A psicologia positiva é um movimento recente dentro da ciência psicológica, uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz, que busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal, focando mais nas forças do que nas fraquezas das pessoas.
Martin Seligman foi um dos fundadores dessa psicologia e durante muitos anos realizou pesquisas para provar que esse tipo de psicoterapia pode ajudar as pessoas a viverem boas vidas, focando mais em suas forças. Seu método aumenta o sentimento de felicidade nas pessoas, encorajando-as a encontrarem positividade em suas vidas e focarem nela.
Abaixo estão 7 regras baseadas na positividade que podem ajudá-lo a viver uma vida muito mais feliz, auxiliando no combate à depressão, melhorando sua saúde física e desempenho nas atividades diárias.
1. A regra do espelho
De acordo com a regra do espelho, todas as pessoas em nossas vidas não são nada além de espelhos de nós mesmos, que refletem quem realmente somos, características positivas e negativas. Portanto, ao analisarmos como se comportam, podemos conhecer mais sobre nossas características e fazem as mudanças necessárias para evoluirmos.
Se você deseja transformar seus relacionamentos com outras pessoas, comece a mudança em si mesmo.
2. O poder da escolha
Nós temos poder de escolha sobre nossas vidas, então a realidade que vemos é apenas um resultado de nossas preferências. Você é o senhor do próprio destino.
Se você quer buscar novas experiências, deixar ir relacionamentos tóxicos e crescer, faça escolhas que coloquem no caminho certo. No entanto, seja sábio, porque não pode voltar atrás.
Algumas coisas não cabem a nós decidir, mas sempre podemos escolher como reagir ao que está fora de nosso controle. Apenas foque naquilo que quer e vá em frente.
3. O poder dos erros
Em nosso mundo existem diferentes visões, opiniões e maneiras de fazer as coisas. Todos nós podemos estar errados pelo ponto de vista de outra pessoa. Não existem verdades absolutas e precisamos estar prontos para aceitar as diferenças e imperfeições das pessoas ao nosso redor.
Não se condene pelos próprios erros e não aponte os dedos para a falha alheia. Seja sábio e, ao invés de julgar, analise onde pode melhorar e ajudar as outras pessoas.
4. A regra de relevância
Algumas coisas em nossas vidas cabem apenas a nós mudar. Se não tomamos a atitude necessária para a mudança que desejamos, não adianta nada reclamar e lamentar.
As coisas se transformam quando nós nos transformamos, só assim podemos começar a manifestar coisas boas para nossas vidas. Foque naquilo que é importante para você. Se você quer alcançar grandes coisas, mire alto e aja!
5. O efeito de dependência
Mesmo sem estar devendo alguma coisa para outra pessoa, você pode optar por ser gentil, educado e ajudá-la em seus momentos de dificuldade. Mas a verdadeira ajuda é aquela que não cobra recompensa, que é feita por pura vontade de ajudar. O bem do outro é a verdadeira recompensa.
6. A regra da presença
Nosso tempo de vida é limitado, portanto precisamos realmente estar presentes, vivos, aproveitando o nosso presente. O passado não nos leva a lugar algum e o futuro está muito distante para ser alcançado.
Quando sintonizamos nossos sentimentos e pensamentos para o presente, melhoramos nosso estado emocional, saúde e relacionamentos, porque estamos mais em contato com a realidade do que com fantasias.
7. O poder do otimismo
A vida tem momentos ruins, mas o otimismo é fundamental para atrairmos soluções e paz, ao invés de problemas e tormentos. Portanto, escolha sempre ver o lado positivo e aprecie toda a beleza que existe ao seu redor!
Seja feliz, positivo e ativo. Quando não nos ocupamos, temos mais chances de desenvolver pensamentos negativos. Por isso, preencha seu tempo com coisas que o levam para a frente e o tornam mais realizado.
O que você achou das regras? Já aplica alguma em sua vida?