.
Eu te amo infinitamente,
Arcanjo Chamuel.
Canal/Autor: Jahn J Kassl
Fonte primária: https://lichtweltverlag.at/2025/11/03/was-oder-wen-suchst-du/
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2025/11/04/archangel-chamuel-what-or-who-are-you-looking-for/
Tradução: Sementes das Estrelas / Cassianno Rossi
