Produtividade com Calma e Regulação do Sistema Nervoso

Leo Babauta – “A prática da negatividade zero”

Compartilhe esse artigo

A PRÁTICA DA NEGATIVIDADE ZERO

Dois dos meus autores favoritos sobre o tema do casamento, Harville Hendrix e Helen Lakelly Hunt, escreveram um livro chamado “O Guia Zero Negatividade para Casais” (NT. Disponível em inglês através do link: https://harvilleandhelen.com/wp-content/uploads/2018/06/Zero-Negativity-Guide-for-Couples.pdf)

Eu não experimentei esse método no meu casamento, mas descobri que a abordagem é muito poderosa como uma abordagem geral para nossas vidas.

Eu me considero uma pessoa positiva — e, comparado a muitas pessoas, sou muito positivo. Mas ao começar a praticar a negatividade zero percebi que julgo as outras pessoas mais do que imaginava, e  tenho uma visão negativa de algumas pessoas — muito mais do que eu pensava.

Falarei sobre isso abaixo, como pratico essa abordagem, e compartilharei como ela pode mudar a sua vida.

Em resumo, aqui está o que a abordagem da negatividade zero pode mudar se você a praticar:

  1. Você pode suavizar seus julgamentos em relação aos outros (menos ressentimento e frustração).
  2. Você pode passar a ter uma visão mais positiva dos outros, o que leva a melhores relacionamentos, menos reclamações e mais gratidão.
  3. Você pode começar a ter uma visão mais positiva de si mesmo, com menos autocrítica, vergonha e ansiedade.

Essas são mudanças enormes, que transformam a vida. Vamos lá.

VISÃO NEGATIVA EM RELAÇÃO A OUTRAS PESSOAS

Fiquei realmente chocado com a frequência com que tenho uma visão negativa de outras pessoas — às vezes pessoas da minha vida, às vezes estranhos em público, definitivamente pessoas se comportando mal em público.

Quando temos essas visões negativas… simplesmente parece que estamos certos. Elas não deveriam se comportar dessa maneira. Deveriam saber mais. Deveriam agir de forma diferente.

Comecei a perceber com que frequência o comportamento das pessoas me irritava ou frustrava. Como as vejo sob uma luz negativa. Nossa!

Então, tenho praticado:

  • Perceber quando sinto frustração, irritação, ressentimento — e então analisar a visão negativa que tenho da pessoa.
  • Permitir-me sentir as emoções, sem alimentá-las com mais pensamentos negativos.
  • Tentar suavizar minha visão em relação à pessoa, ser mais compreensivo e compassivo, reconhecer que ela está se esforçando ao máximo.
  • Tente enxergar as qualidades positivas dessa pessoa.

Isso cria uma maneira completamente nova de se relacionar com ela.

À medida que promovemos essas mudanças, um pequeno momento de cada vez, estamos criando uma nova perspectiva e um novo relacionamento com todos em nossas vidas, inclusive com estranhos.

VISÃO NEGATIVA DE NÓS MESMOS

O que me ocorreu enquanto eu praticava essa abordagem de negatividade zero em relação aos outros… é que o mesmo se aplica a nós mesmos. Temos uma visão negativa de nós mesmos que causa vergonha e ansiedade, desânimo e decepção quando não correspondemos às expectativas, além de uma voz crítica interna que prejudica tudo o que fazemos.

E se criássemos um novo relacionamento conosco mesmos?

Mesma prática:

  • Perceber quando sinto frustração ou decepção comigo mesmo — e então analisar a visão negativa que tenho de mim.
  • Permitir-me sentir as emoções, sem alimentá-las com mais pensamentos negativos.
  • Tentar suavizar minha visão de mim mesmo, ser mais gentil e compassivo comigo mesmo, reconhecer que estou me esforçando ao máximo.
  • Tentar enxergar as qualidades positivas em mim.

As mudanças que ocorrem quando fazemos isso são profundas. Tudo em nossas vidas se torna mais fácil. Você pode resistir a essa prática, mas espero que a experimente.

Com amor,

Leo Babauta, do Hábitos Zen

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas/ Iara L. Ferraz

Loading spinner
Compartilhe esse artigo

About Author

Neva (Gabriel RL) é uma consciência estelar de Alfa Centauri e walk-in atuante como embaixadora do Comando Ashtar na Terra. Herdeira de uma linhagem milenar de videntes xamãs, sua missão é a integração corpo-alma-espírito através da cura e elevação das Sementes das Estrelas na entrega das suas origens estelares. Especialista em Registros Akáshicos, Projeto Terra, Geometria Sagrada, Magia, Prosperidade e Alquimia, funde mediunidade com terapias integrativas como Constelação Sistêmica, Cristaloterapia, Aromaterapia e outras terapias profundas. Escritora e mentora, Neva dedica-se à expansão da consciência e prosperidade cósmica, unindo forças estelares e terranas para orientar a humanidade em momentos cruciais de transição planetária através do autoconhecimento e da ética galáctica. Veja a biografia completa de Neva

Deixe seu comentário