SATURNO E A INEVITABILIDADE DAS MUDANÇAS
O primeiro fato da existência é a lei da mudança ou impermanência. Tudo que existe, de um monte a uma montanha, de um pensamento a um império, passa pelo mesmo ciclo de existência: nascimento, crescimento, decadência e morte. A vida, por si só, é contínua, sempre buscando se expressar de novas formas. “A vida é uma ponte; portanto, não construa uma casa nela”. A vida é um processo de fluxo, e aquele que se apega a qualquer forma, por mais esplêndida que seja, sofrerá por resistir ao fluxo. ~ Christmas Humphreys
Saturno não gosta de mudanças. Gosta que seus alicerces permaneçam firmes. Prefere o que é familiar e teme que tudo que construiu, cultivou e estabeleceu corra o risco de se tornar irrelevante, desgastado, corroído e desvanecido, como faixas de areia que recuam com as marés. Você pode até tentar construir estruturas para desafiar o inevitável. Assim como um muro de pedras na praia, construído para conter a maré, mas que parece apenas fazer a praia erodir ainda mais, você não pode impedir o inevitável. Todos os elementos compostos estão sujeitos a mudanças e destruição. A única constante na vida é a mudança.
Assim, com Saturno nos últimos minutos do último grau de Peixes, o último signo do zodíaco, prestes a ingressar em Áries no dia 13 de fevereiro, podemos sentir resistência, medo, desespero em alguns casos, enquanto tentamos nos agarrar em vão ao que um dia existiu. Até nos darmos conta da inevitabilidade das mudanças e de que estas são iminentes.
URANO, OS PLANETAS INTERIORES E O DESPERTAR DAS MUDANÇAS
Na semana passada, nos dias 3 e 4 de fevereiro, Urano ficou estacionário, encerrando sua fase retrógrada. E, ao fazer isso, os planetas interiores, Mercúrio, Vênus, Sol e Marte, alinharam-se para fazer trânsito com o planeta das mudanças repentinas, das percepções surpreendentes e, sim, da transformação. Os planetas manifestam suas presenças quando ficam estacionários. E com Urano estacionário nos últimos graus do signo de Touro, podemos sentir os tremores sob nossos pés, enquanto os alicerces de nossas vidas se transformam. Cada um desses planetas interiores está correndo esses alicerces, pouco a pouco.
Tudo começou com Mercúrio na semana passada, mudando nossas perspectivas. Aprendemos coisas novas. Mudanças de planos repentinas acontecem quando Mercúrio faz quadratura com Urano; as coisas mudam da noite para o dia, e percebemos que nossas mentes e consciência estão mudando. Mal tentaremos nos reerguer, e então Vênus fará trânsito com Urano, fazendo com que as alianças pareçam mudar diante dos nossos olhos. Quem diria? Em seguida, teremos uma quadratura Sol/Urano, culminando no eclipse solar do dia 17 de fevereiro. É provável que este eclipse seja um ponto de inflexão. Inquieto. Explosivo. O clima está tão propício às mudanças que se tornará imprevisível e instável quando chegarmos à quadratura Marte/Urano do dia 27 de fevereiro. Saturno não tem a menor chance diante deste cenário. As mudanças serão inevitáveis.
Não é fácil soltar as amarras e tentar chegar à outra margem. Requer um pouco de coragem. Requer audácia e disposição para dar o primeiro passo rumo ao desconhecido. De todos os planetas, Saturno é o que aborda a ideia do Novo com mais hesitação e cautela. Dá passos pequenos e se aproxima daquilo que lhe parece um caos absoluto com muita, muita delicadeza. Assim, com o ingresso de Saturno em Áries na próxima sexta-feira, 13 de fevereiro, seremos convidados a agir com cautela, nos preparar e sermos estratégicos. Mesmo diante de mudanças extraordinárias.
Do ponto de vista saturnino, no mundo ariano é cada um por si, em que dominamos ou somos dominados. É por isso que Saturno ingressa em Áries com um escudo. Todos ficamos um pouco na defensiva sob esta influência. Mas ficamos assim enquanto nos preparamos para enfrentar a concorrência. Saturno em Áries é o general, reunindo forças e preparando as tropas para a batalha. Então, embora haja uma certa resistência ao Novo com Saturno, uma vez que ele tenha contato com novas expectativas, com o mundo novo, com o novo em tudo, não há como detê-lo. Nem a nós.
RESPONSABILIDADE, PROPÓSITO E AUTORIA DA PRÓPRIA VIDA
Saiba que não dá para se esquivar da responsabilidade. Saturno em Áries pede que cada um de nós assuma a responsabilidade pelo que é nosso. Pois estamos sendo chamados a ser os arquitetos e diretores, os comandantes de nossas vidas e circunstâncias. Não há mais ninguém para culpar.
Mas, para fazer isso bem, primeiro precisamos saber quem somos e o que queremos. Pergunte-se: O que quero representar? Qual é minha mensagem pessoal para o mundo? Onde me vejo chegando? E o que posso fazer para cultivar ainda mais essa imagem e esses objetivos?
O ingresso de Saturno em Áries coloca o foco no individual e nos convida a assumir a responsabilidade por nosso destino. Como um general no comando de um exército, Saturno em Áries nos pede para focar nossa vontade e tomar as rédeas da situação. Não dá para voltar atrás depois que nos comprometemos a seguir em frente.
Autor/Canal: Lauren Howard Coleman
Fonte: https://www.astrologybylauren.com
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa
