background

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

CRISTINA CAIRO / LINGUAGEM DO CORPO: MIOPIA



A miopia consiste na dificuldade do paciente em enxergar pessoas e objetos mais distantes. Enquanto os objetos mais próximos são vistos com clareza, os mais distantes são avistados como um borrão.

O problema se deve aos erros de refração que afetam a visão à distância. A imagem visual não é focada diretamente na retina, sendo refletida mais à frente da mesma.


A dificuldade pode ser comum em pessoas que possuem os olhos grandes ou o cristalino possui uma distância focal curta, dependendo de recursos ópticos para corrigir o erro.

Muitas vezes, a miopia desenvolve-se gradualmente ou rapidamente, e tende a piorar durante a adolescência. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o problema afeta 40% da população no Ocidente.

Em seu livro, Cristina Cairo afirma que na psicanálise, a miopia pode ter várias nuances, mas o portador pode ser definido como uma pessoa que não consegue aceitar os fatos que os cercam.

Miopia segundo Cristina Cairo:

Existem vários tipos de miopia, mas, como exemplo geral, citarei apenas um.

Muitas pessoas que sofrem de algum problema de visão só percebem que são portadoras dessa anomalia depois de passarem por situações desagradáveis: como a moça que flerta com o rapaz a certa distância e descobre, depois, que se trata do próprio noivo; ou o homem que vê um poste mais à frente e só nota o engano depois da cabeçada.

A miopia é um defeito de refração de luz. O olho focaliza melhor as imagens mais próximas, porque o eixo do globo é muito longo. Além de uma certa distância, não consegue distinguir as imagens com a mesma nitidez, porque a capacidade de acomodação do cristalino é limitada. O míope, quando quer enxergar algo mais afastado, procura forçar o músculo ciliar, na tentativa de reduzir o tamanho do eixo. Esse tipo de miopia chama-se axial e decorre da diferença de tamanho do eixo.

Depois disto a análise psicológica é óbvia e você já deve ter percebido que pessoas míopes não conseguem aceitar fatos e determinados acontecimentos que saiam fora do alcance de sua crença. Normalmente enxergam “curto” quanto a determinados problemas e nunca reconhecem que são radicais em suas posições.

Discutir um assunto com elas requer tato e muita paciência, ou então aceite suas opiniões ainda que discordando delas.

Os míopes por não se deixarem envolver por ideias adversas, concentram-se no que sabem fazer e, naturalmente, entendem muito bem do assunto a que se dedicam.

Se você tem problema de miopia, comece a reparar em seu comportamento perante um grupo de amigos e analise, sinceramente, suas atitudes e opiniões. O fato de parecer que estejam contra você não significa estarem errados. Podem estar tentando fazê-lo ver aquilo que você não está vendo. Tente ser mais flexível de coração, mesmo que pareça um absurdo. Deixe que o tempo lhe mostrará o quanto você pode aprender com a vida e com a experiência de outras pessoas, desde, é claro que você relaxe e aceite os acontecimentos novos. Queira ver a vida em toda a sua extensão e saiba que a revolta só prejudica sua saúde e… não altera o mundo. Ame-se e viva todas as imagens que lhe forem oferecidas com carinho e sinceridade! Volte a “enxergar”, vale a pena aprender com tudo e com todos, pois quando estivermos despidos do orgulho nossa paz espiritual resolverá todos os problemas e, com certeza, descobriremos novos e grandes amigos.

Desvie de seu caminho as incertezas, os medos e qualquer tipo de sentimento que o afastam de seu objetivo, pois sua visão saudável depende de suas convicções e determinação para com o futuro. Seja flexível em qualquer situação que o obrigue a tomar decisões. Perceba e acautele-se contra seus pensamentos imediatistas e egocêntricos.

A miopia manifesta-se em pessoas egocêntricas que não se importam com os outros ou não aceitam facilmente, opiniões alheias. Na verdade são pessoas que possuem uma visão muito estreita do mundo e enxergam somente seus próprios problemas particulares e veem apenas os aspectos imperfeitos das pessoas e coisas. Miopia é vista curta. Torne-se uma pessoa mais prestativa, tanto dentro de seu lar quanto fora dele. Cuide dos seus afazeres, mas pense também em ser útil aos demais que precisarem de sua ajuda. O importante é aumentar o seu campo de “visão” da vida, começando a enxergar os problemas das pessoas que sempre estiveram ao seu lado mas que você nunca percebeu. Solte-se para a vida e veja como você pode crescer ainda mais e abandonar, definitivamente, os óculos sem precisar de cirurgia.


Auxilie curtindo e compartilhando essa publicação no rodapé da postagem, para que ela possa alcançar cada vez mais Sementes! Gratidão! ❤

Veja mais Cristina Cairo / Linguagem do Corpo Aqui

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...