SIMPLICIDADE NO FAZER: 6 IDEIAS ESSENCIAIS
Ultimamente tenho explorado ideias sobre como simplificar a execução de ações, a realização de tarefas e tudo o que preciso fazer em um dia.
Pode ser tão avassalador, procrastinamos e complicamos demais.
E se pudesse ser simples?
Neste artigo, compartilharei algumas ideias que tenho explorado para simplificar tudo o que faço no meu dia. As ideias não funcionarão para todos mas espero que sejam valiosas para você de alguma forma.
1 – CONCLUINDO O MOMENTO
Uma coisa que tenho notado é a frequência com que corro de uma coisa para outra, deixando um pouco de bagunça para trás ou algo inacabado, na pressa de começar a próxima tarefa.
Uma frase que tem me inspirado é “concluir o momento”.
Isso significa não correr para a próxima tarefa antes de concluir o que estou fazendo. Por exemplo:
- Se eu terminar de comer, lavo a louça e limpo qualquer outra bagunça. Guardo os restos de comida. Limpo a bancada.
- Se eu estiver me arrumando, certifico-me de pendurar a toalha, colocar as roupas sujas no cesto, dobrar ou pendurar as roupas que ainda não estão sujas.
- Se eu terminar uma reunião, anoto quaisquer observações ou tarefas que precisam ser feitas para não me esquecer.
- Se eu estiver lavando roupa, não apenas lavo e seco as roupas — dobro, penduro e guardo.
Se eu desacelerar e me permitir concluir o que é necessário no momento poderei passar para a próxima tarefa com uma sensação de dever cumprido e paz.
Além disso, é muito mais agradável!
2 – APENAS ESTA TAREFA
Se você olhar para sua lista de tarefas ou caixa de entrada de e-mails, ela provavelmente é muito longa para concluir esta semana, quanto mais hoje. É algo avassalador e, se tentarmos dar conta de tudo, provavelmente ficaremos pulando de uma coisa para outra em um frenesi.
O que tem me tocado é a frase: “Só isto”.
Isso significa que escolho uma coisa para me concentrar e esqueço todo o resto. Mais fácil falar do que fazer, eu sei! Mas é uma prática.
Então, eu me livro de tudo e tenho apenas uma coisa à minha frente. Dou a ela toda a minha atenção, como se merecesse toda a minha concentração. Respiro e me entrego completamente a ela.
É muito simples e muito meditativo. Não é uma imposição, mas uma simplicidade que é revigorante e calma.
3 – SEM PRESSA
Ao longo do meu dia, gosto de me lembrar: “Não preciso ter pressa”.
Como praticante de Zen você pode pensar que estou sempre calmo e me movo lentamente. Nada disso! Eu gosto mesmo é de me mover rapidamente — se estou cozinhando ou limpando a cozinha, você ouvirá os armários batendo e eu me movimentando como um furacão. É divertido!
Então preciso me esforçar para diminuir o ritmo. Acho desafiador, mas muito bom. Não há necessidade de pressa. Por que tanta pressa?
4 – NÃO PRECISA FUGIR
Sempre há alguma (ou algumas) tarefa difícil em nossas listas que gostamos de procrastinar. Elas são adiadas e se acumulam.
Gosto de me lembrar: “Não preciso fugir disso.”
O que isso significa é que não é algo tão difícil e assustador quanto eu possa pensar. Sinto que preciso fugir porque tenho medo ou me sinto sobrecarregado. Mas quando percebo que estou prestes a fugir, simplesmente me lembro de que não é necessário.
Então me volto para a tarefa, respiro e dou o primeiro passo da maneira mais simples possível. Isso também é um ato meditativo.
5 – LIMPE AS COISAS
Quantos de nós temos um navegador com dez mil abas abertas? E uma caixa de entrada de e-mail transbordando e nos sobrecarregando?
Gosto de me lembrar, quando tenho muitas coisas abertas ou acumuladas, de organizar tudo. Isso ajuda a manter as coisas simples.
Alguns exemplos:
- A cada um ou dois dias salvo e fecho as abas do navegador — adiciono a aba aos favoritos para encontrar depois, transformo-a em uma tarefa, salvo no meu serviço de leitura posterior ou simplesmente realizo uma ação relacionada. O ideal é que eu as organize para poder me concentrar no que vem a seguir.
- A cada um ou dois dias organizo minha caixa de entrada de e-mail. Claro que isso nem sempre acontece — às vezes as coisas se acumulam. Mas gosto de ter uma caixa de entrada organizada, então dedico um tempo para analisá-las. Se houver muita coisa acumulada pode levar de 5 a 10 sessões! Mas o ideal são algumas sessões por dia.
- Meu serviço de leitura posterior (atualmente o Instapaper) fica cheio, então o ideal é organizá-lo toda semana. Isso significa dedicar um tempo para ler artigos e arquivá-los, ou simplesmente excluí-los se não tiver vontade de ler algo. Isso significa que não me sinto culpado pelas coisas que não estou lendo.
- Faço o mesmo com objetos físicos — se tenho coisas na bancada da cozinha, na minha mesa, na minha mesa de cabeceira, etc., reservo um tempinho para lidar com cada item e organizá-los. Às vezes, não tenho tempo para fazer tudo de uma vez, então volto à pilha até que esteja organizada.
Não se trata de ser perfeito ou de se estressar se houver uma pilha de coisas. Mas se eu reservar um tempinho para organizar as coisas minha vida fica muito mais simples.
6 – MOMENTOS PARA PLANEJAR E REFLETIR
Acho importante reservar um tempinho no início de cada semana e de cada dia para planejar.
Nada complicado: o que quero realizar esta semana? O que quero realizar hoje?
Faço o mesmo para cada mês e para cada ano. Isso me ajuda a saber para onde estou indo e no que devo me concentrar. Gosto de manter as coisas simples e dedicar apenas alguns minutos por dia e todos os domingos (ou segundas-feiras).
Acho importante também criar um pequeno espaço para refletir. O que tenho feito? O que merece ser celebrado? O que estou adiando? O que está me bloqueando? O que estou aprendendo? Não preciso refletir sobre isso todos os dias, mas se eu dedicar apenas alguns minutos por dia à reflexão, minha vida se torna muito mais equilibrada e simplificada.
Com amor,
Leo Babauta, do Hábitos Zen
Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Iara L. Ferraz
