Mantenha-se informado sem mergulhar na ansiedade

Como simplificar no fim do ano

Compartilhe esse artigo

Mantenha-se informado sem mergulhar na ansiedade

COMO SIMPLIFICAR NO FIM DO ANO

À medida que o ano se aproxima do fim pode ser muito bom começar a simplificar — é um ato de desapego, como se deixássemos o ano que passou para trás.

É uma liberação do passado para abrir espaço para o que está por vir, ou, simplesmente para ter uma vida mais simples.

Neste artigo compartilharei algumas das minhas maneiras favoritas de simplificar, mesmo que você não tenha muita energia extra para se livrar de toda a bagunça:

1. Comece lembrando-se de que a vida já é suficiente. Sente-se em silêncio por alguns minutos e sinta como você tem tudo o que precisa para se sentir satisfeito neste momento. Claro, nem tudo é perfeito, mas você não precisa que a vida seja perfeita para amá-la. Você já é suficiente como você é, e este momento é perfeito sem precisar de melhorias. Se você conseguir se lembrar disso, não precisa comprar nada para se sentir realizado. Você não precisa da aprovação de ninguém, não precisa de mais coisas e não precisa de distrações. Esta é a essência da simplicidade.

2. Escolha 5 coisas para descartar por dia. Descartar coisas desnecessárias pode ser… avassalador. Então, simplifique: escolha 5 coisas todos os dias (em qualquer lugar da sua casa) durante duas semanas. Encontre coisas que você não precisa ou não usa mais. Com cada item, pense no que você pode fazer com ele: doar, dar para alguém que você conhece, reciclar. Se você conseguir descartar apenas 5 coisas por dia (mantenha uma caixa de doações na sua garagem, por exemplo), você terá descartado 70 coisas em duas semanas.

3. Escolha uma pequena superfície plana para desentulhar de uma só vez. Ao contrário da ideia anterior, pode ser muito bom escolher uma pequena área — uma superfície plana como o tampo de uma mesa, uma prateleira, a parte superior de uma escrivaninha, uma gaveta ou a última prateleira do seu armário, por exemplo. Retire tudo dessa superfície plana e coloque em um só lugar. Então, uma coisa de cada vez, decida se vai guardar (e onde guardar) ou se vai se livrar… até que a pilha esteja vazia. A sensação de espaço livre e organizado será muito agradável. Você pode fazer mais sessões como essa quando tiver tempo ou energia, mas tente pelo menos uma!

4. Abandone de 3 a 5 compromissos. Olhe para sua agenda lotada. O que você estava pensando ao se comprometer com tantas coisas? Pode ser muito bom se livrar de alguns compromissos. Desista de algumas coisas das quais você disse que participaria (mas que não te empolgam), ou de alguns encontros que você disse que iria, mas não está com vontade, ou de algumas reuniões que você realmente não precisa ir. Abrir mão de apenas alguns deles pode te dar um respiro maravilhoso.

5. Crie espaços livres de tecnologia. Na próxima semana, tente encontrar um tempinho a cada dia, ou pelo menos algumas vezes por semana, para ficar sem aparelhos eletrônicos. Lembre-se do item nº 1 acima: você já tem e já é o suficiente. Você pode encontrar algum alívio ao se desconectar de aparelhos eletrônicos. Sua saúde mental vai melhorar. Você terá mais tempo para pensar, se exercitar, se conectar com outras pessoas, ler e praticar hobbies. Isso simplifica a vida.

6. Incentive sua família a comprar menos. Considere convidar sua família para passar as festas de fim de ano com poucas ou nenhuma compra. Celebre as festas como uma época para se reunir e se divertir, sem precisar gastar e comprar coisas novas. Se for dar presentes, considere fazer algo, assar algo ou comprar usado. Isso pode não agradar a todos, mas pode valer a pena explorar para simplificar e economizar dinheiro (e evitar desperdício).

SIMPLIFIQUE NO SEU PRÓPRIO RITMO

Não estou recomendando fazer tudo isso, e certamente não tudo de uma vez. Queremos manter a simplicidade! Escolha uma coisa para experimentar e, se tiver espaço, tente outra depois. Encontre as que se encaixam bem na sua vida, em vez de tentar fazer tudo.
No fim das contas trata-se de criar mais espaço e perceber que muitas vezes precisamos de muito mais do que imaginamos. Ao reduzirmos o consumo e a desordem, podemos diminuir o desperdício e começar a criar mais simplicidade em nossas vidas.

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Mariana Spinosa

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Deixe seu comentário